Lucas foi amigo íntimo e companheiro de viagem de Paulo, como se percebe nas suas alusões pessoais ao registrar as viagens do apóstolo. Lucas escreveu O evangelho de lucas na biblia e atos dos apostolos.
O terceiro Evangelho é atribuído a Lucas, que também é o autor dos Actos dos Apóstolos. Segue os usos dos historiógrafos do seu tempo, mas a história que ele deseja apresentar é uma história iluminada pela fé no mistério da Paixão e Ressurreição do Senhor Jesus. O seu livro é um Evangelho, uma história santa, uma obra que apresenta a Boa-Nova da salvação centrada na pessoa de Jesus Cristo.
O nome Lucas é bem conhecido dos leitores da Bíblia, pois o Evangelho que ele escreveu leva seu nome. Ele viajou longas distâncias com Paulo, que o chamou de “médico amado” e ‘colaborador’. (Colossenses 4:14; Filêmon 24) As Escrituras dão poucas informações sobre Lucas, mencionando-o por nome apenas três vezes. No entanto, ao examinar o que as pesquisas indicam a respeito dele, é provável que você venha a ter o mesmo apreço que Paulo tinha por esse cristão fiel.
O Evangelho de Lucas e o livro Atos dos Apóstolos são dirigidos a Teófilo, indicando que foi Lucas quem compilou esses dois documentos inspirados por Deus. (Lucas 1:3; Atos 1:1) Lucas não afirma ter sido testemunha do ministério de Jesus Cristo. Ele diz que reuniu informações de testemunhas oculares e que “[pesquisou] todas as coisas com exatidão, desde o início”. (Lucas 1:1-3) Portanto, é provável que Lucas se tenha tornado seguidor de Cristo algum tempo depois do Pentecostes de 33 EC.
Alguns acham que Lucas era de Antioquia da Síria. Observam que o livro de Atos detalha eventos ocorridos nessa cidade e se refere a um dos sete “homens acreditados” como “prosélito de Antioquia”, ao passo que as cidades dos outros seis não são especificadas.
Naturalmente, não se pode ter certeza de que essas menções de Antioquia indiquem que ela seja a cidade natal de Lucas. — Atos 6:3-6.
Embora Lucas não seja citado por nome em Atos, certos trechos usam os pronomes “nós”, “nosso” e “nos”, indicando que ele participou em alguns eventos narrados no livro. Ao descrever a rota seguida por Paulo e seus companheiros na Ásia Menor, Lucas diz: “[Eles] deixaram Mísia de lado e desceram a Trôade.” Foi em Trôade que Paulo teve a visão de um macedônio que fez o apelo: “Passa à Macedônia e ajuda-nos.” Lucas acrescenta: “Assim que ele viu a visão, [nós] procuramos passar à Macedônia.” (Atos 16:8-10) A mudança de “eles” para “nós” sugere que Lucas se juntou ao grupo de Paulo em Trôade. Em seguida, Lucas descreve a atividade de pregação em Filipos na primeira pessoa do plural, indicando sua participação nela. “No dia de sábado”, escreve, “fomos para fora do portão, para junto dum rio, onde pensávamos haver um lugar de oração; e assentamo-nos e começamos a falar às mulheres que se haviam reunido”. Como resultado, Lídia e todos os membros de sua família aceitaram as boas novas e foram batizados. — Atos 16:11-15.
Houve oposição em Filipos, onde Paulo curou uma serva que fazia predições sob a influência de “um demônio de adivinhação”. Quando os amos dessa moça viram que haviam perdido sua fonte de renda, prenderam Paulo e Silas, que foram espancados e encarcerados. Parece que Lucas não foi preso, pois ele descreve a provação de seus companheiros na terceira pessoa. Ao serem libertados, Paulo e Silas ‘encorajaram os irmãos e partiram’. Lucas só passou de novo para a primeira pessoa quando Paulo, mais tarde, voltou a Filipos. (Atos 16:16-40; 20:5, 6) Talvez Lucas tenha permanecido em Filipos para supervisionar a obra ali.
Como Lucas obteve a matéria para seu Evangelho e para o livro de Atos? As seções na primeira pessoa em Atos — nas quais Lucas incluiu a si mesmo na narrativa — indicam que ele acompanhou Paulo de Filipos a Jerusalém, onde o apóstolo foi preso novamente. A caminho, o grupo de Paulo ficou algum tempo com o evangelizador Filipe, em Cesaréia. (Atos 20:6; 21:1-17) Lucas pode ter obtido de Filipe as informações para seu relato sobre as primeiras atividades missionárias em Samaria, pois foi este quem tomou a dianteira na obra de pregação ali. (Atos 8:4-25) Mas quem eram as outras fontes de Lucas?
É provável que Lucas tenha aproveitado os dois anos em que Paulo ficou preso em Cesaréia para fazer pesquisas para seu Evangelho. Não muito longe dali ficava Jerusalém, onde ele poderia consultar os registros sobre a genealogia de Jesus. Muitos dos eventos da vida e do ministério de Jesus só aparecem no Evangelho de Lucas. Certo erudito observou pelo menos 82 desses trechos exclusivos.
Elisabete talvez tenha fornecido a Lucas informações sobre o nascimento do filho dela, João Batista. Detalhes sobre o nascimento e os primeiros anos da vida de Jesus talvez tenham sido obtidos de Maria, mãe de Jesus. (Lucas 1:5-2:52) Possivelmente Pedro, Tiago, ou João relataram a Lucas a pesca milagrosa. (Lucas 5:4-10) Apenas o Evangelho de Lucas nos informa sobre certas parábolas de Jesus, como a do bom samaritano, da porta estreita, da moeda de dracma perdida, do filho pródigo e do rico e Lázaro. — Lucas 10:29-37; 13:23, 24; 15:8-32; 16:19-31.
Lucas mostrou profundo interesse nas pessoas. Ele registrou a oferta de purificação de Maria, a ressurreição do filho de uma viúva e o gesto de ungir os pés de Jesus realizado por uma mulher. Lucas menciona as mulheres que ministravam a Cristo e que Marta e Maria o recebiam em seu lar. O Evangelho de Lucas relata a cura de uma mulher que vivia encurvada, bem como a de um homem com hidropisia e de dez leprosos. Lucas nos fala de Zaqueu que, por ser de baixa estatura, subiu numa árvore para ver Jesus e do arrependimento do malfeitor executado ao lado de Cristo. — Lucas 2:24; 7:11-17, 36-50; 8:2, 3; 10:38-42; 13:10-17; 14:1-6; 17:11-19; 19:1-10; 23:39-43.
É digno de nota que o Evangelho de Lucas mencione o tratamento de ferimentos realizado pelo bom samaritano da ilustração de Jesus. Evidentemente por causa de seu interesse como médico, Lucas registra a descrição de Jesus sobre a ajuda prestada, incluindo o uso de vinho como anti-séptico, o do azeite por causa de suas propriedades suavizantes e o enfaixamento dos ferimentos. — Lucas 10:30-37.
Lucas se preocupava com o apóstolo Paulo. Quando este estava preso em Cesaréia, o procurador romano Félix ordenou que ‘nenhum do povo de Paulo’ devia ser proibido de ‘servi-lo’, isto é, a Paulo. (Atos 24:23) É provável que Lucas fosse um dos que o ajudavam. Visto que Paulo nem sempre estava bem de saúde, cuidar dele talvez tenha sido um dos serviços prestados pelo “médico amado”. — Colossenses 4:14; Gálatas 4:13.
Quando o apóstolo Paulo apelou a César, o procurador romano Festo o enviou a Roma. Lucas lealmente acompanhou o prisioneiro na longa viagem à Itália e escreveu um vívido relato sobre o naufrágio que sofreram. (Atos 24:27; 25:9-12; 27:1, 9-44) Quando esteve sob prisão domiciliar em Roma, Paulo escreveu várias cartas inspiradas, mencionando Lucas em duas delas. (Atos 28:30; Colossenses 4:14; Filêmon 24) É provável que tenha sido nesse período de dois anos que Lucas escreveu o livro de Atos.
O local de detenção de Paulo em Roma com certeza fervilhava de atividades espirituais. Ali Lucas deve ter tido contato com alguns dos outros colaboradores de Paulo, como Tíquico, Aristarco, Marcos, Justo, Epafras e Onésimo, só para mencionar alguns. — Colossenses 4:7-14.
Durante o segundo encarceramento de Paulo, quando ele achava que morreria em breve, o leal e corajoso Lucas estava ao seu lado, embora outros tivessem abandonado o apóstolo. Lucas talvez tenha permanecido ali mesmo correndo o risco de perder a sua própria liberdade.
Possivelmente atuando como escriba, Lucas pode ter registrado estas palavras de Paulo: “Apenas Lucas está comigo.” Segundo a tradição, pouco tempo depois Paulo foi decapitado. — 2 Timóteo 4:6-8, 11, 16.
Lucas era abnegado e modesto. Não exibia sua erudição nem se colocava em evidência. Ele poderia ter priorizado sua carreira de médico, mas preferiu promover os interesses do Reino. Assim como Lucas, declaremos com altruísmo as boas novas e sirvamos humildemente para a glória de Jeová. — Lucas 12:31.
Médico e companheiro fiel do apóstolo Paulo. Foi o escritor do Evangelho de Lucas e de Atos dos Apóstolos. Que Lucas era pessoa bem instruída é evidente dos seus escritos. Também, sua formação como médico é notada no seu uso de termos médicos. — Lu 4:38; At 28:8.
Lucas não classifica a si mesmo de testemunha ocular dos eventos na vida de Cristo, registrados no seu Evangelho. (Lu 1:2) Portanto, parece que ele se tornou crente algum tempo depois de Pentecostes de 33 EC.
No livro de Atos, Lucas é mencionado de modo indireto pelo uso dos pronomes “nós” e “nos”, e por verbos na primeira pessoa do plural. (At 16:10-17; 20:5–21:18; 27:1–28:16) Ele estava com Paulo em Trôade, na segunda viagem missionária do apóstolo, e acompanhou-o dali a Filipos, onde talvez tenha permanecido até o retorno de Paulo na sua terceira viagem missionária. Lucas acompanhou Paulo à Judéia, no fim desta viagem missionária (At 21:7, 8, 15), e, enquanto o apóstolo estava por uns dois anos encarcerado em Cesaréia, Lucas provavelmente escreveu seu Evangelho ali (c. 56-58 EC). Acompanhou Paulo na sua viagem a Roma, para este ser julgado ali. (At 27:1; 28:16) Visto que o livro de Atos abrange eventos a partir de 33 EC até o fim dos dois anos de encarceramento de Paulo em Roma, mas não registra o resultado do apelo de Paulo a César, é provável que Lucas tenha completado ali o livro de Atos por volta de 61 EC.
Lucas juntou-se a Paulo em enviar cumprimentos aos cristãos em Colossos, quando Paulo lhes escreveu de Roma (c. 60-61 EC), e o apóstolo o identificou como “o médico amado”. (Col 4:14) Escrevendo de Roma a Filêmon (c. 60-61 EC), Paulo incluiu cumprimentos de Lucas, chamando-o de um dos seus “colaboradores”. (Flm 24) Que Lucas continuou com Paulo e estava com ele pouco antes do martírio do apóstolo é evidente da observação de Paulo: “Apenas Lucas está comigo.” — 2Ti 4:11.
Alguns sustentam que Lucas era gentio, baseando-se principalmente em Colossenses 4:11, 14. Visto que Paulo mencionou primeiro os “circuncisos” (Col 4:11) e depois mencionou Lucas (Col 4:14), inferem que Lucas não era da circuncisão e assim não era judeu. Mas, isto de modo algum é conclusivo. Romanos 3:1, 2, declara que Deus incumbiu os judeus das suas proclamações sagradas. Lucas é um dos incumbidos dessas proclamações inspiradas.
As Escrituras tampouco fornecem base para se identificar Lucas com o Lúcio mencionado em Atos 13:1, nem com o ‘parente’ de Paulo, do mesmo nome, mencionado em Romanos 16:21.
Como o "único" sendo onisciente poderia aumentar em sabedoria? E como Deus pode aumentar em "graça" com Deus? [2:52]
No evangelho de Lucas, Deus se dirige a Jesus diretamente, "Tu és meu Filho amado." Mas em Mateus [3:17] Deus fala testemunhando o batismo de Jesus, dizendo: "Este é o meu Filho amado." Qualquer que seja o teor exato, é estranho que depois de testemunhar isto, João Batista ainda esteja inseguro sobre Jesus [Mt 11:2-3], [Lc 7:19]. [3:22]
O diabo leva Jesus ao topo de uma montanha e lhe mostra "todos os reinos do mundo." Eu imagino que o mundo era plano naqueles dias. [4:5]
Jesus cura pessoas que são "atormentados por espíritos imundos." [6:18]
Convide alguém que lhe bateu a fazer isto novamente, e se alguém rouba algo de você, ofereça-lhe algo adicional. Não rejeite nenhum pedinte (os banqueiros cristãos seguem isto?), e quando você empresta algo não peça de volta. [6:29-30]
João Batista que está a ponto de morrer ainda está inseguro sobre Jesus. Ele envia dois de seus discípulos a Jesus que perguntam: "És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro?" Bem, se ele não tem certeza, como alguém pode ter? [7:19]
Jesus cura pessoas com "espíritos maus." [7:21]
Jesus remove sete demônios do corpo de Maria Madalena. [8:2]
Jesus dá a seus discípulos o "poder sobre todos os demônios." [9:1]
Havia várias opiniões sobre a identidade de Jesus. Alguns pensavam que ele era Elias ou um dos profetas; outros achavam que era João Batista ressuscitado. Com uma população tão crédula, não é de se surpreender que algumas pessoas depois, e provavelmente até acreditaram, terem visto o Cristo ressuscitado. [9:7-8]
Jesus prediz falsamente que alguns dos seus ouvintes viveriam para ver o reino de Deus. [9:27]
Epilepsia é causada por demônios. [9:39-42]
Os discípulos estão emocionados porque "até os demônios se sujeitam" a eles. Para estes Jesus responde, "Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões ... e nada vos fará dano algum." [10:17-19]
Jesus agradece a Deus porque só o ignorante e tolo o escutará. [10:21]
Pessoas mudas estão possuídas por demônios. [11:14]
Jesus diz que é impossível libertar-se de espíritos imundos. Se você conseguir despejar um, ele logo voltará com outros sete piores ainda, e você ficará pior do que estava antes. Então, aprenda a conviver com qualquer espírito imundo que o esteja possuindo atualmente. [11:24-26]
Jesus pensa que os olhos podem ser maus. [11:34]
Jesus chama de loucos os seus críticos, enquanto que, fazendo isto, pelos seus próprios padrões [Mt 5:22], é merecedor do "fogo do inferno." [11:40]
"porque o que entre os homens é elevado (amor, sabedoria, honestidade, coragem, etc.) perante Deus é abominação." [16:15]
Jesus acredita na história da arca de Noé. Eu acho que você também deveria. [17:27]
Jesus, além da história de Noé, também acredita na história da destruição de Sodoma. Ele diz, "Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar ... Lembrai-vos da mulher de Ló." Isto nos diz sobre o conhecimento de Jesus sobre ciência e história, e seu senso de justiça. [17:29-32]
Pessoas ricas não podem ir para o céu. "Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus." [18:25]
Pessoas mortas não têm nenhum Deus. [20:38]
Jesus diz que todo mundo odiará os cristãos, e alguns serão mortos, contudo nenhum cristão será prejudicado de qualquer forma. [21:16-18]
"E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas." [21:25]
Jesus fala para o bom ladrão: "hoje estarás comigo no Paraíso." [23:43]
Quando Maria Madalena e outras mulheres deram conta da ressurreição de Jesus para os apóstolos, as palavras delas pareciam a eles como "desvarios", e eles não acreditaram. [24:11]
Dois dos discípulos de Jesus não o reconheceram depois da suposta ressurreição. Talvez seja porque a pessoa que eles viram não era Jesus. [24:16]
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Lucas foi um dos discípulos de Jesus que andou com Ele aqui na terra!!!
Lucas foi amigo íntimo e companheiro de viagem de Paulo, como se percebe nas suas alusões pessoais ao registrar as viagens do apóstolo. Lucas escreveu O evangelho de lucas na biblia e atos dos apostolos.
O terceiro Evangelho é atribuído a Lucas, que também é o autor dos Actos dos Apóstolos. Segue os usos dos historiógrafos do seu tempo, mas a história que ele deseja apresentar é uma história iluminada pela fé no mistério da Paixão e Ressurreição do Senhor Jesus. O seu livro é um Evangelho, uma história santa, uma obra que apresenta a Boa-Nova da salvação centrada na pessoa de Jesus Cristo.
O nome Lucas é bem conhecido dos leitores da Bíblia, pois o Evangelho que ele escreveu leva seu nome. Ele viajou longas distâncias com Paulo, que o chamou de “médico amado” e ‘colaborador’. (Colossenses 4:14; Filêmon 24) As Escrituras dão poucas informações sobre Lucas, mencionando-o por nome apenas três vezes. No entanto, ao examinar o que as pesquisas indicam a respeito dele, é provável que você venha a ter o mesmo apreço que Paulo tinha por esse cristão fiel.
O Evangelho de Lucas e o livro Atos dos Apóstolos são dirigidos a Teófilo, indicando que foi Lucas quem compilou esses dois documentos inspirados por Deus. (Lucas 1:3; Atos 1:1) Lucas não afirma ter sido testemunha do ministério de Jesus Cristo. Ele diz que reuniu informações de testemunhas oculares e que “[pesquisou] todas as coisas com exatidão, desde o início”. (Lucas 1:1-3) Portanto, é provável que Lucas se tenha tornado seguidor de Cristo algum tempo depois do Pentecostes de 33 EC.
Alguns acham que Lucas era de Antioquia da Síria. Observam que o livro de Atos detalha eventos ocorridos nessa cidade e se refere a um dos sete “homens acreditados” como “prosélito de Antioquia”, ao passo que as cidades dos outros seis não são especificadas.
Naturalmente, não se pode ter certeza de que essas menções de Antioquia indiquem que ela seja a cidade natal de Lucas. — Atos 6:3-6.
Embora Lucas não seja citado por nome em Atos, certos trechos usam os pronomes “nós”, “nosso” e “nos”, indicando que ele participou em alguns eventos narrados no livro. Ao descrever a rota seguida por Paulo e seus companheiros na Ásia Menor, Lucas diz: “[Eles] deixaram Mísia de lado e desceram a Trôade.” Foi em Trôade que Paulo teve a visão de um macedônio que fez o apelo: “Passa à Macedônia e ajuda-nos.” Lucas acrescenta: “Assim que ele viu a visão, [nós] procuramos passar à Macedônia.” (Atos 16:8-10) A mudança de “eles” para “nós” sugere que Lucas se juntou ao grupo de Paulo em Trôade. Em seguida, Lucas descreve a atividade de pregação em Filipos na primeira pessoa do plural, indicando sua participação nela. “No dia de sábado”, escreve, “fomos para fora do portão, para junto dum rio, onde pensávamos haver um lugar de oração; e assentamo-nos e começamos a falar às mulheres que se haviam reunido”. Como resultado, Lídia e todos os membros de sua família aceitaram as boas novas e foram batizados. — Atos 16:11-15.
Houve oposição em Filipos, onde Paulo curou uma serva que fazia predições sob a influência de “um demônio de adivinhação”. Quando os amos dessa moça viram que haviam perdido sua fonte de renda, prenderam Paulo e Silas, que foram espancados e encarcerados. Parece que Lucas não foi preso, pois ele descreve a provação de seus companheiros na terceira pessoa. Ao serem libertados, Paulo e Silas ‘encorajaram os irmãos e partiram’. Lucas só passou de novo para a primeira pessoa quando Paulo, mais tarde, voltou a Filipos. (Atos 16:16-40; 20:5, 6) Talvez Lucas tenha permanecido em Filipos para supervisionar a obra ali.
Como Lucas obteve a matéria para seu Evangelho e para o livro de Atos? As seções na primeira pessoa em Atos — nas quais Lucas incluiu a si mesmo na narrativa — indicam que ele acompanhou Paulo de Filipos a Jerusalém, onde o apóstolo foi preso novamente. A caminho, o grupo de Paulo ficou algum tempo com o evangelizador Filipe, em Cesaréia. (Atos 20:6; 21:1-17) Lucas pode ter obtido de Filipe as informações para seu relato sobre as primeiras atividades missionárias em Samaria, pois foi este quem tomou a dianteira na obra de pregação ali. (Atos 8:4-25) Mas quem eram as outras fontes de Lucas?
É provável que Lucas tenha aproveitado os dois anos em que Paulo ficou preso em Cesaréia para fazer pesquisas para seu Evangelho. Não muito longe dali ficava Jerusalém, onde ele poderia consultar os registros sobre a genealogia de Jesus. Muitos dos eventos da vida e do ministério de Jesus só aparecem no Evangelho de Lucas. Certo erudito observou pelo menos 82 desses trechos exclusivos.
Elisabete talvez tenha fornecido a Lucas informações sobre o nascimento do filho dela, João Batista. Detalhes sobre o nascimento e os primeiros anos da vida de Jesus talvez tenham sido obtidos de Maria, mãe de Jesus. (Lucas 1:5-2:52) Possivelmente Pedro, Tiago, ou João relataram a Lucas a pesca milagrosa. (Lucas 5:4-10) Apenas o Evangelho de Lucas nos informa sobre certas parábolas de Jesus, como a do bom samaritano, da porta estreita, da moeda de dracma perdida, do filho pródigo e do rico e Lázaro. — Lucas 10:29-37; 13:23, 24; 15:8-32; 16:19-31.
Lucas mostrou profundo interesse nas pessoas. Ele registrou a oferta de purificação de Maria, a ressurreição do filho de uma viúva e o gesto de ungir os pés de Jesus realizado por uma mulher. Lucas menciona as mulheres que ministravam a Cristo e que Marta e Maria o recebiam em seu lar. O Evangelho de Lucas relata a cura de uma mulher que vivia encurvada, bem como a de um homem com hidropisia e de dez leprosos. Lucas nos fala de Zaqueu que, por ser de baixa estatura, subiu numa árvore para ver Jesus e do arrependimento do malfeitor executado ao lado de Cristo. — Lucas 2:24; 7:11-17, 36-50; 8:2, 3; 10:38-42; 13:10-17; 14:1-6; 17:11-19; 19:1-10; 23:39-43.
É digno de nota que o Evangelho de Lucas mencione o tratamento de ferimentos realizado pelo bom samaritano da ilustração de Jesus. Evidentemente por causa de seu interesse como médico, Lucas registra a descrição de Jesus sobre a ajuda prestada, incluindo o uso de vinho como anti-séptico, o do azeite por causa de suas propriedades suavizantes e o enfaixamento dos ferimentos. — Lucas 10:30-37.
Lucas se preocupava com o apóstolo Paulo. Quando este estava preso em Cesaréia, o procurador romano Félix ordenou que ‘nenhum do povo de Paulo’ devia ser proibido de ‘servi-lo’, isto é, a Paulo. (Atos 24:23) É provável que Lucas fosse um dos que o ajudavam. Visto que Paulo nem sempre estava bem de saúde, cuidar dele talvez tenha sido um dos serviços prestados pelo “médico amado”. — Colossenses 4:14; Gálatas 4:13.
Quando o apóstolo Paulo apelou a César, o procurador romano Festo o enviou a Roma. Lucas lealmente acompanhou o prisioneiro na longa viagem à Itália e escreveu um vívido relato sobre o naufrágio que sofreram. (Atos 24:27; 25:9-12; 27:1, 9-44) Quando esteve sob prisão domiciliar em Roma, Paulo escreveu várias cartas inspiradas, mencionando Lucas em duas delas. (Atos 28:30; Colossenses 4:14; Filêmon 24) É provável que tenha sido nesse período de dois anos que Lucas escreveu o livro de Atos.
O local de detenção de Paulo em Roma com certeza fervilhava de atividades espirituais. Ali Lucas deve ter tido contato com alguns dos outros colaboradores de Paulo, como Tíquico, Aristarco, Marcos, Justo, Epafras e Onésimo, só para mencionar alguns. — Colossenses 4:7-14.
Durante o segundo encarceramento de Paulo, quando ele achava que morreria em breve, o leal e corajoso Lucas estava ao seu lado, embora outros tivessem abandonado o apóstolo. Lucas talvez tenha permanecido ali mesmo correndo o risco de perder a sua própria liberdade.
Possivelmente atuando como escriba, Lucas pode ter registrado estas palavras de Paulo: “Apenas Lucas está comigo.” Segundo a tradição, pouco tempo depois Paulo foi decapitado. — 2 Timóteo 4:6-8, 11, 16.
Lucas era abnegado e modesto. Não exibia sua erudição nem se colocava em evidência. Ele poderia ter priorizado sua carreira de médico, mas preferiu promover os interesses do Reino. Assim como Lucas, declaremos com altruísmo as boas novas e sirvamos humildemente para a glória de Jeová. — Lucas 12:31.
Médico e companheiro fiel do apóstolo Paulo. Foi o escritor do Evangelho de Lucas e de Atos dos Apóstolos. Que Lucas era pessoa bem instruída é evidente dos seus escritos. Também, sua formação como médico é notada no seu uso de termos médicos. — Lu 4:38; At 28:8.
Lucas não classifica a si mesmo de testemunha ocular dos eventos na vida de Cristo, registrados no seu Evangelho. (Lu 1:2) Portanto, parece que ele se tornou crente algum tempo depois de Pentecostes de 33 EC.
No livro de Atos, Lucas é mencionado de modo indireto pelo uso dos pronomes “nós” e “nos”, e por verbos na primeira pessoa do plural. (At 16:10-17; 20:5–21:18; 27:1–28:16) Ele estava com Paulo em Trôade, na segunda viagem missionária do apóstolo, e acompanhou-o dali a Filipos, onde talvez tenha permanecido até o retorno de Paulo na sua terceira viagem missionária. Lucas acompanhou Paulo à Judéia, no fim desta viagem missionária (At 21:7, 8, 15), e, enquanto o apóstolo estava por uns dois anos encarcerado em Cesaréia, Lucas provavelmente escreveu seu Evangelho ali (c. 56-58 EC). Acompanhou Paulo na sua viagem a Roma, para este ser julgado ali. (At 27:1; 28:16) Visto que o livro de Atos abrange eventos a partir de 33 EC até o fim dos dois anos de encarceramento de Paulo em Roma, mas não registra o resultado do apelo de Paulo a César, é provável que Lucas tenha completado ali o livro de Atos por volta de 61 EC.
Lucas juntou-se a Paulo em enviar cumprimentos aos cristãos em Colossos, quando Paulo lhes escreveu de Roma (c. 60-61 EC), e o apóstolo o identificou como “o médico amado”. (Col 4:14) Escrevendo de Roma a Filêmon (c. 60-61 EC), Paulo incluiu cumprimentos de Lucas, chamando-o de um dos seus “colaboradores”. (Flm 24) Que Lucas continuou com Paulo e estava com ele pouco antes do martírio do apóstolo é evidente da observação de Paulo: “Apenas Lucas está comigo.” — 2Ti 4:11.
Alguns sustentam que Lucas era gentio, baseando-se principalmente em Colossenses 4:11, 14. Visto que Paulo mencionou primeiro os “circuncisos” (Col 4:11) e depois mencionou Lucas (Col 4:14), inferem que Lucas não era da circuncisão e assim não era judeu. Mas, isto de modo algum é conclusivo. Romanos 3:1, 2, declara que Deus incumbiu os judeus das suas proclamações sagradas. Lucas é um dos incumbidos dessas proclamações inspiradas.
As Escrituras tampouco fornecem base para se identificar Lucas com o Lúcio mencionado em Atos 13:1, nem com o ‘parente’ de Paulo, do mesmo nome, mencionado em Romanos 16:21.
Era bonzinho, vejam:
Como o "único" sendo onisciente poderia aumentar em sabedoria? E como Deus pode aumentar em "graça" com Deus? [2:52]
No evangelho de Lucas, Deus se dirige a Jesus diretamente, "Tu és meu Filho amado." Mas em Mateus [3:17] Deus fala testemunhando o batismo de Jesus, dizendo: "Este é o meu Filho amado." Qualquer que seja o teor exato, é estranho que depois de testemunhar isto, João Batista ainda esteja inseguro sobre Jesus [Mt 11:2-3], [Lc 7:19]. [3:22]
O diabo leva Jesus ao topo de uma montanha e lhe mostra "todos os reinos do mundo." Eu imagino que o mundo era plano naqueles dias. [4:5]
Jesus cura pessoas que são "atormentados por espíritos imundos." [6:18]
Convide alguém que lhe bateu a fazer isto novamente, e se alguém rouba algo de você, ofereça-lhe algo adicional. Não rejeite nenhum pedinte (os banqueiros cristãos seguem isto?), e quando você empresta algo não peça de volta. [6:29-30]
João Batista que está a ponto de morrer ainda está inseguro sobre Jesus. Ele envia dois de seus discípulos a Jesus que perguntam: "És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro?" Bem, se ele não tem certeza, como alguém pode ter? [7:19]
Jesus cura pessoas com "espíritos maus." [7:21]
Jesus remove sete demônios do corpo de Maria Madalena. [8:2]
Jesus dá a seus discípulos o "poder sobre todos os demônios." [9:1]
Havia várias opiniões sobre a identidade de Jesus. Alguns pensavam que ele era Elias ou um dos profetas; outros achavam que era João Batista ressuscitado. Com uma população tão crédula, não é de se surpreender que algumas pessoas depois, e provavelmente até acreditaram, terem visto o Cristo ressuscitado. [9:7-8]
Jesus prediz falsamente que alguns dos seus ouvintes viveriam para ver o reino de Deus. [9:27]
Epilepsia é causada por demônios. [9:39-42]
Os discípulos estão emocionados porque "até os demônios se sujeitam" a eles. Para estes Jesus responde, "Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões ... e nada vos fará dano algum." [10:17-19]
Jesus agradece a Deus porque só o ignorante e tolo o escutará. [10:21]
Pessoas mudas estão possuídas por demônios. [11:14]
Jesus diz que é impossível libertar-se de espíritos imundos. Se você conseguir despejar um, ele logo voltará com outros sete piores ainda, e você ficará pior do que estava antes. Então, aprenda a conviver com qualquer espírito imundo que o esteja possuindo atualmente. [11:24-26]
Jesus pensa que os olhos podem ser maus. [11:34]
Jesus chama de loucos os seus críticos, enquanto que, fazendo isto, pelos seus próprios padrões [Mt 5:22], é merecedor do "fogo do inferno." [11:40]
"porque o que entre os homens é elevado (amor, sabedoria, honestidade, coragem, etc.) perante Deus é abominação." [16:15]
Jesus acredita na história da arca de Noé. Eu acho que você também deveria. [17:27]
Jesus, além da história de Noé, também acredita na história da destruição de Sodoma. Ele diz, "Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar ... Lembrai-vos da mulher de Ló." Isto nos diz sobre o conhecimento de Jesus sobre ciência e história, e seu senso de justiça. [17:29-32]
Pessoas ricas não podem ir para o céu. "Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus." [18:25]
Pessoas mortas não têm nenhum Deus. [20:38]
Jesus diz que todo mundo odiará os cristãos, e alguns serão mortos, contudo nenhum cristão será prejudicado de qualquer forma. [21:16-18]
"E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas." [21:25]
Jesus fala para o bom ladrão: "hoje estarás comigo no Paraíso." [23:43]
Quando Maria Madalena e outras mulheres deram conta da ressurreição de Jesus para os apóstolos, as palavras delas pareciam a eles como "desvarios", e eles não acreditaram. [24:11]
Dois dos discípulos de Jesus não o reconheceram depois da suposta ressurreição. Talvez seja porque a pessoa que eles viram não era Jesus. [24:16]