"Cegueira de olhos abertos": Um olhar sobre o P. António Vieira, por ocasião dos 400 anos do seu nascimento?

«A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas: e tal era a dos Escribas e Fariseus. Homens com os olhos abertos e cegos. Com olhos abertos, porque, como letrados, liam as Escrituras e entendiam os Profetas; e cegos, porque vendo cumpridas as profecias, não viam nem conheciam o profetizado.

(...) Esta mesma cegueira de olhos abertos divide-se em três espécies de cegueira ou, falando medicamente, em cegueira da primeira, da segunda, e da terceira espécie. A primeira é de cegos, que vêem e não vêem juntamente; a segunda de cegos que vêem uma coisa por outra; a terceira de cegos que vendo o demais, só a sua cegueira não vêem».

(Padre António Vieira, in "Sermões" )___________________________________

Padre jesuíta, missionário, orador e diplomata, António Vieira foi sobretudo um dos maiores prosadores da língua portuguesa.

A diversidade de registos da sua intervenção tornou-o, ao longo da segunda metade do século XVII, uma das figuras dominantes da vida portuguesa, tendo argumentado junto das cortes europeias a causa da Restauração e a legitimidade de D. João IV como rei de Portugal.

Defensor dos direitos dos indígenas do Brasil onde passou uma parte importante da sua vida, autor de um importante "corpus" de Sermões que o coloca entre os maiores escritores portugueses de todos os tempos, António Vieira nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1608 e morreu no Brasil, na Baía, a 17 de Junho de 1697.

Decorrerá, pois, até Agosto de 2009, o chamado "ANO VIEIRINO" como forma de celebrar os 400 anos do nascimento deste grande sacerdote e pensador "luso-brasileiro".

_____________________________________

Que comentário deseja fazer ao texto acima colocado e extraído de um dos seus Sermões, intitulado "Cegueira de olhos abertos"?

Que impacto teve e continua a ter a pessoa e a obra do Padre António Vieira aí, no Brasil?

Muito Obrigada pela vossa participação! Um abraço para todos!

Atualizada:

Malu e Rosana, muito obrigada pelas vossas respostas sensatas!!!

Please enter comments
Please enter your name.
Please enter the correct email address.
You must agree before submitting.

Answers & Comments


Helpful Social

Copyright © 2024 QUIZLS.COM - All rights reserved.