A partida de Baseball é dividida em nove tempos chamados de entradas (innings) onde cada entrada tem duas partes. Na primeira parte o time da casa joga na defesa e o time visitante joga no ataque e na segunda parte os papéis se invertem. Não existe empate em um jogo de Baseball. No caso da partida estar empatada no final da nona entrada, são disputadas novas entradas até que, no final de uma delas, o jogo esteja desempatado.
OS JOGADORES
Cada time de Baseball é formado por nove jogadores sendo que, durante a defesa, eles estão distribuídos da seguinte forma: um arremessador (pitcher - P) no centro do diamante fazendo os lançamentos, um pegador (catcher - C) agachado atrás do prato da casa para receber estes lançamentos, um jogador “guardando” cada base (first, second e third baseman - 1B, 2B e 3B), um jogador que auxilia os guarda-bases chamado de entre-bases (shortstop - SS) e três jogadores chamados de jardineiros (right, center e left fielder - RF, CF e LF) na parte mais externa do campo. Inicialmente, quando o time está no ataque, ele só tem um jogador em campo que é o rebatedor (batter). Durante o desenrolar da partida, se este time estiver jogando bem, pode ter até quatro jogadores em campo simultaneamente, ou seja, o rebatedor e mais um corredor (runner) em cada uma das outras três bases.
OS JUIZES
Quatro juizes (umpires), cada um próximo a uma base, controlam o jogo decidindo quanto à conquista ou não da base pelo corredor. O juiz posicionado no prato da casa, atrás do pegador, é o principal juiz da partida e também tem a função de decidir se as bolas arremessadas são válidas. Alguns jogos amadores têm apenas um ou dois juizes mas os jogos mais importantes do campeonato chegam a ter seis deles, ficando estes dois juizes extras, atentos às jogadas na jardineira.
O ARREMESSO
O início da jogada no Baseball é um momento crítico. Como dito anteriormente, o objetivo do arremessador é tentar jogar a bola para o pegador sem que o rebatedor consiga acertá-la. Para isto, conforme o modo de segurar a bola e a maneira de movimentar o braço para o lançamento, o arremessador tem a possibilidade de imprimir à bola diversos tipos de “efeito” além de grande velocidade que, em certos casos, pode chegar a mais de 150 km/h.
Normalmente, o tipo de bola a ser lançada é previamente combinada entre o arremessador e o pegador para que este também não seja surpreendido. Isto é observado antes de cada jogada quando o pegador sugere, através de sinais, vários tipos de lançamento até que o lançador concorde com um deles.
Zona de strikePara o arremesso ser válido, entretanto, o rebatedor tem que ter a chance de acertar a bola. Para isto, ela tem que passar por um retângulo imaginário chamado zona de "strike" (strike zone) que fica imediatamente acima e com a mesma largura do prato da casa (43 cm) e com altura que vai do joelho à axila do rebatedor. O juiz confere a validade do lançamento e se o arremessador errar quatro vezes a zona de “strike” sem que o rebatedor tenha tentado ir na bola, este automaticamente ganha um passaporte (walk), que significa a conquista da primeira base sem maiores disputas. Cada arremesso errado destes é considerado não válido e é chamado de bola (ball). Se o rebatedor tentar acertar a bola, o arremesso é considerado válido (strike) mesmo que ela passe fora da zona de “strike”.
Outra jogada que dá ao rebatedor a conquista “grátis” da primeira base é no caso em que ele é atingido pelo lançamento. Neste caso, este prêmio é mais que merecido já que a bola é extremamente dura e, com a velocidade em que é lançada, provoca um impacto muito dolorido.
A REBATIDA
O objetivo da rebatida é o de colocar a bola em jogo de maneira que dê tempo ao próprio rebatedor de alcançar a primeira base e aos outros corredores, se for o caso, de alcançarem as próximas bases. A rebatida, entretanto, só é considerada válida se a bola tocar a área principal do campo - diamante ou jardineira.
O rebatedor deve estar bastante atento ao lançamento pois, como foi dito acima, a bola além de ser muito rápida vem com muito “veneno”. Sua principal dificuldade é que ele não pode tentar rebater todas as bolas pois cada tentativa é contada como arremesso válido e com três arremessos válidos ele é eliminado. Assim, o rebatedor tem que prever a trajetória da bola e só tentar rebater nos casos em que seja uma bola “fácil” ou que ela vá passar pela zona de “strike” já que, neste último caso, o lançamento será considerado como válido de qualquer maneira.
A rebatida para o alto, ou bola voadora (fly ball), também não é “uma boa” pois se qualquer jogador de defesa conseguir pegar a bola, antes dela tocar o chão, o rebatedor está automaticamente eliminado. Por outro lado, se a rebatida for alta e forte o suficiente para mandar a bola para o outro lado da cerca que limita a atuação dos jogadores (fence), o rebatedor acaba com qualquer possibilidade de defesa e faz o chamado “home run” que é a corrid
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A PARTIDA
A partida de Baseball é dividida em nove tempos chamados de entradas (innings) onde cada entrada tem duas partes. Na primeira parte o time da casa joga na defesa e o time visitante joga no ataque e na segunda parte os papéis se invertem. Não existe empate em um jogo de Baseball. No caso da partida estar empatada no final da nona entrada, são disputadas novas entradas até que, no final de uma delas, o jogo esteja desempatado.
OS JOGADORES
Cada time de Baseball é formado por nove jogadores sendo que, durante a defesa, eles estão distribuídos da seguinte forma: um arremessador (pitcher - P) no centro do diamante fazendo os lançamentos, um pegador (catcher - C) agachado atrás do prato da casa para receber estes lançamentos, um jogador “guardando” cada base (first, second e third baseman - 1B, 2B e 3B), um jogador que auxilia os guarda-bases chamado de entre-bases (shortstop - SS) e três jogadores chamados de jardineiros (right, center e left fielder - RF, CF e LF) na parte mais externa do campo. Inicialmente, quando o time está no ataque, ele só tem um jogador em campo que é o rebatedor (batter). Durante o desenrolar da partida, se este time estiver jogando bem, pode ter até quatro jogadores em campo simultaneamente, ou seja, o rebatedor e mais um corredor (runner) em cada uma das outras três bases.
OS JUIZES
Quatro juizes (umpires), cada um próximo a uma base, controlam o jogo decidindo quanto à conquista ou não da base pelo corredor. O juiz posicionado no prato da casa, atrás do pegador, é o principal juiz da partida e também tem a função de decidir se as bolas arremessadas são válidas. Alguns jogos amadores têm apenas um ou dois juizes mas os jogos mais importantes do campeonato chegam a ter seis deles, ficando estes dois juizes extras, atentos às jogadas na jardineira.
O ARREMESSO
O início da jogada no Baseball é um momento crítico. Como dito anteriormente, o objetivo do arremessador é tentar jogar a bola para o pegador sem que o rebatedor consiga acertá-la. Para isto, conforme o modo de segurar a bola e a maneira de movimentar o braço para o lançamento, o arremessador tem a possibilidade de imprimir à bola diversos tipos de “efeito” além de grande velocidade que, em certos casos, pode chegar a mais de 150 km/h.
Normalmente, o tipo de bola a ser lançada é previamente combinada entre o arremessador e o pegador para que este também não seja surpreendido. Isto é observado antes de cada jogada quando o pegador sugere, através de sinais, vários tipos de lançamento até que o lançador concorde com um deles.
Zona de strikePara o arremesso ser válido, entretanto, o rebatedor tem que ter a chance de acertar a bola. Para isto, ela tem que passar por um retângulo imaginário chamado zona de "strike" (strike zone) que fica imediatamente acima e com a mesma largura do prato da casa (43 cm) e com altura que vai do joelho à axila do rebatedor. O juiz confere a validade do lançamento e se o arremessador errar quatro vezes a zona de “strike” sem que o rebatedor tenha tentado ir na bola, este automaticamente ganha um passaporte (walk), que significa a conquista da primeira base sem maiores disputas. Cada arremesso errado destes é considerado não válido e é chamado de bola (ball). Se o rebatedor tentar acertar a bola, o arremesso é considerado válido (strike) mesmo que ela passe fora da zona de “strike”.
Outra jogada que dá ao rebatedor a conquista “grátis” da primeira base é no caso em que ele é atingido pelo lançamento. Neste caso, este prêmio é mais que merecido já que a bola é extremamente dura e, com a velocidade em que é lançada, provoca um impacto muito dolorido.
A REBATIDA
O objetivo da rebatida é o de colocar a bola em jogo de maneira que dê tempo ao próprio rebatedor de alcançar a primeira base e aos outros corredores, se for o caso, de alcançarem as próximas bases. A rebatida, entretanto, só é considerada válida se a bola tocar a área principal do campo - diamante ou jardineira.
O rebatedor deve estar bastante atento ao lançamento pois, como foi dito acima, a bola além de ser muito rápida vem com muito “veneno”. Sua principal dificuldade é que ele não pode tentar rebater todas as bolas pois cada tentativa é contada como arremesso válido e com três arremessos válidos ele é eliminado. Assim, o rebatedor tem que prever a trajetória da bola e só tentar rebater nos casos em que seja uma bola “fácil” ou que ela vá passar pela zona de “strike” já que, neste último caso, o lançamento será considerado como válido de qualquer maneira.
A rebatida para o alto, ou bola voadora (fly ball), também não é “uma boa” pois se qualquer jogador de defesa conseguir pegar a bola, antes dela tocar o chão, o rebatedor está automaticamente eliminado. Por outro lado, se a rebatida for alta e forte o suficiente para mandar a bola para o outro lado da cerca que limita a atuação dos jogadores (fence), o rebatedor acaba com qualquer possibilidade de defesa e faz o chamado “home run” que é a corrid
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