Angústia é um relato aflito das frustrações de Luís da Silva, personagem central. Este é um funcionário público que trabalha na diretoria da fazenda escrevendo artigos por encomenda. Jornalista e com pretensões literária.
Faz constantes alusões a sua infância - relata várias histórias desse tempo por todo o decorrer do livro. Seu avô, o velho Trajano, chegou a ter poder e escravos. Seu pai, Camilo Pereira da Silva, pegou os negócios na fazenda quando iam mal. Aos catorze anos perde o pai. "Desejava em vão sentir a morte de meu pai. Tudo aquilo era desagradável. [...] Que iria fazer por aí à toa, miúdo, tão miúdo que ninguém me via?". Vai para a cidade, onde passou fome até se estabelecer com emprego.
Sempre foi muito isolado. "Eu ia jogar pião, sozinho, ou empinar papagaio. Sempre brinquei só." Passa horas no café, conversando com Moisés, judeu com ideias comunistas, mas não presta atenção. Pensa nas suas dívidas e prestações. Vive agitado, antigas imagens o perseguem, não consegue trabalhar, em tudo vê Julião Tavares e Marina. Esse é seu estado atual.
A cerca de um ano, quando os negócios iam tranqüilos e equilibrados, avista pela primeira vez uma nova vizinha: Marina. Moça nova e bonita. Fica a observá-la até travar uma amizade que evolui para namoro. Se encontravam no quintal da casa.
Marina gostava de luxo, admirava D. Mercedes: "uma espanhola madura da vizinhança, amigada em segredo com uma personagem oficial que lhe entra em casa alta noite." D. Adélia, mãe de Marina, pede a Luís que arranjasse um emprego para a filha. Marina não se interessa por tal. Lia romances fúteis e falava frivolidades. Como ela não permitia maiores intimidades e Luís da Silva gostava muito dela; ficaram noivos.
Em uma festa no Instituto Histórico, Luís da Silva conhece a figura de Julião Tavares. Sujeito gordo, vermelho, risonho, patriota, falador e escrevedor. Católico e reacionário. Defensor de um governo forte. E Julião Tavares "dias depois fez-me uma visita. Em seguida familiarizou-se. Era Luís para aqui, Luís para alí, elogios na tábua da venta, só com o fim de receber outros. Não tenho jeito para isso. Duas, três horas de chateação, que me deixavam enervado, besta, roenda as unhas."
Luís da Silva gasta muito dinheiro com os arranjos para o casamento. Compra roupas que Marina recebe com desdém. Comprou um anel que ela nem chegou a usar.
Até que "ao chegar à Rua do Macena recebi um choque tremendo. Foi a decepção maior que já experimentei. À janela da minha casa, caído para fora, vermelho, papudo, Julião Tavares pregava os olhos em Marina, que, da casa vizinha, se derretia para ele, tão embebida que não percebeu a minha chegada." Seguem-se discussões até que Luís da Silva para de falar com Marina e esta começa a namorar com Julião Tavares. "Se eu não tivesse cataratas no entendimento, teria percebido logo que ela estava com a cabeça virada. Virada para um sujeito que podia pagar-lhe camisas de seda, meias de seda."
Ele espreitava os dois e começava a ter alucinações e devaneios. Apesar de tudo, Luís da Silva ainda nutria esperança que Marina fosse sua: "Se Marina voltasse... Porque não? Se voltasse esquecida inteiramente de Julião Tavares, seríamos felizes." Mas ela não volte e ao espiar os sons de Marina ao banheiro (sendo o seu banheiro colado com o da casa vizinha) descobre que ela se encontrava grávida. Marina procura os serviços de d. Albertina, parteira diplomada, para abortar a criança. Luís a havia seguido e quando ela sai aborda-a e vocifera palavrões. Marina não tem coragem de reagir.
O romance prossegue em um ritmo rápido, com a raiva que Luís da Silva tinha por Julião Tavares crescendo exponencialmente. Ele descobre que Julião Tavares tinha feito nova conquista e o segue até Bebedouro, local da casa desta nova "vítima". Quando Tavares voltava para casa, após várias considerações e pensamentos difusos, Luís da Silva acaba estrangulando-o com uma corda. Atordoado e com medo, Luís da Silva volta para casa e é tomado por uma forte febre que produz alucinações, imagens e lembranças que o perturbam. A narrativa do livro tem início quando ele desperta do torpor. Ele agora é um homem destruído e sujo.
Angústia é um livro forte, e com uma narrativa psicológica densa. É no entender de Sergius Gonzaga "um dos romances mais amargos da literatura brasileira".
Apesar de Vidas Secas, aparecer como o grande marco da carreira do alagoano Graciliano Ramos, Angústia, romance ignorado por parte da crítica na época do lançamento (1936), é considerado uma das obras primas do autor, que entrega ao leitor uma leitura densa sob o ponto de vista do narrador Luís da Silva.
Angústia descreve a história de vida amarga de Luís da Silva, o personagem central da obra de Graciliano. Como na maioria dos livros do autor, a secura das palavras e dos sentimentos se mostra. Não deixa de lado também as tristezas que o cotidiano impõe a seus personagens sempre desiludidos, desgostosos, frustados. Luís da Silva é mais um ser cujas lembranças e fantasmas assombram sua mente.
Luís é funcionário público que trabalha na diretoria da fazenda escrevendo artigos por encomenda. Tem pretensões literárias e faz constantes alusões à sua infância - relata várias histórias desse tempo por todo o decorrer do livro. O pai morre e Luís da Silva se vê obrigado a ir para a cidade onde passa fome e muito depois consegue um emprego. A vida era consumida pelas lembranças e pelo dia-a-dia comum até que surge Marina, moça frívola e fútil mas... bonita aos olhos de Luís, que se apaixona.
Marina gostava de luxo, admirava D. Mercedes: "uma espanhola madura da vizinhança, amigada em segredo com uma personagem oficial que lhe entra em casa alta noite". D. Adélia, mãe de Marina, pede a Luís que arranjasse um emprego para a filha. Marina não se interessa por tal. Lia romances inúteis. Como ela não permitia maiores intimidades e Luís da Silva gostava muito dela, ficaram noivos. Até que entra Julião Tavares na vida do casal. Tavares era um homem gordo, risonho e conservador. Vivia de olhos em Marina, que vislumbrou nele a possibilidade de ter conforto e ganhar muitos presentes.
Luís se viu um dia traído por Marina e Julião, e este nunca mais pôde sair de sua memória porque engravidou Marina e a abandonou. Inconformado com a situação da moça, Luís numa noite mata Julião enforcando-o com uma corda. Aí começa toda a tragédia da história de um dos personagens mais tristes da literatura brasileira.
Construído de modo complexo, com longos monólogos, o romance Angústia é uma das mais significativas obras de análise psicológica do Modernismo.
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Angústia - Graciliano Ramos - Modernismo de 30
Angústia é um relato aflito das frustrações de Luís da Silva, personagem central. Este é um funcionário público que trabalha na diretoria da fazenda escrevendo artigos por encomenda. Jornalista e com pretensões literária.
Faz constantes alusões a sua infância - relata várias histórias desse tempo por todo o decorrer do livro. Seu avô, o velho Trajano, chegou a ter poder e escravos. Seu pai, Camilo Pereira da Silva, pegou os negócios na fazenda quando iam mal. Aos catorze anos perde o pai. "Desejava em vão sentir a morte de meu pai. Tudo aquilo era desagradável. [...] Que iria fazer por aí à toa, miúdo, tão miúdo que ninguém me via?". Vai para a cidade, onde passou fome até se estabelecer com emprego.
Sempre foi muito isolado. "Eu ia jogar pião, sozinho, ou empinar papagaio. Sempre brinquei só." Passa horas no café, conversando com Moisés, judeu com ideias comunistas, mas não presta atenção. Pensa nas suas dívidas e prestações. Vive agitado, antigas imagens o perseguem, não consegue trabalhar, em tudo vê Julião Tavares e Marina. Esse é seu estado atual.
A cerca de um ano, quando os negócios iam tranqüilos e equilibrados, avista pela primeira vez uma nova vizinha: Marina. Moça nova e bonita. Fica a observá-la até travar uma amizade que evolui para namoro. Se encontravam no quintal da casa.
Marina gostava de luxo, admirava D. Mercedes: "uma espanhola madura da vizinhança, amigada em segredo com uma personagem oficial que lhe entra em casa alta noite." D. Adélia, mãe de Marina, pede a Luís que arranjasse um emprego para a filha. Marina não se interessa por tal. Lia romances fúteis e falava frivolidades. Como ela não permitia maiores intimidades e Luís da Silva gostava muito dela; ficaram noivos.
Em uma festa no Instituto Histórico, Luís da Silva conhece a figura de Julião Tavares. Sujeito gordo, vermelho, risonho, patriota, falador e escrevedor. Católico e reacionário. Defensor de um governo forte. E Julião Tavares "dias depois fez-me uma visita. Em seguida familiarizou-se. Era Luís para aqui, Luís para alí, elogios na tábua da venta, só com o fim de receber outros. Não tenho jeito para isso. Duas, três horas de chateação, que me deixavam enervado, besta, roenda as unhas."
Luís da Silva gasta muito dinheiro com os arranjos para o casamento. Compra roupas que Marina recebe com desdém. Comprou um anel que ela nem chegou a usar.
Até que "ao chegar à Rua do Macena recebi um choque tremendo. Foi a decepção maior que já experimentei. À janela da minha casa, caído para fora, vermelho, papudo, Julião Tavares pregava os olhos em Marina, que, da casa vizinha, se derretia para ele, tão embebida que não percebeu a minha chegada." Seguem-se discussões até que Luís da Silva para de falar com Marina e esta começa a namorar com Julião Tavares. "Se eu não tivesse cataratas no entendimento, teria percebido logo que ela estava com a cabeça virada. Virada para um sujeito que podia pagar-lhe camisas de seda, meias de seda."
Ele espreitava os dois e começava a ter alucinações e devaneios. Apesar de tudo, Luís da Silva ainda nutria esperança que Marina fosse sua: "Se Marina voltasse... Porque não? Se voltasse esquecida inteiramente de Julião Tavares, seríamos felizes." Mas ela não volte e ao espiar os sons de Marina ao banheiro (sendo o seu banheiro colado com o da casa vizinha) descobre que ela se encontrava grávida. Marina procura os serviços de d. Albertina, parteira diplomada, para abortar a criança. Luís a havia seguido e quando ela sai aborda-a e vocifera palavrões. Marina não tem coragem de reagir.
O romance prossegue em um ritmo rápido, com a raiva que Luís da Silva tinha por Julião Tavares crescendo exponencialmente. Ele descobre que Julião Tavares tinha feito nova conquista e o segue até Bebedouro, local da casa desta nova "vítima". Quando Tavares voltava para casa, após várias considerações e pensamentos difusos, Luís da Silva acaba estrangulando-o com uma corda. Atordoado e com medo, Luís da Silva volta para casa e é tomado por uma forte febre que produz alucinações, imagens e lembranças que o perturbam. A narrativa do livro tem início quando ele desperta do torpor. Ele agora é um homem destruído e sujo.
Angústia é um livro forte, e com uma narrativa psicológica densa. É no entender de Sergius Gonzaga "um dos romances mais amargos da literatura brasileira".
Apesar de Vidas Secas, aparecer como o grande marco da carreira do alagoano Graciliano Ramos, Angústia, romance ignorado por parte da crítica na época do lançamento (1936), é considerado uma das obras primas do autor, que entrega ao leitor uma leitura densa sob o ponto de vista do narrador Luís da Silva.
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Angustia
Angústia descreve a história de vida amarga de Luís da Silva, o personagem central da obra de Graciliano. Como na maioria dos livros do autor, a secura das palavras e dos sentimentos se mostra. Não deixa de lado também as tristezas que o cotidiano impõe a seus personagens sempre desiludidos, desgostosos, frustados. Luís da Silva é mais um ser cujas lembranças e fantasmas assombram sua mente.
Luís é funcionário público que trabalha na diretoria da fazenda escrevendo artigos por encomenda. Tem pretensões literárias e faz constantes alusões à sua infância - relata várias histórias desse tempo por todo o decorrer do livro. O pai morre e Luís da Silva se vê obrigado a ir para a cidade onde passa fome e muito depois consegue um emprego. A vida era consumida pelas lembranças e pelo dia-a-dia comum até que surge Marina, moça frívola e fútil mas... bonita aos olhos de Luís, que se apaixona.
Marina gostava de luxo, admirava D. Mercedes: "uma espanhola madura da vizinhança, amigada em segredo com uma personagem oficial que lhe entra em casa alta noite". D. Adélia, mãe de Marina, pede a Luís que arranjasse um emprego para a filha. Marina não se interessa por tal. Lia romances inúteis. Como ela não permitia maiores intimidades e Luís da Silva gostava muito dela, ficaram noivos. Até que entra Julião Tavares na vida do casal. Tavares era um homem gordo, risonho e conservador. Vivia de olhos em Marina, que vislumbrou nele a possibilidade de ter conforto e ganhar muitos presentes.
Luís se viu um dia traído por Marina e Julião, e este nunca mais pôde sair de sua memória porque engravidou Marina e a abandonou. Inconformado com a situação da moça, Luís numa noite mata Julião enforcando-o com uma corda. Aí começa toda a tragédia da história de um dos personagens mais tristes da literatura brasileira.
Construído de modo complexo, com longos monólogos, o romance Angústia é uma das mais significativas obras de análise psicológica do Modernismo.
ainda não li , mas pelo resumo parece ser bom