Alguns acreditam que o hades é um lugar antes do inferno, onde quem morreu sem aceitar Jesus como Salvador vai para lá...será? Se for, preciso de referências bíblicas.
Hades vem do grego Άδης, e é o nome de um deus da morte e da morada dos mortos (quer eles sejam bons quer maus) significa em latim «infernum» que deu em português «inferno», (este termo português mudou de significado).
Na bíblia do N.T. vem escrito este temo várias vezes que geralmente é traduzido por «inferno», mas algumas traduções mais modernas limitam-se em vários casos a translinear para Hades.
Para confirmar veja esta busca na Bíblia inter-confessional tradução de Jerusalém em espanhol neste site católico:
Na tradução portuguesa católica »Avé Maria» a palavra Hades encontra-se no livro Deuterocanónico chamado Sabedoria que também foi escrito em grego tal como o N.T., ora confira no link seguinte:
E no HADES, ergueu os olhos, estando em TORMENTOS, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. [Salmos 9:17]
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a lÃngua, porque estou atormentado NESTA CHAMA.
2 Pedro 2:4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no HADES, os entregou à s cadeias da escuridão, ficando reservados para o juÃzo;
A versão Almeida, edição revista e corrigida, traduz ha÷des por “inferno” nos primeiros três e nos últimos quatro destes textos. Nos outros três o verte por “Hades”. Muitas traduções usam “Hades” em vez de “inferno”. — Veja, por exemplo, a versão Almeida publicada pela Imprensa BÃblica Brasileira.
Livrados Jesus e a Congregação. Jesus disse a respeito da congregação cristã, em Mateus 16:18; que “os portões do Hades [“poderes da morte”, RS] não a vencerão”. De modo similar, o Rei Ezequias, à s portas da morte, disse: “No meio dos meus dias vou descer aos portões do Seol.” (Is 38:10) Portanto, torna-se evidente que a promessa de Jesus, de uma vitória sobre o Hades, significa que os “portões” deste se abrirão para soltar os mortos por meio duma ressurreição, assim como se deu no caso do próprio Cristo Jesus.
Segundo estudos recentes, as palavras hades e seol tem o mesmo significado: (sepultura), isso mesmo, não se trate de nenhum "inferno" ou local de sofrimento. Compare na BÃblia (Jesus esteve por 03 dias no hades (seol), ou seja, no túmulo.
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Hades vem do grego Άδης, e é o nome de um deus da morte e da morada dos mortos (quer eles sejam bons quer maus) significa em latim «infernum» que deu em português «inferno», (este termo português mudou de significado).
Na bíblia do N.T. vem escrito este temo várias vezes que geralmente é traduzido por «inferno», mas algumas traduções mais modernas limitam-se em vários casos a translinear para Hades.
Para confirmar veja esta busca na Bíblia inter-confessional tradução de Jerusalém em espanhol neste site católico:
http://www.bibliacatolica.com.br/busca/03/1/hades
Jesu esteve 3 dias e 3 noites no HADES (mas não no inferno "de fogo" ).
http://www.bibliacatolica.com.br/busca/03/2/hades
Depois do juizo final, a Morte e o Hades (morada dos mortos) serão lançados no simbólico «Lago de Fogo»
http://www.bibliacatolica.com.br/03/73/20.php?v=14
Na tradução portuguesa católica »Avé Maria» a palavra Hades encontra-se no livro Deuterocanónico chamado Sabedoria que também foi escrito em grego tal como o N.T., ora confira no link seguinte:
http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/hades
http://www.bibliacatolica.com.br/busca/05/1/hades
Na tradução inglesa «New Jerusalem Bible» também consta em várias passagens dos Deuterocanónicos e do N.T.
http://www.bibliacatolica.com.br/busca/25/1/hades
Na Septuaginta foi traduzida para as passagens que em hebraico tinha a palavras «Xeol» שאול ora veja:
http://www.bibliacatolica.com.br/busca/11/1/adhV
http://pt.wikipedia.org/wiki/Seol
http://www.bibliaonline.net/scripts/dicionario.cgi
http://www.pilb.t5.com.br/seolhades.htm
Hades é uma entidade e um tipo de Deus grego.
Não tem nada a ver com a biblia.
Hades é o nome do inferno em grego , ( da mitologia grega )
Se quer ler alguma coisa a respeito esta ptocurando no livro errado
E realmente é uma literatura anterior a biblia com toda a historia
Hades é o mesmo que inferno !!!!!
LUCAS 16 - 20 - 31
Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finÃssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caÃam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
Lucas 16:23 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi LEVADO PELOS ANJOS para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. [Salmos 34:22]
E no HADES, ergueu os olhos, estando em TORMENTOS, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. [Salmos 9:17]
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a lÃngua, porque estou atormentado NESTA CHAMA.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é CONSOLADO e tu ATORMENTADO.
E, além disso, está posto um grande ABISMO entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos MORTOS ressuscite.
2 Pedro 2:4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no HADES, os entregou à s cadeias da escuridão, ficando reservados para o juÃzo;
Mateus 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Hades
Esta é a transliteração comum para o português da palavra grega correspondente, ha÷des. Talvez signifique “o lugar não visto”. A palavra “Hades”, ao todo, ocorre dez vezes nos mais antigos manuscritos das Escrituras Gregas Cristãs. — Mt 11:23; 16:18; Lu 10:15; 16:23; At 2:27, 31; Re 1:18; 6:8; 20:13, 14.
A versão Almeida, edição revista e corrigida, traduz ha÷des por “inferno” nos primeiros três e nos últimos quatro destes textos. Nos outros três o verte por “Hades”. Muitas traduções usam “Hades” em vez de “inferno”. — Veja, por exemplo, a versão Almeida publicada pela Imprensa BÃblica Brasileira.
A tradução Septuaginta grega das Escrituras Hebraicas (de Gênesis a Malaquias) usa a palavra “Hades” 73 vezes, empregando-a 60 vezes para traduzir a palavra hebraica she’óhl, comumente vertida “Seol”. Lucas, o divinamente inspirado escritor de Atos, mostra definitivamente que Hades é o equivalente grego de Seol, ao traduzir a citação que Pedro fez do Salmo 16:10. (At 2:27) De modo inverso, nove modernas traduções hebraicas das Escrituras Gregas Cristãs usam a palavra “Seol” para traduzir Hades em Revelação (Apocalipse) 20:13, 14; e a tradução sirÃaca usa a palavra aparentada Shiul.
Em todos os casos, com exceção de dois, em que a palavra Hades é usada nas Escrituras Gregas Cristãs, ela se relaciona com a morte, quer no próprio versÃculo, quer no contexto imediato; os outros dois casos são considerados no próximo parágrafo. Hades não se refere a um único sepulcro (gr.: tá·fos), nem a um único túmulo (gr.: mné·ma), nem a um único túmulo memorial (gr.: mne·me÷on), mas à sepultura comum da humanidade, onde os mortos e enterrados não são vistos. Significa assim o mesmo que a correspondente palavra “Seol”, e um exame de seu uso em todas as suas dez ocorrências confirma este fato. — Veja SEOL; SEPULTURA, SEPULCRO.
Na primeira ocorrência da palavra, em Mateus 11:23, Jesus Cristo, censurando Cafarnaum por sua descrença, usa Hades para representar a profundidade do rebaixamento a que Cafarnaum chegaria, em contraste com a altura do céu à qual ela presumia exaltar-se. Um texto correspondente é encontrado em Lucas 10:15. Note a maneira similar em que Seol é usado em Jó 11:7, 8.
Livrados Jesus e a Congregação. Jesus disse a respeito da congregação cristã, em Mateus 16:18; que “os portões do Hades [“poderes da morte”, RS] não a vencerão”. De modo similar, o Rei Ezequias, à s portas da morte, disse: “No meio dos meus dias vou descer aos portões do Seol.” (Is 38:10) Portanto, torna-se evidente que a promessa de Jesus, de uma vitória sobre o Hades, significa que os “portões” deste se abrirão para soltar os mortos por meio duma ressurreição, assim como se deu no caso do próprio Cristo Jesus.
Visto que Hades se refere à sepultura comum da humanidade, a um lugar em vez de a uma condição, Jesus entrou pelos “portões do Hades” quando foi sepultado por José de Arimatéia. Em Pentecostes de 33 EC, Pedro disse a respeito de Cristo: “Ele nem foi abandonado no Hades, nem viu a sua carne a corrupção. A este Jesus, Deus ressuscitou, fato de que todos nós somos testemunhas.” (At 2:25-27, 29-32; Sal 16:10) Embora “os portões do Hades” (Mt 16:18) ainda prendessem Davi no seu domÃnio, nos dias de Pedro (At 2:29), elas se abriram para Cristo Jesus quando seu Pai o ressuscitou do Hades. Desde então, pelo poder da ressurreição que lhe foi dado (Jo 5:21-30), Jesus está de posse das “chaves da morte e do Hades”. — Re 1:17, 18.
à evidente que o Hades bÃblico não é o lugar imaginário que os antigos gregos não-cristãos descreviam nas suas mitologias como “região escura, sem sol, dentro da terra”, pois não havia ressurreição de tal mundo subterrâneo mitológico.
Uso Ilustrativo. Em Revelação 6:8, o Hades é figuradamente retratado como seguindo de perto o cavaleiro no cavalo descorado, a Morte personificada, para receber as vÃtimas dos mortÃferos instrumentos: guerra, fome, pragas e feras.
O mar (que à s vezes serve como sepultura aquosa para alguns) é mencionado junto com o Hades (a sepultura terrestre comum), com o fim de enfatizar a abrangência de todos esses mortos, quando Revelação 20:13, 14, diz que o mar, a morte e o Hades hão de entregar ou ser esvaziados dos mortos neles. Depois, a morte e o Hades (mas não o mar) são lançados no “lago de fogo”, “a segunda morte”. Eles assim figuradamente ‘extinguem-se’, e isto significa o fim do Hades (Seol), a sepultura comum da humanidade, bem como da morte herdada por meio de Adão.
O texto restante em que o Hades é usado encontra-se em Lucas 16:22-26, no relato sobre “o rico” e “Lázaro”. A linguagem usada em todo o relato é claramente em forma de parábola e não pode ser tomada literalmente, em vista de todos os textos acima. Note, porém, que “o rico” da parábola é mencionado como “enterrado” no Hades, o que fornece evidência adicional de que o Hades refere-se à sepultura comum da humanidade. — Veja GEENA; TÃRTARO.
Segundo estudos recentes, as palavras hades e seol tem o mesmo significado: (sepultura), isso mesmo, não se trate de nenhum "inferno" ou local de sofrimento. Compare na BÃblia (Jesus esteve por 03 dias no hades (seol), ou seja, no túmulo.
No velho testamento usa a palavra hebraica Seol e no novo testamento se usa a palavra grega Hades para descrever o lugar para onde vão todas as pessoas que morrem tanto os bons como os maus! Tanto o fiel servo de Deus Jó como o proprio Jesus Cristo foram para o Hades, isto é, o cemiterio a sepultura. Todos quando morrem vão para a sepultura comum da humanidade. (Jó 14:13 ), (Atos 02:27,31 e 32)
Na mitologia grega, Hades (em grego antigo: ÎδηÏ, transl. HádÄs) é o deus do submundo e das riquezas dos mortos. O nome Hades era usado freqüentemente para designar tanto o deus quanto o reino que governa, nos subterrâneos da Terra. Ele é também conhecido por ter raptado a deusa Perséfone filha de Deméter. à interessante observar que, ao contrário de seus irmãos Zeus e PosÃdon, que tiveram dezenas de filhos, Hades teve apenas uma filha, Macária, sendo poucas as tradições nas quais ele teve mais filhos.
Na mitologia grega o Mundo dos mortos, chamado apenas de Hades, é o local no subterrâneo para onde vão as almas das pessoas mortas (sejam elas boas ou más), guiadas por Hermes, o emissário dos deuses, para lá tornarem-se sombras. à um local de tristeza.
Só achei isso... acho que não tem referências na bÃblia não em, mas é só você pesquisar no glooge.
Na mitologia grega, Hades (em grego antigo: ÎδηÏ, transl. HádÄs) é o deus do submundo e das riquezas dos mortos. O nome Hades era usado freqüentemente para designar tanto o deus quanto o reino que governa, nos subterrâneos da Terra. Ele é também conhecido por ter raptado a deusa Perséfone filha de Deméter. à interessante observar que, ao contrário de seus irmãos Zeus e PosÃdon, que tiveram dezenas de filhos, Hades teve apenas uma filha, Macária, sendo poucas as tradições nas quais ele teve mais filhos.