Espinosa identificava o Divino com a Natureza, fundamentava a Ética na Geometria, lançou os fundamentos da crítica racional da Bíblia, pregou a tolerância entre as religiões e defendeu a separação entre Religião e Estado. Algums mestres budistas japoneses o consideram uma espécie de Buda do Ocidente.
Update:Para Luke I : Muito judiciosa sua observação! Rotular Espinosa de comunista é, no mínimo, um grosseiro anacronismo.
Para Nirvana: interessantíssima sua comparação de Espinosa com Nagarjuna! Isso merece, no mínimo, uma tese de Mestrado em Filosofia!
Update 3:Para Luke I : Muito judiciosa sua observação! Rotular Espinosa de comunista é, no mínimo, um grosseiro anacronismo.
Para Nirvana: interessantíssima sua comparação de Espinosa com Nagarjuna! Isso merece, no mínimo, uma tese de Mestrado em Filosofia!
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A filosofia de Espinosa se aproxima da ontologia de Nagarjuna:
"'Tudo existe': Isso é um extremo.
"Tudo não existe". Isso é um segundo extremo.
Evitando esses dois extremos, o Tathagata ensina o Dhamma através do [caminho] meio ".
Olá tubalcaim
Eu pensava que o pensador ocidental que mais tinha se aproximado do budismo era o místico cristão Meister Eckart, mas é bom saber que Espinosa também é considerado como um buda por alguns mestres budistas.
@ Agradeço pelos esclarecimentos sobre Meister Eckart
Eu gosto. Aprecio muito a filosofia de Espinosa. Muito embora ele tenha sido atacado por judeus e cristãos durante sua vida e até mesmo vários anos após suas morte o reconhecimento à filosofia espinosiana apenas começou como o Idealismo alemão, que deram uma boa interpretação ao conceito da substância espinosiana.
E a critica que ele desenvolveu sobre a Bíblia foi interessante mesmo. Espinosa analisou criticamente todo o conteúdo da Bíblia a fim de demonstrar que o que ela ensina concerne à vida prática e ao exercício da virtude, mas de modo algum à Verdade.
É possível traçar alguns paralelos entre o budismo e Espinosa. Espinosa não aceitava a tese da criação do mundo e do homem como modelo de um criador ou um ser divino, pois afirmava que isso era transferir as imperfeições humanas para a esfera do divino, e nisso é pode ser comparado a indiferença budista com relação às metafísicas criacionistas.
Gautama, o Buda Sakhyamuni, atingiu a iluminação pois buscou a verdade por si mesmo e não apenas aceitou como verdades prontas o que a religião de sua cultura, o Hinduísmo, apregoava. Mesmo negando teses e antíteses ao mesmo tempo Sakkhyamuni não transformou o hinduísmo em uma "religião falsa" para validar o Caminho que ele nos propôs. Foi o mesmo que Espinosa fez. Ele não refutou e nem procurou refutar o que o Judaísmo afirma, ele apenas descobriu um caminho por si mesmo. Então é possível sim afirmar com justa razão que Espinosa teria sido um "buda ocidental"
De maneira alguma seria anacronismo comparar a filosofia política do Tratado e vida de Espinosa a um indireto comunismo, mesmo que a comparação seja apenas hipotética, uma vez que os próprios essênios do tempo de José, pai de Jesus, viviam num Comunismo Primitivo (gestão dos bens comuns,por favor). É diferente de dizer que ele foi socialista ou soviete.
E obviamente não leu a Chauí o sujeito que critica a leitura dela (uma tese de 999 páginas, e alguns outros livros e artigos) como corruptora de Espinosa. Aliás, provavelmente não leu ambos. Chauí é extremamente didática e sóbria em sua leitura de Espinosa.
Eu também gosto, e não sabia existe essa afinidade entre o pensamento de Espinosa e o pensamento budista. O problema é que no Brasil a filosofia de Espinosa está sendo vulgarizado pela filosofa Marilena Chaui, que identifica o pensamento de Espinosa ao comunismo.
Dê a César o que é de César também lhe agradou. Garoto esperto!
Eu, na verdade eu gosto de Toda a Filosofia até mesmo a Medieval :D
Paz e Conhecimento!