Jesus é digno de adoração, ou toda honra e glória deve ser dada exclusivamente ao Pai?

Todo evangélico que conhece a bíblia com certeza já ouviu falar dos versículos abaixo:

- "Então aproximaram-se os que estavam no barco [ou seja, os discípulos], E ADORARAM-NO, dizendo: És verdadeiramente O FILHO DE DEUS." (Mateus 14:33)

- "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, E O VERBO ERA DEUS" (João 1:1)

- "Eu e o Pai SOMOS UM." (João 10:30)

- "Mas, se as faço [as obras miraculosas], e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que O PAI ESTÁ EM MIM E EU NELE." (João 10:38)

- "Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? QUEM ME VÊ A MIM VÊ O PAI; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (João 14:8-9)

Fora vários outros versos, que mostram os apóstolos e algumas pessoas comuns adorando a Jesus, e afirmando que Deus entregou todas as coisas nas mãos de Jesus, que ninguém vai ao Pai a não ser por Jesus, que todo aquele que ouve e aprende de Deus acaba indo até Jesus, que todo aquele que crê em Jesus tem a vida eterna, que em nenhum outro além de Jesus há salvação, e que quem rejeita a Jesus rejeita também aquele que o enviou,

Então porque alguns pastores ainda afirmam que nunca dobrariam o joelho perante Jesus, que isso seria idolatria? Será que é porque não acreditam na doutrina da Trindade? Será que apenas o Pai é SENHOR, e Jesus não? Será que no batismo deles foi usado apenas o nome do Pai, e não o "do Pai, do Filho e do Espírito Santo"?

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPIRITO SANTO" (Mateus 28:19)

Lembrando que, segundo o livro de Atos dos Apóstolos (entre outros...), o batismo poderia ser apenas no nome de Jesus... (conf. Atos 2:38, 8:16, 10:48, 19:5, Rom 6:3 e Gál 3:27).

("Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas SOMENTE ERAM BATIZADOS EM NOME DO SENHOR JESUS" - Atos 8:16)

E não é de Jesus que Paulo estava falando no versículo abaixo?

"Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." I Timóteo 1:15-17

A quem Davi chamava de SENHOR: não era a Jesus?

"O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Pois, se Davi mesmo lhe chama SENHOR, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade." (Marcos 12:36-37)

Atualizada:

navigator,

O "Pastor Pedro J.", que inclusive é um dos que responderam a esta pergunta, discorda de você.

3 atualizadas:

Trugilho,

O texto que me mandaste mostra exatamente o dilema que é esse assunto que trata da divindade de Cristo.

Nem todos os cristãos acreditam que Jesus é Deus encarnado, e essa dúvida surgiu logo no início do cristianismo.

Os que tem dúvidas sobre o assunto temem cair no pecado da idolatria.

Mas nos primórdios do cristianismo, no Concílio de Nicéia, por consenso da maioria, foi CONFIRMADA a doutrina da divindade de Jesus.

A doutrina de Arius (arianismo) de que Jesus era um ser criado, a primeira e mais nobre criatura de Deus, foi "derrotada" pela doutirna de Atanásio, que dizia que Jesus não fora criado, mas sim era o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim (assim como mostrado no livro de Apocalipse), eterno como seu Pai, e a distância (ou diferenças) entre o Pai e o Filho está dentro da unidade divina.

Os que discordaram dessa decisão foram exilados e os escritos de Arius fora destruídos.

Alguns bispos foram expulsos por não concordarem com a doutrina da divindade de Jesus.

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