Paulo foi muito explícito quando pronunciou estas palavras, pois ainda que mesmo falasse as línguas dos homens ou dos anjos, sem Caridade nos atos, as palavras passam como o vento, fazendo apenas ruídos. Ele coloca a caridade acima de qualquer outra virtude, mesmo acima da fé e da esperança, corroborando o dizer de Jesus: “a cada um será dado segundo as suas obras”, e também, da afirmação de Tiago Menor, quando disse: “morta é a fé sem obras”.
Ainda que eu falasse todas as lÃnguas dos homens e mesmo a lÃngua dos anjos, se não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine (I CorÃntios, 13:1). Indubitavelmente, não existe melhor definição de caridade do que esta que Paulo de Tarso transmitiu aos CorÃntios em sua l." EpÃstola.
E se eu distribuir todos os meus bens em o sustento dos pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, se, todavia não tiver caridade, nada disto me aproveita.
Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. A caridade nunca jamais há de acabar, ou deixem de ter lugar à s profecias, ou cessem as lÃnguas, ou seja abolida a ciência.
E faz mais: define a verdadeira caridade; mostra-a, não somente na beneficência, mas no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo.
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Paulo foi muito explícito quando pronunciou estas palavras, pois ainda que mesmo falasse as línguas dos homens ou dos anjos, sem Caridade nos atos, as palavras passam como o vento, fazendo apenas ruídos. Ele coloca a caridade acima de qualquer outra virtude, mesmo acima da fé e da esperança, corroborando o dizer de Jesus: “a cada um será dado segundo as suas obras”, e também, da afirmação de Tiago Menor, quando disse: “morta é a fé sem obras”.
Caridade é amar ao próximo mais do que a nós mesmos.
Muita paz.
Ainda que eu falasse todas as lÃnguas dos homens e mesmo a lÃngua dos anjos, se não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine (I CorÃntios, 13:1). Indubitavelmente, não existe melhor definição de caridade do que esta que Paulo de Tarso transmitiu aos CorÃntios em sua l." EpÃstola.
se eu tiver o dom de profecia, e conhecer todos os mistérios, e quanto se pode saber; e se tiver toda a fé, até a ponto de transportar montanhas, e não tiver caridade, não sou nada.
E se eu distribuir todos os meus bens em o sustento dos pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, se, todavia não tiver caridade, nada disto me aproveita.
A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não obra temerária nem precipitadamente, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.
Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. A caridade nunca jamais há de acabar, ou deixem de ter lugar à s profecias, ou cessem as lÃnguas, ou seja abolida a ciência.
São Paulo compreendeu tão profundamente esta verdade, que diz: “Se eu falar as lÃnguas dos anjos; se tiver o dom de profecia, e penetrar todos os mistérios; se tiver toda a fé possÃvel, a ponto de transportar montanhas, mas não tiver caridade, nada sou. Entre essas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade”.
Coloca, assim, sem equÃvoco, a caridade acima da própria fé. Porque a caridade está ao alcance de todos, do ignorante e do sábio, do rico e do pobre; e porque independe de toda a crença particular.
E faz mais: define a verdadeira caridade; mostra-a, não somente na beneficência, mas no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo.
respondam fazendo favor :
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=An...