Eu não entendi porque Jacó lutou com o anjo e depois o anjo diz que ele lutaste com Deus.
Afinal, Jacó lutou com um Anjo ou com Deus? Por que?
Genesis 32:25
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Obrigada
Sa
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Olá Sabrina,
Eu tenho um estudo maravilhoso sobre essa passagem da Torá pelo judaísmo.
Na verdade, Jacob lutou contra um anjo de Esaú e o venceu. Mas Jacob não permitiu o anjo ir embora enquanto não o abençoasse, então o anjo dá outro nome a Jacob que passa então a ser Israel, que significa:
"Aquele que luta com D'us" - Não contra D'us, Mas com Ele.
Foi através dessa luta que a nação foi chamada Israel. Leia os detalhes através desse estudo judaico.
De todos os relatos da Torá, este é um dos mais envoltos em mistério. Conta-nos a história da luta entre um ser humano e um anjo e a da outorga de um novo nome a esse homem. A luta durou apenas uma noite; no entanto, seu resultado ecoa na história humana,com reverberações até os nossos dias.
A história envolve nosso ancestral, Jacob terceiro e último dos patriarcas do povo judeu. A Torá relata que após vinte anos de trabalho em Charan, onde esteve a serviço de seu tio, Labão, Jacob fugiu com a família de volta a seu torrão natal a Terra que um dia ostentaria o seu nome. Em uma profecia, D'us ordenara a Jacob: Volta à Terra de teus pais e para a tua parentela e Eu estarei contigo (Gênese, 31:3).
Já se tinham transcorrido muitos anos desde que Jacob deixara sua terra natal. Após receber as bênçãos patriarcais de seu pai Itzhak, ele fora despachado de sua casa como forma de protegê-lo contra a ira de seu irmão Esaú. Guerreiro e caçador ávido por sangue, Esaú acusara Jacob de lhe ter usurpado as bênçãos patriarcais da progenitura e ameaça-o de morte. E naquele então, 34 anos mais tarde decorridos quatorze de estudo na Academia de Shem e de Ever e 20 anos sob o teto de Labão Jacob seguiu em direção à terra de seus antepassados, com sua família e todos os seus agregados.
Jacob percebia que seria inevitável seu encontro com o irmão. Não tinha certeza se a ira de Esaú se tinha dissipado, portanto, decidiu tentar apaziguá-lo: E enviou Jacob anjos à sua frente, a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, ao campo de Edom (Gênese, 32:4). Aos anjos caberia dizer a Esaú que Jacob regressava a casa e lhe oferecia um grande tributo a fim de conseguir graças a seus olhos (Gênese, 32:6).
Os anjos voltaram a Jacob contando que Esaú se dirigia a seu encontro, acompanhado por quatrocentos homens. Apesar de ter recebido ordens explícitas de D'us de retornar a casa, Jacob temia o confronto iminente com o irmão. Pois que, mesmo seu pai pronunciara o futuro de Esaú: Pela espada, viverás!, profetizara Itzhak. E mais, Esaú vinha ao encontro de Jacob com um exército, o que por certo não era um indício de intenções pacíficas. A Torá nos conta que Jacob temeu muito e se angustiou... (Gênese, 32:8). Rashi explica que ele temia ser morto e angustiava-lhe a idéia de que ao se defender e defender seus entes queridos, ele poderia ter que matar outras pessoas, inclusive seu próprio irmão. Outro famoso comentarista, Ralbag, explica que para tão piedoso homem como Jacob, a perspectiva de ser forçado a matar era ainda mais angustiante do que a possibilidade de ser morto.
Jacob se prepara para o confronto de três formas: reza a D'us por salvação, prepara um suntuoso presente para apaziguar a ira de Esaú e se prepara, bem como a seu pessoal, para a batalha. E dividiu o povo que estava com ele, e as ovelhas, e as vacas e os camelos, em dois acampamentos. E disse: Se vier Esaú a um acampamento e o arrasar, terá o acampamento restante escapado (Gênese, 32:8-9). Jacob despacha, na frente, seus homens com os presentes para Esaú, ficando para trás com sua família. E então, misteriosamente, Jacob levanta-se em meio da noite, para ajudar sua família a atravessar os bancos de areia do Rio Jabok. Mas ele fica para trás.
O Talmud afirma que Jacob voltara da travessia do Jabok por ter-se esquecido de alguns utensílios de barro. Mas fica-nos a pergunta: por que Jacob, que sempre se fazia acompanhar por uma legião de anjos, optou por permanecer sozinho na outra margem do Jabok, naquela noite? Teria necessitado de silêncio e tempo para pensar e se preparar para o encontro iminente com seu irmão? Teria desejado fazer uma introspecção sobre sua própria vida, ao perceber que poderia perecer no confronto? Ou teria, conscientemente, ficado só, sabendo que estava para se defrontar com um inimigo ainda mais assustador que seu irmão? Tendo-o previsto ou não, naquela noite às margens do Rio Jabok, Jacob estava prestes a vivenciar uma guerra espiritual sem proporções. Em nenhum outro momento de sua vida estaria tão só e, ao mesmo tempo, tão acompanhado. Pois que a seu lado estariam todos os seus futuros descendentes, cuja existência e sobrevivência dependiam exclusivamente de sua vitória.
E Jacob luta com o anjo
E ficou Jacob só, e lutou um homem com ele, até levantar-se a aurora (Gênese, 32:25). Um único verso na Torá, descrevendo a luta que durou até o amanhecer, mas durante a qual nenhum dos dois personagens proferiu uma palavra sequer. Quem era o homem que lutou com Jacob? Contam os sábios que era o anjo guardião de Esaú saró shel Esav disfarçado de ser humano.
O anjo de Esaú não conseguiu derrotar Jacob, apesar de deixá-lo fisicamente marcado. A Torá, novamente, reveste de mistério o relato do ocorrido: E viu o anjo que não podia com ele [Jacob], e tocou-lhe na articulação de seu quadril; e deslocou-se a junção da coxa de Jacob do quadril, em sua luta com ele (Gênese, 32:26). O ferimento de Jacob tem forte significado pois nos deixou uma importante lei de cashrut: Por isso não comem os filhos de Israel o tendão encolhido que está sobre a articulação da coxa, até este dia, pois tocou [o anjo] na articulação da coxa de Jacob, no tendão encolhido (Gênese, 32:33).
Mas, apesar de ferido, Jacob prevaleceu. O homem que fugira de casa, que fugira com toda a sua família da casa de seu tio inescrupuloso, em Charan, e que temera confrontar seu irmão, lutara com um anjo e sobrevivera. Naquela noite, às margens do Jabok, talvez pela primeira vez em sua vida, Jacob não tivera chance de fugir. E aquele tinha sido o momento da virada em sua vida, o seu momento de decisão: lutar e vencer ou morrer. E com vida, saiu. O adversário, derrotado, pediu, ou melhor, implorou que o deixasse partir: E disse [o anjo], Despacha-me, que vem rompendo a aurora (Gênese, 32:27). De súbito, a Torá nos oferece aquilo que os franceses chamariam de um coup de théâtre uma mudança drástica e inesperada dos acontecimentos: a vítima se torna o herói, ao passo que o algoz se torna o refém. Jacob deveria ter ficado aliviado pelo fato de o anjo querer partir, mas, pelo contrário, manteve-o sua presa, não o deixando partir. Jacob se recusou a libertar o anjo sem primeiro receber uma bênção. Vejamos partes desse diálogo, de acordo com o Midrash:
-"Não posso ficar", diz o anjo, "não há tempo". Já rompe a aurora e tenho que partir.
-"Tens medo da aurora? Por quê? És, por acaso, ladrão? Jogador noturno, talvez?", perguntou-lhe Jacob.
-"Não, mas esperam-me na Corte Celestial para cantar louvores a D'us".
-"Há outros anjos nos Céus. Que cantem eles, e não tu", disse Jacob.
-"Mas, se hoje cantarem sem mim, hão de me dizer: 'Por não teres vindo ontem, não fazes mais parte de nossa corte".
-"Os anjos que visitaram meu avô, Abrahão, abençoaram-no antes de partir. Terás que fazer o mesmo comigo".
-"Não posso. Aqueles foram enviados com esse propósito, mas eu não posso fazer algo que não me foi ordenado".
-"Então não partirás. Ou me abençoas ou não te deixo partir".
O anjo, percebendo que tinha menos poder do que Jacob, decide abençoá-lo. E essa bênção foi a outorga de um novo nome: um nome que, durante muitas gerações, iria simbolizar a luta e a resistência. E disse-lhe [o anjo], "Não, Jacob não mais será teu nome, senão Israel, pois lutaste com [o anjo de] D'us e com homens e venceste" (Gênese, 32:29).
E é por essa razão que nosso antepassado Jacob se tornou Israel. O nome Israel pode significar aquele que luta com o Divino ou aquele que luta pelo Divino. Pode, ainda, ser definido como aquele que será grandioso perante D'us. Todas essas definições são apropriadas para o terceiro patriarca do povo judeu e para os seus descendentes. Estes freqüentemente viriam a lutar com o Divino, por discordar de Seus decretos e determinações. Mas, ao mesmo tempo, Israel iria sempre lutar pelo nome de D'us, fazendo sacrifícios indescritíveis para cumprir Seus mandamentos e santificar Seu Nome. A grandeza de Israel do nome, do homem que o ostenta e de seus descendentes é ainda mais evidenciada quando o Eterno usa a mesma denominação para identificar a Si Próprio. Após esta passagem, ao longo de toda a Torá, o Criador freqüentemente Se autodenomina o Eterno, D'us de Israel.
Ao amanhecer, após ter sua vontade prevalecida sobre a do anjo e ter sido abençoado, Jacob tornou-se um homem diferente. O erudito íntegro era agora também um guerreiro. A força de Jacob leva o nome Israel, ensina o Midrash. Antes de partir, o anjo diz a Israel: “Sou uma criatura celestial e tu me derrotaste. Portanto, não tens razão para temer Esaú. Certamente o vencerás. Pois agora, Israel poderia enfrentar seu irmão e, se necessário fosse, “enfrentar o fogo com o fogo e, ainda, prevalecer.
Sabina,
quando vc fizer uma pergunta dessas, avise que é para responder em no máximo 20 linhas!!!!
Assim eu fico o dia todo pra ler as respostas do Alex. Se juntar o Gycob e o João Nascimento, lascou tudo...
Tem o "Abdul Hamyd", 200 linhas pra ele é pouco!
hahahaha!!!!
Se Jacó prevaleceu ele não lutou contra Deus, mas com Ele!
Foi para que Jacó alcançasse algumas compreensões.
Por que D us enviou o anjo de Essav para lutar contra Yaacov?
A batalha entre Yaacov e Essav era sinal de uma luta que estava sendo travada no céu naquela mesma hora.
O anjo de Essav afirmou perante D us: "Essav tem maiores méritos que Yaacov! Essav honrava seu pai mais que qualquer outro jamais fez. Além disso, Essav tem o mérito especial de viver em Israel, ao passo que Yaacov estava na casa de Lavan, fora de Israel." O anjo concluiu seu argumento da seguinte maneira: "Portanto, Essav e seus filhos merecem governar Yaacov e seus filhos!"
O anjo de Yaacov por sua vez argumentou: "Yaacov é um justo (tsadic) e Essav não o é. Então Yaacov e seus descendentes é que merecem prevalecer sobre Essav e seus descendentes!"
Quando o anjo de Essav lutou com Yaacov na terra, demonstrou que ao mesmo tempo havia uma discussão no céu: quem prevaleceria sobre quem?
O anjo de Essav perdeu a batalha no céu; conseqüentemente, perdeu também a batalha na terra. D us anunciou: "Embora os descendentes de Essav sejam às vezes mais fortes que os de Yaacov, no final - no tempo de Mashiach - Yaacov prevalecerá sobre Essav."
Com licença os esotéricos. Mas há um ritual judaico antigo pelo qual através de orações secretas e com água santa na BACIA DE BRONZE e com signos sagrados sobre a mesa trípode de bronze, pela madrugada poders fazer exsurgir das águas UM ANJO. Sim um anjo que subirá e se sentará ao teu lado para falar contigo. O mágico poderá impedir o retorno do anjo à água, mas não é recomendável pois atrairás a IRA INVISÍVEl sobre ti. Não houve briga nem luta e sim Jacó foi insistente em receber a ARMADURA DE DEUS com a qual foi aplacada a fúria de ESAÚ. Tem mais, mas só os rabinos podem falar...
Olá Sabrina, com poucas palavras e alguns textos voce poderá entender o fundamento desta passagem:
Na noite em que a casa de Jacó atravessou o Jaboque em caminho para o S, ao encontro de Esaú, Jacó teve a experiência bem incomum de lutar com um anjo, e, devido à sua perseverança, seu nome foi mudado para Israel, que significa “Contendedor (Perseverador) com Deus; ou: Deus Contende”. (Gên 32:22-28) Depois disso, ambos os nomes surgem com freqüência em paralelismos poéticos, hebraicos. (Sal 14:7; 22:23; 78:5, 21, 71; 105:10, 23) Nesta contenda, o anjo tocou na concavidade da articulação da coxa de Jacó, e Jacó passou a mancar pelo resto da vida — talvez para lhe ensinar humildade; era um constante lembrete de não se exaltar demais por causa de sua prosperidade, concedida por Deus, ou por ter-se engalfinhado com um anjo. Em comemoração destes momentosos eventos, Jacó chamou aquele lugar de Peniel ou Penuel. — Gên 32:25, 30-32.
Simples assim.
Jacó lutou com o anjo para receber a benção de Deus. Jacó sabia da promessa do pacto abraâmico feita ao seu avô Abraão por Deus:
"E o anjo de Jeová passou a chamar à Abraão desde os céus, e a dizer: Juro deveras por mim mesmo, é a pronunciação de Jeová, de que pelo fato fizeste esta coisa e não me negaste teu filho, teu único, seguramente te abençoarei e seguramente multiplicarei o teu descendente como as estrelas do céu e como os grãos de areia que há na beira do mar....E todas as nações da terra hão de abençoar a si mesmas por meio de teu descendente...". Gênesis 22 vers. 15-18.
Ao contrário do seu irmão Esaú que não se importava com a primogenitura, Jacó chegou ao ponto de lutar a noite inteira com um anjo. Jacó fez isso para obter uma palavra de benção de Jeová por intermédio do anjo. O incidente serviu como prova de Jacó desejar de todo o coração ser achado agradável à Deus. Jacó foi abençoado por isso e se tornou o progenitor da nação que Deus usou na realização da salvação da raça humana. O "descendente", o Messias, viria de Jacó. Por fim depois da luta Jacó recebeu a benção e Deus mudou seu nome para Israel que significa Perseverador Com Deus. Gênesis 32 vers. 22-31.
Poderá acessar o site oficial das Testemunhas de Jeová. Lá encontrará coisas interessantes sobre a Bíblia.
paz
Gênesis 32:25 Eis ai a teofonia de Deus , se transformou num homem ,esta luta tem um significado muito grande , vemos que na luta Jacó com o anjo vendo que Jacó prevalecia tocou na juntura da coxa de Jacó e deslocou a juntura da coxa V26 o anjo disse deixa me ir não te deixarei se não abençoares V28 te chamará Israel como principe lutaste com Deus e com os homens prevalecestes .
obs: Então dai através de Jacó veio a existencia de Israel como nação, Isarael é um exemplo disso apesar de terem sofridos nas mãos dos inimigos Deus tem mantido até hoje a existencia de Israel , nenhuma nação prevalecerá contra Israel todos que tentarem lutar contra ele será derrotado
Zacarias 12:2,3 Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém.
E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra.
Deus protejará a Israel como a menina de seus olhos Zacarias 14: 2-9 Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade.
E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha.
E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo.
E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.
Mas será um dia conhecido do SENHOR; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.
Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto.
E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome.
paz
Ele lutou com o anjo de Deus e com isso diz-se que lutou com Deus.
O que essa passagem nos ensina é PERSEVERANÇA.
Procure tirar a lição do texto.