Talvez não seja preciso fazer nada de especial, mas um pequeno preparo geralmente auxilia na eficiência dos dados importados.
O SketchUp descarta automaticamente as entidades do arquivo CAD importado que não são relevantes em 3D, como texto, dimensões, hachuras, logotipos, etc. Entretanto, o SketchUp não descarta as camadas que mantêm essas entidades, por isso você pode excluir essas camadas do arquivo CAD antes de importar, ou excluir todas elas facilmente no SketchUp após a importação, abrindo o seletor de Camadas e usando o comando "Eliminar" no menu contextual, que elimina todas as camadas não usadas.
Quando os gráficos estão a muitas milhas ou quilômetros de distância da origem (0;0) no SketchUp, podem ocorrer problemas de desempenho. Por isso, se você for importar, por exemplo, arquivos do Autodesk AutoCAD DWG, como plantas de construção civil, para poder trabalhar com linhas de contorno, se o gráfico estiver muito distante da origem é interessante aproximá-lo da origem antes de importá-lo no SketchUp. Alternativamente, limpe a opção do SketchUp "Preservar origem do desenho" ao importar ("Arquivo" › "Importar" › "Opções" › "Escala").
Os objetos do AutoCAD não são aceitos diretamente, mas existe uma maneira de usá-los. Alguns exemplos desses objetos: portas, janelas, escadas e linhas de contorno criadas no Autodesk Architectural Desktop or no Autodesk Land Desktop. Para tornar as entidades desses objetos disponíveis para o uso, você pode desassociá-las no aplicativo Desktop. A primeira desassociação resulta em uma entidade de bloco. A segunda desassociação resulta em polilinhas. Entidades de bloco são importadas no SketchUp como componentes, que também podem ser desassociados no SketchUp. Uma alternativa é usar o comando "Arquivo" › "Exportar para AutoCAD" no aplicativo Desktop. Se o aplicativo Desktop estiver na visualização de planta no momento da exportação, esse comando cria linhas 2D para a importação no SketchUp; se estiver em visualização 3D, cria faces 3D para a importação no SketchUp.
Seguem algumas sugestões para o tratamento de gráficos CAD após a importação no SketchUp:
* Para os dados importados que não serão usados em extrusão 3D, mas que são necessários em visualizações ou apresentações, como limites de propriedade, delimitadores de estacionamentos, etc.: O objetivo é disponibilizar esse tipo de dados, evitando que prejudiquem o desempenho. Para isso é preciso isolar esses dados, assim o SketchUp não precisa usar a funcionalidade do Localizador de faces para analisar todos os pontos que compõem esses dados. Para fazer isso, selecione todas essas entidades e crie um componente com elas (isto fica mais fácil se todas as entidades estiverem em sua própria camada). Use a opção "Substituir seleção pelo componente" ao criar o componente.
* Para dados importados que serão usados para extrusão 3D: Desde que as arestas importadas estejam conectadas de extremidade a extremidade, tudo o que você precisa fazer é traçar uma aresta de extremidade a extremidade; depois, o Localizador de faces do SketchUp cria a face cujo perímetro é definido pelas arestas conectadas a essa aresta.
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Talvez não seja preciso fazer nada de especial, mas um pequeno preparo geralmente auxilia na eficiência dos dados importados.
O SketchUp descarta automaticamente as entidades do arquivo CAD importado que não são relevantes em 3D, como texto, dimensões, hachuras, logotipos, etc. Entretanto, o SketchUp não descarta as camadas que mantêm essas entidades, por isso você pode excluir essas camadas do arquivo CAD antes de importar, ou excluir todas elas facilmente no SketchUp após a importação, abrindo o seletor de Camadas e usando o comando "Eliminar" no menu contextual, que elimina todas as camadas não usadas.
Quando os gráficos estão a muitas milhas ou quilômetros de distância da origem (0;0) no SketchUp, podem ocorrer problemas de desempenho. Por isso, se você for importar, por exemplo, arquivos do Autodesk AutoCAD DWG, como plantas de construção civil, para poder trabalhar com linhas de contorno, se o gráfico estiver muito distante da origem é interessante aproximá-lo da origem antes de importá-lo no SketchUp. Alternativamente, limpe a opção do SketchUp "Preservar origem do desenho" ao importar ("Arquivo" › "Importar" › "Opções" › "Escala").
Os objetos do AutoCAD não são aceitos diretamente, mas existe uma maneira de usá-los. Alguns exemplos desses objetos: portas, janelas, escadas e linhas de contorno criadas no Autodesk Architectural Desktop or no Autodesk Land Desktop. Para tornar as entidades desses objetos disponíveis para o uso, você pode desassociá-las no aplicativo Desktop. A primeira desassociação resulta em uma entidade de bloco. A segunda desassociação resulta em polilinhas. Entidades de bloco são importadas no SketchUp como componentes, que também podem ser desassociados no SketchUp. Uma alternativa é usar o comando "Arquivo" › "Exportar para AutoCAD" no aplicativo Desktop. Se o aplicativo Desktop estiver na visualização de planta no momento da exportação, esse comando cria linhas 2D para a importação no SketchUp; se estiver em visualização 3D, cria faces 3D para a importação no SketchUp.
Seguem algumas sugestões para o tratamento de gráficos CAD após a importação no SketchUp:
* Para os dados importados que não serão usados em extrusão 3D, mas que são necessários em visualizações ou apresentações, como limites de propriedade, delimitadores de estacionamentos, etc.: O objetivo é disponibilizar esse tipo de dados, evitando que prejudiquem o desempenho. Para isso é preciso isolar esses dados, assim o SketchUp não precisa usar a funcionalidade do Localizador de faces para analisar todos os pontos que compõem esses dados. Para fazer isso, selecione todas essas entidades e crie um componente com elas (isto fica mais fácil se todas as entidades estiverem em sua própria camada). Use a opção "Substituir seleção pelo componente" ao criar o componente.
* Para dados importados que serão usados para extrusão 3D: Desde que as arestas importadas estejam conectadas de extremidade a extremidade, tudo o que você precisa fazer é traçar uma aresta de extremidade a extremidade; depois, o Localizador de faces do SketchUp cria a face cujo perímetro é definido pelas arestas conectadas a essa aresta.