Esses são alguns detalhes percebidos na escultura de Critios:
"O modelo tem a cabeça ligeiramente voltada para o lado, em vez de olhar bem para a frente.
O corpo passa a descansar sobre uma das pernas, em vez de apoiar-se igualmente sobre elas. Isso faz com que assuma uma posição mais afastada em relação ao eixo de simetria e que mantenha o quadril desse lado, um pouco mais elevado. " (retirado da fonte)
Isso representa uma quebra da tradição egípcia (e da Mesopotâmia) que se caracterizava pela rigidez e frontalidade, favorecida pelo uso da simetria ao se realizar a escultura.
O texto da fonte é muito interessante e explica melhor o porquê da importância dessa mudança na representação da escultura.
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Esses são alguns detalhes percebidos na escultura de Critios:
"O modelo tem a cabeça ligeiramente voltada para o lado, em vez de olhar bem para a frente.
O corpo passa a descansar sobre uma das pernas, em vez de apoiar-se igualmente sobre elas. Isso faz com que assuma uma posição mais afastada em relação ao eixo de simetria e que mantenha o quadril desse lado, um pouco mais elevado. " (retirado da fonte)
Isso representa uma quebra da tradição egípcia (e da Mesopotâmia) que se caracterizava pela rigidez e frontalidade, favorecida pelo uso da simetria ao se realizar a escultura.
O texto da fonte é muito interessante e explica melhor o porquê da importância dessa mudança na representação da escultura.
Boa sorte !