seguinte: as duas respostas acima estão parcialmente corretas.
Os violões são geralmente projetados ou para um tipo de encordoamento ou para outro, no caso, ou para usar aço, ou para usar nylon. Existe por aí uma conversinha que diz que os "atuais" violões Kashima podem usar os dois encordoamentos, mas isso é um a furada da grossa, tipo "papo de vendedor sem-vergonha".
O que acontece:
Um violão projetado para cordas de aço (tipo folk) usa madeiras diferentes em sua composição (spruce, siltka spruce), além das tarrachas diferentes, trastes, escala, leque interno adaptado às cordas de aço, o que garante o som dos folk, sem esquecer do tensor, que é uma espécie de parafuso que fica dentro do braço, ao longo dele, e que garante a regulagem e o balanceamento da tensaõ das cordas, garantindo que o braço não empene.
Os violões projetados para nylon atendem outras especificações, tais como madeiras, tarrachas, trastes, etc., que geralmente não são as mesmas dos violões que utilizam cordas de aço. Daí os problemas que acontecem quando se coloca um encordoamento de aço em um violão projetado para nylon.
Mesmo quando se coloca o tal "rabicho" - aquela peça escrota que se parafusa atrás do cavalete do violão e na qual se prendem as cordas de aço - o violão tende a se estragar, pois as tarrachas não aguentam (ficam duras), os trastes se desgastam muito rapidamente e o braço empena, sem falar que o timbre fica simplesmente horrível.
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bão...
seguinte: as duas respostas acima estão parcialmente corretas.
Os violões são geralmente projetados ou para um tipo de encordoamento ou para outro, no caso, ou para usar aço, ou para usar nylon. Existe por aí uma conversinha que diz que os "atuais" violões Kashima podem usar os dois encordoamentos, mas isso é um a furada da grossa, tipo "papo de vendedor sem-vergonha".
O que acontece:
Um violão projetado para cordas de aço (tipo folk) usa madeiras diferentes em sua composição (spruce, siltka spruce), além das tarrachas diferentes, trastes, escala, leque interno adaptado às cordas de aço, o que garante o som dos folk, sem esquecer do tensor, que é uma espécie de parafuso que fica dentro do braço, ao longo dele, e que garante a regulagem e o balanceamento da tensaõ das cordas, garantindo que o braço não empene.
Os violões projetados para nylon atendem outras especificações, tais como madeiras, tarrachas, trastes, etc., que geralmente não são as mesmas dos violões que utilizam cordas de aço. Daí os problemas que acontecem quando se coloca um encordoamento de aço em um violão projetado para nylon.
Mesmo quando se coloca o tal "rabicho" - aquela peça escrota que se parafusa atrás do cavalete do violão e na qual se prendem as cordas de aço - o violão tende a se estragar, pois as tarrachas não aguentam (ficam duras), os trastes se desgastam muito rapidamente e o braço empena, sem falar que o timbre fica simplesmente horrível.
É isso.
Boa essa do amigo aê em cima! :P Dessa eu ñ sabia.
Eu já ouvà dizerem que violão pra cordas de aço tem que ter o eixo das tarrachas (onde prende as cordas) de ferro. Para o de Nylon geralmente é de plástico, mas ñ sei se isso procede.
E dizem tbm que pra por cardas de aço em um violão de nylon tem que colocar o Rabicho, aquela peça que fica lá no final das cordas depois do cavalete,pois assim ao invéz de forçar o cavalete muitas vezes o arrancando ele fica preso no corpo do violão. Mas não sei se isso procede tbm...
Abraços
violão para corda de aço tem que passar um ferro dentro do braço olhe no final do braço perto da boca do violão