Estou terminando o Ensino Médio esse ano, e estou interessada em fazer Cinema (com foco em Roteiro).
Porém, eu preciso escolher logo uma faculdade. E dentre as poucas que oferecem o curso de CINEMA verdadeiro, cogitei que a FAAP poderia ser a melhor.
Ela é uma boa faculdade para cursar Cinema? E mais, tem como entrar com bolsa do Prouni? Uma vez que, minhas condições financeiras são precárias... Eu moro no interior de São Paulo (Americana)... E, ela ajuda os alunos (como eu) financeiramente? Como, fornecimento de emprego ou moradia, ou algo assim?
Copyright © 2023 QUIZLS.COM - All rights reserved.
Answers & Comments
Verified answer
Desabafo de um estudante da FAAP , espero ajudar.
Acabei o primeiro período, e a faculdade, bem, a faculdade de cinema me deixou um pouco desanimado. As aulas de história do cinema são interessantes, muitas curiosidades, enfim. As de linguagem do cinema, semiotica, ainda não entendi pra que servem: professores tentando decifrar a mente dos cineastas, procurando pelo em ovo, inventando jargões e chamando tudo aquilo de genialidade. Até aí tudo bem. Toda faculdade, todo curso tem lá suas matérias inúteis pra inflar a grade. Até aí ok.
Entretanto o que mais me desanimaram foram as aulas práticas, os alunos, a infraestrutura e a mensalidade. De prática não tem quase nada. Tivemos um ou outro trabalho que o professor passou. E adivinhem, a faculdade deve ter uma ou outra câmera HDV, que só pode ser usada dentro do estúdio, que é minúsculo, e que ainda tem que agendar com bastante antecedência. No final das contas, a maioria dos alunos nem pega emprestado nenhum equipamento da faculdade e acaba fazendo os trabalhos com câmera pessoal -> Canon DSLR: 7D, 5D, T2i. Daí eu fiz o balanço com o que eu já gastei pra estudar um período de cinema. Mensalidade na faixa de 1000 e quebrados, mais alimentação, transporte, moradia e lazer = dava para eu ter comprado uma T2i e ainda sobrava bastante pra eu fazer um curta. Ou ainda dava para eu ter alugado uma câmera digital de alta definição e feito um curta simples com umas 2 ou 3 diárias.
E além de eu ter gasto com um período de cinema, o que eu cheguei a produzir? Nada, nem emprestado os equipamentos da faculdade eu consegui pegar. Arranjei um emprego? Não. Perdi dinheiro? Sim. O dinheiro era meu? Não, era dos meus pais. Se eu falasse isso para os meus país, eles diriam, "mas pelo menos você está fazendo uma faculdade". Se eu pedisse o valor nominal de todo esse dinheiro que eles gastaram comigo, para eu investir na bolsa, em um curta, ou sei lá mais no quê, eles jamais me dariam. Quero fazer cinema, eu disse pra eles, e eles me perguntaram se era isso mesmo que eu queria, eu disse que sim, eles então me mandaram para uma faculdade de cinema. Daí vem os "contatos" que você faz na faculdade. Realmente, pessoas importantes na área estão fazendo faculdade de cinema. Enfim, professores frustrados ou teóricos competentes mas sem prática. Não posso falar muito da importância dos contatos na faculdade de cinema, porque só estudei um período. Mas, sei lá, se eu tivesse gastado todo esse dinheiro que gastei na faculdade em um portfólio, eu acho que contatos importantes brotariam de qualquer lugar, independentemente de eu estar ou não fazendo faculdade.
http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/pordentr...