O objetivo do jogo é formar somas que dê 21 pontos ou que se aproxime com valor abaixo. Cada jogador sai com duas cartas, e ele vai pedindo mais conforme for somando até parar. As cartas Rei (K) Valete (J) e Dama (Q) valem 10 ponto. No caso se alguem chegar à 20 pontos e o adversário 22, quem fez 20 ganha. Se um chegar a 17 e outro 15, ganha quem fez 17.
Pife:
Joga-se com dois baralhos (104 cartas), podendo participar de duas a dez pessoas. Tira-se a sorte para determinar quem distribuirá as cartas. Ele terá também o direito de escolher onde quer se sentar. As distribuições seguintes caberão sucessivamente ao primeiro,jogador à sua esquerda, ao segundo etc. Tanto a distribuição como o jogo obedecem ao sentido horário, isto é, da esquerda para a direita.
O distribuidor embaralha e passa as cartas ao jogador da direita para cortar. O corte deve ser tal que uma das porções não fique com menos que cinco cartas.
Cada jogador receberá nove cartas, de três em três, fechadas, no sentido horário.
A sobra do baralho (maço) deve ser colocada ao lado do distribuidor, esperando a manifestação dos jogadores. Após as apostas, as cartas dos jogadores que não desejaram participar da rodada serão embaralhadas com essa sobra, dadas novamentre a cortar e postas sobre a mesa, em pilha, fechadas, para que os participantes possam "comprar ".
Objetivo - Compor combinações de três ou mais cartas, em trincas (três cartas do mesmo valor e de naipes diferentes) e seqüências (três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe). O Ás, nas seqüências, pode servir acima do Rei ou abaixo do Dois.
Nas trincas, os jogadores poderão agregar uma ou duas cartas do mesmo valor, desde que seja dobrada (do mesmo naipe). Exemplo: 5 de Copas, 5 de Paus, 5 de Ouros e outro 5 de Ouros ; ou Dama de Copas, Dama de Espadas, Dama de Paus, outra Dama de Copas e outra Dama de Espadas . Assim, cinco cartas do mesmo valor (sendo que duas dobradas) e uma seqüência de quatro cartas servem bara bater, com duas combinações, em vez de três.
Em alguns lugares quatro cartas dobradas (quatro doublés) ou três doublés e um jogo feito também servem para bater.
A ordem decrescente das cartas para as seqüências é a seguinte : Ás, Rei, Dama, Valete, 10 …………. Dois, Ás.
O jogo - Quem faz a a primeira compra no maço é o jogador seguinte ao distribuidor (à esquerda).
Após a compra, este jogador descarta uma carta, que dará início ao bagaço. O jogador seguinte poderá comprar do maço ou a última carta descartada no bagaço. A partida termina quando alguém formar combinações com as nove cartas. É importante dizer que, para bater, qualquer jogador poderá aproveitar o descarte de qualquer outro jogador, não sendo necessário ser de quem o antecede. Isto, em outras palavras, significa que só se pode comprar cartas "na mão", mas pode-se bater com "a louca".
Apostas - Cada jogador deve pagar para receber cartas ("pingo"). Conforme a qualidade de seu jogo poderá abandonar , acompanhar ou repicar, sempre na sua vez de falar . O valor das apostas deve ser combinado previamente.
Se algum jogador descer seus jogos, afirmando ter batido, e verificar-se que houve engano ("Jaguané"), deverá recolher as cartas, continuando no jogo, mas só poderá bater comprando do maço. Se algum outro jogador, pensando que a partida realmente terminou, jogar suas cartas fora, ficará fora do jogo e perderá o valor de sua aposta.
Se alguém ameaçar bater com uma carta de descarte e perceber que se enganou, também só poderá comprar do maço, se algum outro jogador tiver chamado a atenção para o fato. Esse tipo de engano chama-se "Rebate".
Dominó:
A forma mais comum de jogar o dominó no Brasil é entre duplas (4 jogadores 2x2), onde cada jogador recebe 7 peças.
O primeiro a jogar pode ser por duas regras:
* O que tem a pedra 6x6 (barata, carreta) sempre começa a partida.
* Quem sortear a peça mais alta antes de iniciar a primeira partida iniciará, as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador.
O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou trancar o jogo.
Quem baixar todas as peças ganha os pontos da soma de todas as peças que sobrarem na mão do adversário.
O jogo fica trancado quando não é mais possível baixar peças, geralmente quando as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este número na mão dos jogadores.
Quando o jogo fica trancado, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e leva a pontuação em peças na mão do adversário.
Geralmente uma disputa de dominó é feita em várias partidas consecutivas, onde a dupla que acumular 100 pontos primeiro é a vencedora.
Pife: use 2 baralhos sem coringas, distribua 9 cartas( de 3 em 3) p/ todos os participantes e vire a última carta p/ definir o coringa(carta acima e do mesmo naipe). O jogo segue a partir do participante a direita de quem dist. as cartas, comprando e descartando 1 carta de cada vez. O objetivo é formar 3 trincas que podem ser: 1-sequência do mesmo naipe; 2- Cartas iguais de naipes diferentes( diz-se bateu com as 9 - vala 1 ponto) e descarta a última carta. Também pode bater com as 10 (sem descarte - vale 2 pontos), aí seriam duas trincas e um jogo de 4 cartas que pode ser sequência do mesmo naipe ou 4 cartas iguais(neste caso obrigatóriamente 1 dos naipes tem que ser repetido). Durante o jogo é possível bater com o descarte de qualquer outro jogador desde que anunciado antes do jogador da vez comprar. Para marcar os pontos é simples, anota-se os nomes de todos os participantes e bonifica cada um com 10 pontos. A cada batida manten-se os pontos de quem bateu e diminui, 1 ponto com as nove e 2 pontos com as10, dos demais. Ganha o jogo quem ficar por último.
Answers & Comments
Verified answer
21:
O objetivo do jogo é formar somas que dê 21 pontos ou que se aproxime com valor abaixo. Cada jogador sai com duas cartas, e ele vai pedindo mais conforme for somando até parar. As cartas Rei (K) Valete (J) e Dama (Q) valem 10 ponto. No caso se alguem chegar à 20 pontos e o adversário 22, quem fez 20 ganha. Se um chegar a 17 e outro 15, ganha quem fez 17.
Pife:
Joga-se com dois baralhos (104 cartas), podendo participar de duas a dez pessoas. Tira-se a sorte para determinar quem distribuirá as cartas. Ele terá também o direito de escolher onde quer se sentar. As distribuições seguintes caberão sucessivamente ao primeiro,jogador à sua esquerda, ao segundo etc. Tanto a distribuição como o jogo obedecem ao sentido horário, isto é, da esquerda para a direita.
O distribuidor embaralha e passa as cartas ao jogador da direita para cortar. O corte deve ser tal que uma das porções não fique com menos que cinco cartas.
Cada jogador receberá nove cartas, de três em três, fechadas, no sentido horário.
A sobra do baralho (maço) deve ser colocada ao lado do distribuidor, esperando a manifestação dos jogadores. Após as apostas, as cartas dos jogadores que não desejaram participar da rodada serão embaralhadas com essa sobra, dadas novamentre a cortar e postas sobre a mesa, em pilha, fechadas, para que os participantes possam "comprar ".
Objetivo - Compor combinações de três ou mais cartas, em trincas (três cartas do mesmo valor e de naipes diferentes) e seqüências (três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe). O Ás, nas seqüências, pode servir acima do Rei ou abaixo do Dois.
Nas trincas, os jogadores poderão agregar uma ou duas cartas do mesmo valor, desde que seja dobrada (do mesmo naipe). Exemplo: 5 de Copas, 5 de Paus, 5 de Ouros e outro 5 de Ouros ; ou Dama de Copas, Dama de Espadas, Dama de Paus, outra Dama de Copas e outra Dama de Espadas . Assim, cinco cartas do mesmo valor (sendo que duas dobradas) e uma seqüência de quatro cartas servem bara bater, com duas combinações, em vez de três.
Em alguns lugares quatro cartas dobradas (quatro doublés) ou três doublés e um jogo feito também servem para bater.
A ordem decrescente das cartas para as seqüências é a seguinte : Ás, Rei, Dama, Valete, 10 …………. Dois, Ás.
O jogo - Quem faz a a primeira compra no maço é o jogador seguinte ao distribuidor (à esquerda).
Após a compra, este jogador descarta uma carta, que dará início ao bagaço. O jogador seguinte poderá comprar do maço ou a última carta descartada no bagaço. A partida termina quando alguém formar combinações com as nove cartas. É importante dizer que, para bater, qualquer jogador poderá aproveitar o descarte de qualquer outro jogador, não sendo necessário ser de quem o antecede. Isto, em outras palavras, significa que só se pode comprar cartas "na mão", mas pode-se bater com "a louca".
Apostas - Cada jogador deve pagar para receber cartas ("pingo"). Conforme a qualidade de seu jogo poderá abandonar , acompanhar ou repicar, sempre na sua vez de falar . O valor das apostas deve ser combinado previamente.
Se algum jogador descer seus jogos, afirmando ter batido, e verificar-se que houve engano ("Jaguané"), deverá recolher as cartas, continuando no jogo, mas só poderá bater comprando do maço. Se algum outro jogador, pensando que a partida realmente terminou, jogar suas cartas fora, ficará fora do jogo e perderá o valor de sua aposta.
Se alguém ameaçar bater com uma carta de descarte e perceber que se enganou, também só poderá comprar do maço, se algum outro jogador tiver chamado a atenção para o fato. Esse tipo de engano chama-se "Rebate".
Dominó:
A forma mais comum de jogar o dominó no Brasil é entre duplas (4 jogadores 2x2), onde cada jogador recebe 7 peças.
O primeiro a jogar pode ser por duas regras:
* O que tem a pedra 6x6 (barata, carreta) sempre começa a partida.
* Quem sortear a peça mais alta antes de iniciar a primeira partida iniciará, as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador.
O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou trancar o jogo.
Quem baixar todas as peças ganha os pontos da soma de todas as peças que sobrarem na mão do adversário.
O jogo fica trancado quando não é mais possível baixar peças, geralmente quando as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este número na mão dos jogadores.
Quando o jogo fica trancado, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e leva a pontuação em peças na mão do adversário.
Geralmente uma disputa de dominó é feita em várias partidas consecutivas, onde a dupla que acumular 100 pontos primeiro é a vencedora.
um dos jogadores pode parar o jogo pela metade?
E quando acaba as cartas do baralho e ninguém bateu?
Pife: use 2 baralhos sem coringas, distribua 9 cartas( de 3 em 3) p/ todos os participantes e vire a última carta p/ definir o coringa(carta acima e do mesmo naipe). O jogo segue a partir do participante a direita de quem dist. as cartas, comprando e descartando 1 carta de cada vez. O objetivo é formar 3 trincas que podem ser: 1-sequência do mesmo naipe; 2- Cartas iguais de naipes diferentes( diz-se bateu com as 9 - vala 1 ponto) e descarta a última carta. Também pode bater com as 10 (sem descarte - vale 2 pontos), aí seriam duas trincas e um jogo de 4 cartas que pode ser sequência do mesmo naipe ou 4 cartas iguais(neste caso obrigatóriamente 1 dos naipes tem que ser repetido). Durante o jogo é possível bater com o descarte de qualquer outro jogador desde que anunciado antes do jogador da vez comprar. Para marcar os pontos é simples, anota-se os nomes de todos os participantes e bonifica cada um com 10 pontos. A cada batida manten-se os pontos de quem bateu e diminui, 1 ponto com as nove e 2 pontos com as10, dos demais. Ganha o jogo quem ficar por último.
Divirta-se.