Há controvérsias a respeito da origem, do significado e da letra do jogo.
1. Sentido homossexual
O jogo seria uma alusão a atitudes homossexuais de soldados durante a reclusão de uma batalha. Em acampamentos militares espartanos, os soldados, para suprir a falta de mulheres, faziam jogos sexuais.
2. Corruptela da letra
A letra do jogo fazia alusão aos escravos que juntavam caxangá (uma espécie de crustáceo).
. . .
Mas a revista Superinteressante diz isso:
Jó não tinha escravos e ninguém joga caxangá
Qual a origem e o significado da cantiga Escravos de Jó?
Eis aí um mistério. A folclorista Fernanda Macruz, do Museu do Folclore, em São Paulo, passou cinco anos pesquisando o tema e não chegou a uma conclusão. Dos 120 jogos que estudei, esse foi o único cuja origem não descobri, lamenta. A brincadeira é simples: consiste em bater um objeto na mesa a cada sílaba da música e passá-lo para a pessoa ao lado na roda. Mas a letra é uma salada. O Jó citado é o personagem do Antigo Testamento que foi posto à prova por Deus e perdeu tudo o que tinha, exceto a fé. Só que o livro sagrado não diz em nenhum momento que o paciente Jó tivesse escravos. E, mesmo se tivesse, eles certamente não jogavam caxangá, que não é jogo nenhum. A palavra pode vir do tupi caa çanga, que significa reunião de rezadores, intriga-se Fernanda. Aparentemente, a letra foi tão modificada pelo tempo que perdeu o sentido. Em tempo: ninguém faz idéia de quem seja o Zé Pereira.
Eles não tinham nada para fazer (os escravos de Jó), então ficavam brincando com as escravas. Aí, cantavam: Tira, põe, deixa ficá. na hora do frenesi, eles faziam o zig zig zig zá.
A muito tempo eu escutei que esta musica foi criada pelos escravos, ela era cantada sempre que fosse haver uma grande fuga das senzalas era como se fosse uma despedida e um sinal, e Jó era o nome dado para os senhores dos escravos e caxangá era a fuga pela grande mata, Zambelê era como os escravos chamavam as pessoas que não poderiam ir nesta fuga seja por ser muito velho e crianças, pois não aguentariam correr na fuga no caso o (zig zig zá).
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Deia, a Wikipedia diz isso:
Controvérsias
Há controvérsias a respeito da origem, do significado e da letra do jogo.
1. Sentido homossexual
O jogo seria uma alusão a atitudes homossexuais de soldados durante a reclusão de uma batalha. Em acampamentos militares espartanos, os soldados, para suprir a falta de mulheres, faziam jogos sexuais.
2. Corruptela da letra
A letra do jogo fazia alusão aos escravos que juntavam caxangá (uma espécie de crustáceo).
. . .
Mas a revista Superinteressante diz isso:
Jó não tinha escravos e ninguém joga caxangá
Qual a origem e o significado da cantiga Escravos de Jó?
Eis aí um mistério. A folclorista Fernanda Macruz, do Museu do Folclore, em São Paulo, passou cinco anos pesquisando o tema e não chegou a uma conclusão. Dos 120 jogos que estudei, esse foi o único cuja origem não descobri, lamenta. A brincadeira é simples: consiste em bater um objeto na mesa a cada sílaba da música e passá-lo para a pessoa ao lado na roda. Mas a letra é uma salada. O Jó citado é o personagem do Antigo Testamento que foi posto à prova por Deus e perdeu tudo o que tinha, exceto a fé. Só que o livro sagrado não diz em nenhum momento que o paciente Jó tivesse escravos. E, mesmo se tivesse, eles certamente não jogavam caxangá, que não é jogo nenhum. A palavra pode vir do tupi caa çanga, que significa reunião de rezadores, intriga-se Fernanda. Aparentemente, a letra foi tão modificada pelo tempo que perdeu o sentido. Em tempo: ninguém faz idéia de quem seja o Zé Pereira.
Espero ter ajudado.
☼
O Jo era um ¨¨babaca¨¨ meio matusquela, por isso não
tinha dinheiro para comprar escravos. Passava o tempo
todo brincando com outros desocupados pirados na pra-
ça dos três poderes em Brasilia.
Climerio Andrade
Eles não tinham nada para fazer (os escravos de Jó), então ficavam brincando com as escravas. Aí, cantavam: Tira, põe, deixa ficá. na hora do frenesi, eles faziam o zig zig zig zá.
A muito tempo eu escutei que esta musica foi criada pelos escravos, ela era cantada sempre que fosse haver uma grande fuga das senzalas era como se fosse uma despedida e um sinal, e Jó era o nome dado para os senhores dos escravos e caxangá era a fuga pela grande mata, Zambelê era como os escravos chamavam as pessoas que não poderiam ir nesta fuga seja por ser muito velho e crianças, pois não aguentariam correr na fuga no caso o (zig zig zá).