Também conhecida como Canastra Argentina, Chilena ou Uruguaia, é uma variante do Buraco Bossa Nova. As diferenças são as seguintes:
1) as seqüências só podem ser feitas do quatro para cima. O Ás só vale depois do Rei;
2) os três não entram no jogo normal. Os três vermelhos são colocados sobre a mesa, à direita do jogador, que deverá comprar outra carta para substituí-lo. Cada três vermelho contará 100 pontos para o jogador ou para a dupla, desde que tenha pelo menos uma canastra. Se não conseguiur fazer canastra, o jogador ou a dupla perderá 100 pontos para cada três vermelhos à sua frente;
3) os três pretos só valem para descarte. São chamados "tranca" e, quando descartados, o jogador seguinte não poderá comprar o bagaço;
4) o bagaço, que deverá ficar empilhado, com apenas a carta superior visível, só poderá ser comprado se o jogador puder utilizar a carta de cima, descendo imediatamente um jogo feito com essa carta e duas da própria mão, uma das quais poderá ser um curinga. Exemplo: a carta de cima do bagaço é um seis. O jogador, para comprar a mesa, deverá descer três seis (utilizando pelo menos duas cartas de sua mão), ou dois seis e um curinga, ou uma seqüência em que entre o seis, com ou sem curinga. O importante é que o jogador terá de utilizar pelo menos duas cartas de sua mão. Só após justificar a compra, descendo esse jogo, é que as outras cartas poderão ser incorporadas. O jogador poderá escolher se deseja ou não descer outros jogos ou cartas;
5) o bagaço também poderá ser comprado, se a carta de cima for imediatamente colocada em seu jogo. Por exemplo: o jogador tem um jogo de 8 e o adversário que o antecede descarta um oito. Outra hipótese: o jogador tem uma seguida de 8-9-10 de Copas. Se o descarte de seu adversário for o 7 ou Valete de Copas, ele também poderá comprar o bagaço. Se o adversário descartar a Dama de Copas e o Valete de Copas estiver em sua mão, o jogador não poderá comprar o bagaço para encaixar o Valete e a Dama.
6) aualmente muitas variantes locais são usadas, dependendo do acordo entre os parceiros . Por ex: alguns jogadores combinam que quando um jogador bater, finalizando a partida, cada três preto na mão de alguem corresponde a 100 pontos negativos. Outros combinam que para bater é necessário ter ao menos uma canastra real, não necessariamente uma canastra limpa.
sugestão:
- jogar no maximo com 4 pessoas;
- usar 2 baralhos de 52 cartas;
- começar por aquele que tirar a maior carta no sorteio.
As cartas depois de embaralhadas de verão ser cortadas jogador a direita do carteador, uma a uma, em sentido horario, per fazendo uma total de 11 cartas para cada participante . depois o jogador que cortouo baralho deverá também distribuir, 2 montes de treze cartas, que são chamadas de "mortos".
Os 4 jogadores formarão 2 duplas. Adupla que terminar primeiro, pegará um dos mortos, cada morto pertence a uma dupla.
Se quem já pegou o morto tornar a bater terminará a partida.se a outra dupla não pegar o seu morto, deverá descontar de seus pontos, 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas eu tiver em mãos. é necessário ter pelo menos uma canastra para bater.
Objetivo: atingir primeiro 3000 pontos, se as duas duplas fizerem mais de 3000 pontos juntas, vencerá a que tiver a maior pontuação.
Cartas do mesmo valor:
- grupos de 3 a 8 cartas. O número mínimo de cartas são três, mas número maior de cartas pode ser descido ou outras serem acrescentadas no correr do jogo.
Seqüência:
- três ou mais cartas, ordenadas do mesmo naipe. Ex.: 4, 5 e 6 de Paus, 10, Valete e Dama de Copas (O Ás vale acima do Rei e abaixo do dois).
Curingas:
- além do curinga, em geral usado somente em jogo familiar, os dois também são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta. Exemplo : Dama-dois-Ás de Ouros; sete-sete-dois.
Batida:
- é acabar as cartas da mão, utilizando todas as onze (ou mais, se outras cartas foram sendo compradas da mesa antes de bater) cartas, formando combinações. Estas, chamadas jogos, podem ser postas na mesa parceladamente, à medida que forem sendo feitas pelo jogador.
Valor em pontos:
cada carta na mão - 10 pontos;
cada 3 vermelho (tendo canastra) - 100 pontos
cada 3 vermelho (sem canastra) - 100 pontos coletivos;
para quem não pegar o morto - 100 pontos negativos.
à sim, mto parecido com a modalidade de buraco conhecida como Buraco Bossa Nova.
1) as seqüências só podem ser feitas do quatro para cima. O Ãs só vale depois do Rei;
2) os três não entram no jogo normal. Os três vermelhos são colocados sobre a mesa, à direita do jogador, que deverá comprar outra carta para substituÃ-lo. Cada três vermelho contará 100 pontos para o jogador ou para a dupla, desde que tenha pelo menos uma canastra. Se não conseguiur fazer canastra, o jogador ou a dupla perderá 100 pontos para cada três vermelhos à sua frente;
3) os três pretos só valem para descarte. São chamados "tranca" e, quando descartados, o jogador seguinte não poderá comprar o bagaço;
Na tranca o 3 VERMELHO(3 de copas e 3 de ouros) pode ser utilizado apenas se for baixado sozinho, ele não pode ser utilizado em outros jogos. No final da partida, o jogador receberá 100 pontos por 3 vermelho baixado caso tenha feito uma canastra, ou perderá 100 pontos por 3 baixado caso não tenha uma canastra.
Na tranca você tem que descartar em cima da carta que o adversário jogou fora e você só pode pegar o lixo se tiver mais duas cartas para arriar. Aà pega todo o lixo.
Aqui em casa jogamos tranca com o coringa, se vc descartar o coringa o adversário não pode pegar.
Mas existem outras trancas, que não sei explicar, pois não as jogo há muito tempo.
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Também conhecida como Canastra Argentina, Chilena ou Uruguaia, é uma variante do Buraco Bossa Nova. As diferenças são as seguintes:
1) as seqüências só podem ser feitas do quatro para cima. O Ás só vale depois do Rei;
2) os três não entram no jogo normal. Os três vermelhos são colocados sobre a mesa, à direita do jogador, que deverá comprar outra carta para substituí-lo. Cada três vermelho contará 100 pontos para o jogador ou para a dupla, desde que tenha pelo menos uma canastra. Se não conseguiur fazer canastra, o jogador ou a dupla perderá 100 pontos para cada três vermelhos à sua frente;
3) os três pretos só valem para descarte. São chamados "tranca" e, quando descartados, o jogador seguinte não poderá comprar o bagaço;
4) o bagaço, que deverá ficar empilhado, com apenas a carta superior visível, só poderá ser comprado se o jogador puder utilizar a carta de cima, descendo imediatamente um jogo feito com essa carta e duas da própria mão, uma das quais poderá ser um curinga. Exemplo: a carta de cima do bagaço é um seis. O jogador, para comprar a mesa, deverá descer três seis (utilizando pelo menos duas cartas de sua mão), ou dois seis e um curinga, ou uma seqüência em que entre o seis, com ou sem curinga. O importante é que o jogador terá de utilizar pelo menos duas cartas de sua mão. Só após justificar a compra, descendo esse jogo, é que as outras cartas poderão ser incorporadas. O jogador poderá escolher se deseja ou não descer outros jogos ou cartas;
5) o bagaço também poderá ser comprado, se a carta de cima for imediatamente colocada em seu jogo. Por exemplo: o jogador tem um jogo de 8 e o adversário que o antecede descarta um oito. Outra hipótese: o jogador tem uma seguida de 8-9-10 de Copas. Se o descarte de seu adversário for o 7 ou Valete de Copas, ele também poderá comprar o bagaço. Se o adversário descartar a Dama de Copas e o Valete de Copas estiver em sua mão, o jogador não poderá comprar o bagaço para encaixar o Valete e a Dama.
6) aualmente muitas variantes locais são usadas, dependendo do acordo entre os parceiros . Por ex: alguns jogadores combinam que quando um jogador bater, finalizando a partida, cada três preto na mão de alguem corresponde a 100 pontos negativos. Outros combinam que para bater é necessário ter ao menos uma canastra real, não necessariamente uma canastra limpa.
sugestão:
- jogar no maximo com 4 pessoas;
- usar 2 baralhos de 52 cartas;
- começar por aquele que tirar a maior carta no sorteio.
As cartas depois de embaralhadas de verão ser cortadas jogador a direita do carteador, uma a uma, em sentido horario, per fazendo uma total de 11 cartas para cada participante . depois o jogador que cortouo baralho deverá também distribuir, 2 montes de treze cartas, que são chamadas de "mortos".
Os 4 jogadores formarão 2 duplas. Adupla que terminar primeiro, pegará um dos mortos, cada morto pertence a uma dupla.
Se quem já pegou o morto tornar a bater terminará a partida.se a outra dupla não pegar o seu morto, deverá descontar de seus pontos, 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas eu tiver em mãos. é necessário ter pelo menos uma canastra para bater.
Objetivo: atingir primeiro 3000 pontos, se as duas duplas fizerem mais de 3000 pontos juntas, vencerá a que tiver a maior pontuação.
Cartas do mesmo valor:
- grupos de 3 a 8 cartas. O número mínimo de cartas são três, mas número maior de cartas pode ser descido ou outras serem acrescentadas no correr do jogo.
Seqüência:
- três ou mais cartas, ordenadas do mesmo naipe. Ex.: 4, 5 e 6 de Paus, 10, Valete e Dama de Copas (O Ás vale acima do Rei e abaixo do dois).
Curingas:
- além do curinga, em geral usado somente em jogo familiar, os dois também são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta. Exemplo : Dama-dois-Ás de Ouros; sete-sete-dois.
Batida:
- é acabar as cartas da mão, utilizando todas as onze (ou mais, se outras cartas foram sendo compradas da mesa antes de bater) cartas, formando combinações. Estas, chamadas jogos, podem ser postas na mesa parceladamente, à medida que forem sendo feitas pelo jogador.
Valor em pontos:
cada carta na mão - 10 pontos;
cada 3 vermelho (tendo canastra) - 100 pontos
cada 3 vermelho (sem canastra) - 100 pontos coletivos;
para quem não pegar o morto - 100 pontos negativos.
Copag
à sim, mto parecido com a modalidade de buraco conhecida como Buraco Bossa Nova.
1) as seqüências só podem ser feitas do quatro para cima. O Ãs só vale depois do Rei;
2) os três não entram no jogo normal. Os três vermelhos são colocados sobre a mesa, à direita do jogador, que deverá comprar outra carta para substituÃ-lo. Cada três vermelho contará 100 pontos para o jogador ou para a dupla, desde que tenha pelo menos uma canastra. Se não conseguiur fazer canastra, o jogador ou a dupla perderá 100 pontos para cada três vermelhos à sua frente;
3) os três pretos só valem para descarte. São chamados "tranca" e, quando descartados, o jogador seguinte não poderá comprar o bagaço;
4) o bagaço, que deverá ficar empilhado, com apenas a carta superior visÃvel, só poderá ser comprado se o jogador puder utilizar a carta de cima, descendo imediatamente um jogo feito com essa carta e duas da própria mão, uma das quais poderá ser um curinga. Exemplo: a carta de cima do bagaço é um seis. O jogador, para comprar a mesa, deverá descer três seis (utilizando pelo menos duas cartas de sua mão), ou dois seis e um curinga, ou uma seqüência em que entre o seis, com ou sem curinga. O importante é que o jogador terá de utilizar pelo menos duas cartas de sua mão. Só após justificar a compra, descendo esse jogo, é que as outras cartas poderão ser incorporadas. O jogador poderá escolher se deseja ou não descer outros jogos ou cartas;
5) o bagaço também poderá ser comprado, se a carta de cima for imediatamente colocada em seu jogo. Por exemplo: o jogador tem um jogo de 8 e o adversário que o antecede descarta um oito. Outra hipótese: o jogador tem uma seguida de 8-9-10 de Copas. Se o descarte de seu adversário for o 7 ou Valete de Copas, ele também poderá comprar o bagaço. Se o adversário descartar a Dama de Copas e o Valete de Copas estiver em sua mão, o jogador não poderá comprar o bagaço para encaixar o Valete e a Dama.
6) aualmente muitas variantes locais são usadas, dependendo do acordo entre os parceiros . Por ex: alguns jogadores combinam que quando um jogador bater, finalizando a partida, cada três preto na mão de alguem corresponde a 100 pontos negativos. Outros combinam que para bater é necessário ter ao menos uma canastra real, não necessariamente uma canastra limpa.
sugestão:
- jogar no maximo com 4 pessoas;
- usar 2 baralhos de 52 cartas;
- começar por aquele que tirar a maior carta no sorteio.
As cartas depois de embaralhadas de verão ser cortadas jogador a direita do carteador, uma a uma, em sentido horario, per fazendo uma total de 11 cartas para cada participante . depois o jogador que cortouo baralho deverá também distribuir, 2 montes de treze cartas, que são chamadas de "mortos".
Os 4 jogadores formarão 2 duplas. Adupla que terminar primeiro, pegará um dos mortos, cada morto pertence a uma dupla.
Se quem já pegou o morto tornar a bater terminará a partida.se a outra dupla não pegar o seu morto, deverá descontar de seus pontos, 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas eu tiver em mãos. é necessário ter pelo menos uma canastra para bater.
Objetivo: atingir primeiro 3000 pontos, se as duas duplas fizerem mais de 3000 pontos juntas, vencerá a que tiver a maior pontuação.
espero ter te respondido!
Tranca
1) Pode trinca (lavadeira).
2) Não tem coringão (Joker).
3) Tem morto.
4) Pode bater com canastra suja.
Na tranca o 3 VERMELHO(3 de copas e 3 de ouros) pode ser utilizado apenas se for baixado sozinho, ele não pode ser utilizado em outros jogos. No final da partida, o jogador receberá 100 pontos por 3 vermelho baixado caso tenha feito uma canastra, ou perderá 100 pontos por 3 baixado caso não tenha uma canastra.
O 3 PRETO (3 de espadas e 3 de paus) não podem ser utilizados em jogos. ou seja, é uma carta q ñ serve p/ nada, ñ pode ser baixada ñ faz jogos.. simplismente vc joga no lixo...
O lixo é trancado... -para comprar o lixo, você precisa utilizar a carta que estiver no topo do lixo para baixar um jogo. Esta carta pode ser usada com cartas da sua mão ou diretamente em um jogo já baixado.
Mais informações click nesse link...
http://www.jogatina.com/rules/tranca
Espero q tenha ajudado.. bjosss
Na tranca você tem que descartar em cima da carta que o adversário jogou fora e você só pode pegar o lixo se tiver mais duas cartas para arriar. Aà pega todo o lixo.
Aqui em casa jogamos tranca com o coringa, se vc descartar o coringa o adversário não pode pegar.
Mas existem outras trancas, que não sei explicar, pois não as jogo há muito tempo.