A relação entre filosofia e pedagogia foi pensada, ao longo da história destes dois saberes, grosso modo, de duas maneiras diferentes: uma sustentada por uma concepção clássico-metafísica de filosofia e outro por uma concepção que se volta criticamente contra a filosofia entendida como saber metafísico5. Segundo a perspectiva clássico-metafísica a filosofia deve oferecer os fundamentos racionais para a pedagogia, derivando-se daí uma relação entre fundamentador (filosofia) e fundamentado (pedagogia). Ainda segundo esta perspectiva filosofia tematiza as condições de possibilidade de uma noção de conhecimento, de método, de ação moral que devem ser operacionalizadas pela ação pedagógica e que devem estar na base dos projetos político-pedagógicos a serem desenvolvidos, por exemplo, nas escolas. A pedagogia, uma vez vista como campo de estudo sobre as teorias educativas e a prática pedagógica, ou seja, sobre os problemas de ensino-aprendizagem e sobre a relação entre teoria e prática no contexto educativo, assume a condição de um saber fundamentado pela própria filosofia. Disso resulta então uma relação assimétrica e vertical entre ambas, uma vez que a filosofia, assumindo a posição de prima ciência, oferece a base conceitual e os fundamentos para as teorias educativas, refletindo sobre a racionalidade dos seus procedimentos.
A partir da segunda perspectiva, ou seja, da perspectiva de crítica à concepção clássico-metafísica de filosofia, a relação entre filosofia e pedagogia é tematizada de outra maneira. Trata-se não mais de uma relação vertical e assimétrica entre fundamentador e fundamentado, mas sim horizontal, que assume o modelo de uma relação fundamentador-fundamentador. Nesta perspectiva não há mais um tipo de racionalidade hegemônica que mantém ao seu redor outros tipos de racionalidade periféricos. O que resulta disso, como exigência para a pedagogia, é que ela tem que se constituir como um campo de conhecimento capaz de justificar a sua própria racionalidade, para poder dialogar em posição de igualdade com as outras formas de conhecimento.
Por filosofia clássico-metafísica entendo aqui aquela filosofia que começa com os gregos e se estende mais ou menos até Hegel. Embora a dificuldade para se definir o que seja metafísica é enorme, pertence ao seu conceito, como algumas de suas principais características, as seguintes: a busca pelo todo e pela universalidade; um pensamento em forma de sistema; o recurso a um princípio último e a idéia de filosofia como primeira ciência. Com a morte de Hegel (1831) inicia-se um movimento constante de crítica ao conceito clássico de filosofia. Tal movimento começa já com o grupo denominado de jovens hegelianos, passando por Marx, Nietzsche e outros autores, até culminar, no século XX, com a tentativa desconstrucionista da metafísica ocidental, levada a cabo por Heidegger, ou com o esforço de dissolução dos problemas metafísicos em problemas de linguagem levadas a diante por Wittgenstein.
A Pedagogia, especialmente a teoria da educação, é, sobretudo, uma ciência com objetivos práticos. Não podemos simplesmente educar um homem, não temos o direito de realizar um trabalho educativo, quando não temos frente aos olhos um objetivo político determinado. Um trabalho educativo, que não persegue uma meta detalhada, clara e conhecida em todos os seus aspectos, é um trabalho educativo apolítico.
Makarenko se engajou na luta pelo socialismo como um educador marxista, que lutava para educar os filhos do povo soviético como homens a serviço de sua pátria e do socialismo; denunciou em suas obras, impiedosamente, o idealismo e a metafísica na Pedagogia. Ao elaborar as leis do processo pedagógico, se baseou nos mais importantes teóricos da revolução, principalmente Lenin, que desenvolviam as leis marxistas do desenvolvimento da sociedade, da natureza social do homem e a nova moral socialista. Foi esta tarefa que Makarenko se propôs a cumprir e cumpriu. Sua Pedagogia se baseia na utilização do enorme potencial do coletivo e se apóia na combinação contínua e coerentemente mantida da instrução escolar com o trabalho coletivo e se sustenta a partir de uma nova concepção de mundo, concepção do proletariado, iluminada pelo marxismo.
Answers & Comments
Verified answer
OLÁ!!!
A relação entre filosofia e pedagogia foi pensada, ao longo da história destes dois saberes, grosso modo, de duas maneiras diferentes: uma sustentada por uma concepção clássico-metafísica de filosofia e outro por uma concepção que se volta criticamente contra a filosofia entendida como saber metafísico5. Segundo a perspectiva clássico-metafísica a filosofia deve oferecer os fundamentos racionais para a pedagogia, derivando-se daí uma relação entre fundamentador (filosofia) e fundamentado (pedagogia). Ainda segundo esta perspectiva filosofia tematiza as condições de possibilidade de uma noção de conhecimento, de método, de ação moral que devem ser operacionalizadas pela ação pedagógica e que devem estar na base dos projetos político-pedagógicos a serem desenvolvidos, por exemplo, nas escolas. A pedagogia, uma vez vista como campo de estudo sobre as teorias educativas e a prática pedagógica, ou seja, sobre os problemas de ensino-aprendizagem e sobre a relação entre teoria e prática no contexto educativo, assume a condição de um saber fundamentado pela própria filosofia. Disso resulta então uma relação assimétrica e vertical entre ambas, uma vez que a filosofia, assumindo a posição de prima ciência, oferece a base conceitual e os fundamentos para as teorias educativas, refletindo sobre a racionalidade dos seus procedimentos.
A partir da segunda perspectiva, ou seja, da perspectiva de crítica à concepção clássico-metafísica de filosofia, a relação entre filosofia e pedagogia é tematizada de outra maneira. Trata-se não mais de uma relação vertical e assimétrica entre fundamentador e fundamentado, mas sim horizontal, que assume o modelo de uma relação fundamentador-fundamentador. Nesta perspectiva não há mais um tipo de racionalidade hegemônica que mantém ao seu redor outros tipos de racionalidade periféricos. O que resulta disso, como exigência para a pedagogia, é que ela tem que se constituir como um campo de conhecimento capaz de justificar a sua própria racionalidade, para poder dialogar em posição de igualdade com as outras formas de conhecimento.
Por filosofia clássico-metafísica entendo aqui aquela filosofia que começa com os gregos e se estende mais ou menos até Hegel. Embora a dificuldade para se definir o que seja metafísica é enorme, pertence ao seu conceito, como algumas de suas principais características, as seguintes: a busca pelo todo e pela universalidade; um pensamento em forma de sistema; o recurso a um princípio último e a idéia de filosofia como primeira ciência. Com a morte de Hegel (1831) inicia-se um movimento constante de crítica ao conceito clássico de filosofia. Tal movimento começa já com o grupo denominado de jovens hegelianos, passando por Marx, Nietzsche e outros autores, até culminar, no século XX, com a tentativa desconstrucionista da metafísica ocidental, levada a cabo por Heidegger, ou com o esforço de dissolução dos problemas metafísicos em problemas de linguagem levadas a diante por Wittgenstein.
http://64.233.169.104/search?q=cache:DZFyQAUo1iUJ:...
ESPERO TER COLABORADO.
BOA SORTE!!!
BEIJOS
A Pedagogia, especialmente a teoria da educação, é, sobretudo, uma ciência com objetivos práticos. Não podemos simplesmente educar um homem, não temos o direito de realizar um trabalho educativo, quando não temos frente aos olhos um objetivo político determinado. Um trabalho educativo, que não persegue uma meta detalhada, clara e conhecida em todos os seus aspectos, é um trabalho educativo apolítico.
Makarenko se engajou na luta pelo socialismo como um educador marxista, que lutava para educar os filhos do povo soviético como homens a serviço de sua pátria e do socialismo; denunciou em suas obras, impiedosamente, o idealismo e a metafísica na Pedagogia. Ao elaborar as leis do processo pedagógico, se baseou nos mais importantes teóricos da revolução, principalmente Lenin, que desenvolviam as leis marxistas do desenvolvimento da sociedade, da natureza social do homem e a nova moral socialista. Foi esta tarefa que Makarenko se propôs a cumprir e cumpriu. Sua Pedagogia se baseia na utilização do enorme potencial do coletivo e se apóia na combinação contínua e coerentemente mantida da instrução escolar com o trabalho coletivo e se sustenta a partir de uma nova concepção de mundo, concepção do proletariado, iluminada pelo marxismo.