Na física, a distância depende sempre do referencial. Em outras palavras, não se pode dizer qual é a distância de algo sem se especificar até qual ponto a distância deve ser medida. caso você queira saber a distância percorrida por um objeto durante um movimento retilíneo, basta fazer:
| Posição final - Posição Inicial | = Distância
Caso você queira encontrar o valor do deslocamento num movimento retilíneo, basta calcular a área do gráfico velocidade/tempo em dt., sendo t o eixo da variável tempo.
Em um MRU, a área terá sempre o formato de um quadrilátero de base ( tfinal - tinicial) e altura (velocidade). Ou seja, calcula-se o deslocamento por:
deslocamento = velocidade . variação de tempo.
Em um MRUV, a área terá o formato de um triângulo. Neste caso, deve-se calcular a área do triângulo velocidade/tempo.
Se, por fim, a aceleração não for constante, e, portanto, tivermos um movimento retilíneo variado, deve-se descobrir a função da velocidade e, depois, calcular sua integral definida entre o tempo final e o tempo inicial.
O espaço percorrido se dá pela área desse gráfico já o deslocamento depende da trajetória, por exemplo se fosse um MCU de perÃodo T o deslocamento passado este intervalo seria zero.
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Na física, a distância depende sempre do referencial. Em outras palavras, não se pode dizer qual é a distância de algo sem se especificar até qual ponto a distância deve ser medida. caso você queira saber a distância percorrida por um objeto durante um movimento retilíneo, basta fazer:
| Posição final - Posição Inicial | = Distância
Caso você queira encontrar o valor do deslocamento num movimento retilíneo, basta calcular a área do gráfico velocidade/tempo em dt., sendo t o eixo da variável tempo.
Em um MRU, a área terá sempre o formato de um quadrilátero de base ( tfinal - tinicial) e altura (velocidade). Ou seja, calcula-se o deslocamento por:
deslocamento = velocidade . variação de tempo.
Em um MRUV, a área terá o formato de um triângulo. Neste caso, deve-se calcular a área do triângulo velocidade/tempo.
Se, por fim, a aceleração não for constante, e, portanto, tivermos um movimento retilíneo variado, deve-se descobrir a função da velocidade e, depois, calcular sua integral definida entre o tempo final e o tempo inicial.
Se for no MRU voçê deve utilizar a fórmula:
S= Vb - Va/t
Onde:
S =(distância/espaço/deslocamento)
Vb= velocidade final
Va = velocidade inicial
t = tempo
é só vc calcular,a area sobe a curva,,ex: se a curva for um trapezio,,o espaço percorrido vai ser a area do trapezio,,se for um triangulo vai ser a area do triangulo,,e por ai vai,,,espaço percorrido só vale para grafico VxT.
O espaço percorrido se dá pela área desse gráfico já o deslocamento depende da trajetória, por exemplo se fosse um MCU de perÃodo T o deslocamento passado este intervalo seria zero.
Flw.
não faço ideia