Te digo lo que me dijo mi abuelito que es mui sábio mas não fala português ;no meio jogo não joga ,joga no finais ,vale o jogo e 3 peaos rainha ,serve pra atacar e se defender a melhor peca depois do rei,cavalo serve pra posição fechada y pra ataque perto ,bispo serve pra jogo aberto ,joga de longe ,torre joga de longe ,em coluna e sétima linea e perigosa.apoiá ataque de peaos ,peaos ,no meio jogo controlam o centro ,protegem o rei e servem pra atacar em maca,São o alma do xadrez,sua estrutura determina o jogo da partida.dama vale 9 peaos ,torre 5 bispo 3 cavalo 3 ,eu não entendeu abuelo ,espero haber ajudado.
Rei e dama ou rei e torre forçam mate contra rei solitário.
Rei e dois bispos (agindo em casas de cores diferentes) vencem contra rei solitário.
Rei, bispo e cavalo também vencem contra rei solitário.
Rei e dois cavalos não forçam um mate contra um rei solitário; podem dar mate, mas com a "ajuda" do adversário. A Torre é uma peça maior do xadrez, empregada usualmente na fase final do jogo devido ao seu valor estratégico e tático, sendo amplamente estudada na literatura sobre o enxadrismo. Seu valor relativo é de aproximadamente cinco pontos, podendo variar em função de seu posicionamento em colunas ou fileiras abertas, ou formações estratégicas como baterias, Movimenta-se em linhas retas nas colunas e fileiras do tabuleiro não podendo, entretanto, pular peças adversárias ou aliadas e captura ao ocupar a casa deixada pelo adversário. Excepcionalmente, caso não tenha sido movimentada, é permitido a uma das torres realizar um movimento especial denominado roque com o Rei, no qual a Torre pode "pular" o monarca, ocupando a casa imediatamente após este no movimento. A peça está presente na maioria das variantes do xadrez, normalmente na mesma posição inicial do xadrez ocidental, embora existam diferenças regionais em relação ao nome. Também tem seu movimento combinado ao de outras peças como o Cavalo, originando novas peças em outras variantes do jogo, ou pode ser promovida como no Shogi onde seu movimento é combinado com o do Rei.Na posição inicial das peças sobre o tabuleiro, cada enxadrista tem a sua disposição duas torres, posicionadas em a1 e h1, para as brancas, e sobre a8 e h8, para as pretas, embora em algumas variantes indianas mais antigas ficasse disposta nas casas ocupadas pelos atuais Bispos. Conforme estabelece a FIDE, a Torre deve ser representada pela letra T nos países lusófonos nas notações algébricas de xadrez, que devem ser utilizadas em torneios oficiais. Em periódicos e na literatura, recomenda-se a utilização de figuras ou diagramas, O movimento da torre permaneceu inalterado ao longo da história do xadrez, movendo-se em linha reta nas colunas e fileiras do Tabuleiro. Caso não tenha sido movimentada, a torre pode executar um movimento especial, denominado roque, com o Rei, visando à proteção do monarca e à conexão das torres, que fortalece as posições de defesa. Ao contrário do que se imagina, o roque pode ser executado caso a Torre que se deseja utilizar no movimento estiver sob ameaça adversária, ou passar por uma casa ameaçada por peça adversária no caso do roque grande, desde que a casa ameaçada não seja uma das duas casas percorridas pelo rei durante o movimento. Uma Torre tem o valor relativo superior a um Bispo ou Cavalo, sendo a diferença de aproximadamente dois peões e sua captura, por um bispo ou cavalo, é denominada como "ganho de qualidade" uma vez que não envolve diferença na quantidade de peças sobre tabuleiro. Duas torres são consideradas um pouco mais valiosas do que a Dama, principalmente por poderem se defender facilmente dos ataques da Dama. -se que o valor relativo da Torre aumenta a medida que peças são trocadas e as posições do tabuleiro tornam-se mais abertas. Na fase de abertura e meio-jogo seu valor é em torno de quatro pontos, porém na fase final dominam as peças menores e peões, e a torre atinge um valor de cinco pontos ou maior, Na fase de abertura as torres estão desprotegidas; por isso, é comum e desejável conectá-las na primeira fileira através do roque e retirada de todas as peças da primeira fileira exceto o Rei e as torres. Nesta posição, após o roque, as torres se protegem e podem facilmente ser movidas para ameaçar colunas mais favoráveis. Um objetivo comum das torres é se posicionar na primeira fileira de uma coluna aberta, pois assim os peões não são obstruídos para ambos os jogadores, ou uma fileira semi-aberta, obstruída apenas por peões aliados. A partir desta posição a torre fica relativamente protegida ao risco de ataque e pode controlar cada casa na fileira. Caso uma fileira seja particularmente importante, o enxadrista pode avançar a torre nesta coluna e posicionar a outra na primeira fileira, dobrando-as. Quando alinha-se as torres e a Dama numa mesma coluna, a formação recebe o nome de Canhão de Alekhine. Uma torre na sétima fileira, a segunda do oponente, é normalmente muito poderosa, No final da partida a Torre torna-se mais valiosa pois pode apoiar o avanço de peões passados até a oitava fileira. Nesta situação, deve ser posicionada atrás do peão de acordo com a regra de Tarrasch, apesar de existirem exceções à regra. Por ser capaz de, com auxílio de seu Rei, aplicar o xeque-mate a um Rei solitário, é considerada uma peça maior, alcançado a posição vencedora em no mínimo 15 lances. so sei isso
para falar averdade a funçao de TODAS as peças (menos o rei) é atacar o rei inimigo e defender o proprio rei.
AGORA SE VOCÊ QUER SABER OS MOVIMENTOS BASICOS É O SEGUINTE:
peao:anda somente 1 casa para frente(a não ser na 1ª jogada, em que o jogador pode escolher entre 1 ou 2 casas), captura peças andando uma casa na diagonal para frente (logico q a peça tenke tar la :P )
torre:anda kuantas casas quiser só que somente em linha reta, captura peças do mesmo jeito.
cavalo: anda 1 casa como torre e uma como bispo EM FORMA DE "L" . É A UNICA PEÇA QUE PODE PULAR OUTRAS, ELA SÓ CAPTURA A PEÇA QUE ESTIVER NO FINAL DE SEU MOVIMENTO.
bispo:anda quantas casas quiser para a diagonal,captura do msm jeito
rainha:é a peça mais valiosa do jogo (tirando o rei) anda para qualquer direçao.(somente uma linha diagonal ou reta por jogada).captura do msmissimo jeito.
REI: SEM DUVIDAS É A PEÇA + VALIOSA DO JOGO pois se o seu rei for encurralado vc perde. anda como a rainha porém tudo reduzido a uma casa.
ISSO É O BASICO MAS SE QUISER MAIS INFORMAÇOES VA EM
REI : é a peça do jogo que tem que ser protegida; RAINHA : ela é a melhor peça do jogo, pode-se mover ela em todas as direções, quantas casas quiser; CAVALO : é a única peça do jogo que pode pular outras peças; BISPO : só se pode mexer ele na diagonal; TORRE : só se pode mexer ele para frente, para traz e para os lados, quantas casas quiser; PEÃO : são as peças mais fracas do jogo mas, de vez em quanto, ele salva muita coisa !!!!!!!!
Answers & Comments
Verified answer
pião (são as pessoas menores) so andar 1 casa pra frente ,não anda pra tras , e nem pros lados , mais na primeira jogada pode-se andar 2 casas
cavalo : so anda em L
torre : anda infinitas casa pra frente , pro lado , não anda de agonal !
bispo , anda infinita casas de agonal , não anda pra frente , nem pros lados !!
Rei, anda para todos os lados e come todas as peças, porem se movimenta de 1 em 1 casa por turno
Rainha, essa é a "boss" se movimenta para todos os lados porem quantas casas quiser por turno
(rei e rainha soh n fazem o movimento L do cavalo ok!)
=)
Como assim qual a função?
Se ajudar, tem um link para aprender estratégias no xadrez relacionado com a movimentação das peças.
http://www.dicasxadrez.com/search/label/Estrat%C3%...
Te digo lo que me dijo mi abuelito que es mui sábio mas não fala português ;no meio jogo não joga ,joga no finais ,vale o jogo e 3 peaos rainha ,serve pra atacar e se defender a melhor peca depois do rei,cavalo serve pra posição fechada y pra ataque perto ,bispo serve pra jogo aberto ,joga de longe ,torre joga de longe ,em coluna e sétima linea e perigosa.apoiá ataque de peaos ,peaos ,no meio jogo controlam o centro ,protegem o rei e servem pra atacar em maca,São o alma do xadrez,sua estrutura determina o jogo da partida.dama vale 9 peaos ,torre 5 bispo 3 cavalo 3 ,eu não entendeu abuelo ,espero haber ajudado.
Rei e dama ou rei e torre forçam mate contra rei solitário.
Rei e dois bispos (agindo em casas de cores diferentes) vencem contra rei solitário.
Rei, bispo e cavalo também vencem contra rei solitário.
Rei e dois cavalos não forçam um mate contra um rei solitário; podem dar mate, mas com a "ajuda" do adversário. A Torre é uma peça maior do xadrez, empregada usualmente na fase final do jogo devido ao seu valor estratégico e tático, sendo amplamente estudada na literatura sobre o enxadrismo. Seu valor relativo é de aproximadamente cinco pontos, podendo variar em função de seu posicionamento em colunas ou fileiras abertas, ou formações estratégicas como baterias, Movimenta-se em linhas retas nas colunas e fileiras do tabuleiro não podendo, entretanto, pular peças adversárias ou aliadas e captura ao ocupar a casa deixada pelo adversário. Excepcionalmente, caso não tenha sido movimentada, é permitido a uma das torres realizar um movimento especial denominado roque com o Rei, no qual a Torre pode "pular" o monarca, ocupando a casa imediatamente após este no movimento. A peça está presente na maioria das variantes do xadrez, normalmente na mesma posição inicial do xadrez ocidental, embora existam diferenças regionais em relação ao nome. Também tem seu movimento combinado ao de outras peças como o Cavalo, originando novas peças em outras variantes do jogo, ou pode ser promovida como no Shogi onde seu movimento é combinado com o do Rei.Na posição inicial das peças sobre o tabuleiro, cada enxadrista tem a sua disposição duas torres, posicionadas em a1 e h1, para as brancas, e sobre a8 e h8, para as pretas, embora em algumas variantes indianas mais antigas ficasse disposta nas casas ocupadas pelos atuais Bispos. Conforme estabelece a FIDE, a Torre deve ser representada pela letra T nos países lusófonos nas notações algébricas de xadrez, que devem ser utilizadas em torneios oficiais. Em periódicos e na literatura, recomenda-se a utilização de figuras ou diagramas, O movimento da torre permaneceu inalterado ao longo da história do xadrez, movendo-se em linha reta nas colunas e fileiras do Tabuleiro. Caso não tenha sido movimentada, a torre pode executar um movimento especial, denominado roque, com o Rei, visando à proteção do monarca e à conexão das torres, que fortalece as posições de defesa. Ao contrário do que se imagina, o roque pode ser executado caso a Torre que se deseja utilizar no movimento estiver sob ameaça adversária, ou passar por uma casa ameaçada por peça adversária no caso do roque grande, desde que a casa ameaçada não seja uma das duas casas percorridas pelo rei durante o movimento. Uma Torre tem o valor relativo superior a um Bispo ou Cavalo, sendo a diferença de aproximadamente dois peões e sua captura, por um bispo ou cavalo, é denominada como "ganho de qualidade" uma vez que não envolve diferença na quantidade de peças sobre tabuleiro. Duas torres são consideradas um pouco mais valiosas do que a Dama, principalmente por poderem se defender facilmente dos ataques da Dama. -se que o valor relativo da Torre aumenta a medida que peças são trocadas e as posições do tabuleiro tornam-se mais abertas. Na fase de abertura e meio-jogo seu valor é em torno de quatro pontos, porém na fase final dominam as peças menores e peões, e a torre atinge um valor de cinco pontos ou maior, Na fase de abertura as torres estão desprotegidas; por isso, é comum e desejável conectá-las na primeira fileira através do roque e retirada de todas as peças da primeira fileira exceto o Rei e as torres. Nesta posição, após o roque, as torres se protegem e podem facilmente ser movidas para ameaçar colunas mais favoráveis. Um objetivo comum das torres é se posicionar na primeira fileira de uma coluna aberta, pois assim os peões não são obstruídos para ambos os jogadores, ou uma fileira semi-aberta, obstruída apenas por peões aliados. A partir desta posição a torre fica relativamente protegida ao risco de ataque e pode controlar cada casa na fileira. Caso uma fileira seja particularmente importante, o enxadrista pode avançar a torre nesta coluna e posicionar a outra na primeira fileira, dobrando-as. Quando alinha-se as torres e a Dama numa mesma coluna, a formação recebe o nome de Canhão de Alekhine. Uma torre na sétima fileira, a segunda do oponente, é normalmente muito poderosa, No final da partida a Torre torna-se mais valiosa pois pode apoiar o avanço de peões passados até a oitava fileira. Nesta situação, deve ser posicionada atrás do peão de acordo com a regra de Tarrasch, apesar de existirem exceções à regra. Por ser capaz de, com auxílio de seu Rei, aplicar o xeque-mate a um Rei solitário, é considerada uma peça maior, alcançado a posição vencedora em no mínimo 15 lances. so sei isso
para falar averdade a funçao de TODAS as peças (menos o rei) é atacar o rei inimigo e defender o proprio rei.
AGORA SE VOCÊ QUER SABER OS MOVIMENTOS BASICOS É O SEGUINTE:
peao:anda somente 1 casa para frente(a não ser na 1ª jogada, em que o jogador pode escolher entre 1 ou 2 casas), captura peças andando uma casa na diagonal para frente (logico q a peça tenke tar la :P )
torre:anda kuantas casas quiser só que somente em linha reta, captura peças do mesmo jeito.
cavalo: anda 1 casa como torre e uma como bispo EM FORMA DE "L" . É A UNICA PEÇA QUE PODE PULAR OUTRAS, ELA SÓ CAPTURA A PEÇA QUE ESTIVER NO FINAL DE SEU MOVIMENTO.
bispo:anda quantas casas quiser para a diagonal,captura do msm jeito
rainha:é a peça mais valiosa do jogo (tirando o rei) anda para qualquer direçao.(somente uma linha diagonal ou reta por jogada).captura do msmissimo jeito.
REI: SEM DUVIDAS É A PEÇA + VALIOSA DO JOGO pois se o seu rei for encurralado vc perde. anda como a rainha porém tudo reduzido a uma casa.
ISSO É O BASICO MAS SE QUISER MAIS INFORMAÇOES VA EM
http://www.tabuleirodexadrez.com.br/regras-do-xadr... , ou pesquise "regras do xadrez" no google
ESPERO TER AJUDADO ;)
clique neste link:http://www.youtube.com/watch?v=LYUb8tAOKVQ
rei-principal do jogo, anda 1 casa para todos lados
rainha- anda para todos lados quantas casas quiser
cavalo, anda em L
bispo, anda em diagonais, quantas casas quiser
torre, anda para frente e para os lados quantas casas quiser
peão, no primeiro movimento de cada peça ele pode andar 2 casas a frente, ele anda só pra frente 1 casa e come só em diagonal
REI : é a peça do jogo que tem que ser protegida; RAINHA : ela é a melhor peça do jogo, pode-se mover ela em todas as direções, quantas casas quiser; CAVALO : é a única peça do jogo que pode pular outras peças; BISPO : só se pode mexer ele na diagonal; TORRE : só se pode mexer ele para frente, para traz e para os lados, quantas casas quiser; PEÃO : são as peças mais fracas do jogo mas, de vez em quanto, ele salva muita coisa !!!!!!!!