Perdoem a minha pequena ignorância, mas me falam sempre que são os mesmos instrumentos. Gostaria de saber se sanfona e acordeão se referem ao mesmo instrumento ou se há alguma diferença.
Sem ofensas! Obrigada!
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Dani, o vocábulo "sanfona", no Brasil, é por vezes pronunciada acordeón (porquê na sotaque castelhana).
Na região Nordeste também recebe o nome de sanfona, embora este termo designe originalmente um instrumento músico de cordas muito tensas, similar à rabeca.
O concertina é um instrumento músico aerófono constituído por um fole, um diapasão e duas caixas harmônicas de madeira.
O acordeão é um instrumento musical aerófono composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmônicas de madeira.
O primeiro acordeão que chegou ao Brasil era chamado de concertina (acordeão cromático de botão com 120 baixos). O acordeão tornou-se popular principalmente no nordeste, centro–oeste e sul do Brasil.
Os primeiros gêneros (fado, valsa, polca, bugiu, caijun etc.) retratavam o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis.
Porém, no Nordeste, desde o início do século XX, mais precisamente com a construção da malha ferroviária brasileira pelos ingleses, deu-se início a um novo ritmo, o forró, característico do nordeste brasileiro, no qual um dos principais instrumentos musicais é o acordeão.
No Rio Grande do Sul, o acordeão é mais conhecido como gaita, e a gaita-ponto (acordeão diatônico) também é conhecido como gaita-botoneira, gaita de botão ou simplesmente botoneira.
No sul, especialmente no Rio Grande do Sul, devido ao fato de sua música tradicionalista, ter a gaita como majestade e rainha dos bailes, o instrumento ficou muito conhecido, logo, grandes nomes surgiram, que também foram precursores da música gaúcha, como Adelar Bertussi, Albino Manique, Edson Dutra, Porca Véia dentre outros
O som do concertina é criado forçando o ar do fole por entre duas palhetas(localizadas no chamado forte, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de pacto com a pausa entre elas(quando mais distantes, mais grave o som).
Quanto mais poderoso o ar é forçado, mais cocuruto é o som. O ar é proveniente do fole, que é desobstruído ou fechado com o auxílio do braço esquerdo. A maioria dos acordeões tem quatro registros, que são diferentes oitavas para uma mesma tecla.
Portanto, em um harmónica de 4 registros com o registro rabino pressionado, ao tocar um Dó, na verdade são tocados: 2 Dós na oitava que pressionou, um Dó uma oitava supra e um Dó na oitava subalterno, e isso é responsável pelo som único do sanfona.
O primeiro sanfona que chegou ao Brasil era chamado de concertina (sanfona cromático de botão com 120 baixos). O concertina tornou-se popular principalmente no nordeste, núcleo?oeste e sul do Brasil.
Os primeiros gêneros (fado, valsa, polca, bugiu, caijun etc.) retratavam o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis. Porém, no Nordeste, desde o início do século XX, mais precisamente com a construção da malha ferroviária brasileira pelos ingleses, deu-se início a um novo ritmo, o forró, característico do nordeste brasílico, no qual um dos principais instrumentos musicais é o harmónica.
No Rio Grande do Sul, o concertina é mais divulgado porquê gaita, e a gaita-ponto (harmónica diatônico) também é espargido porquê gaita-botoneira, gaita de botão ou simplesmente botoneira
Na verdade são nomes diferentes para um instrumento igual, alguma variação de som existe entre eles.
O instrumento é simplismente o mesmo! O nome só muda de região pra região.
Ex: no nordeste é conhecido como acordeão, em outras localidades sanfona, mas são o mesmo instrumento.
O acordeão (português europeu) ou acordeón (em castelhano), por vezes também chamado de sanfona[1] ou ainda gaita[2] é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmónicas de madeira.
A sanfona ou viola de roda é um instrumento musical de corda friccionada (cordofone). O que a torna caracterÃstica, do ponto de vista sonoro, é o fato de se parecer com um violino com bordões e por ser capaz de produzir um zumbido usado ritmicamente por médio de uma corda apoiada numa ponte móvel (cão), e fisicamente, pelas cordas serem friccionadas por uma roda com resina, por intermédio de uma manivela, e pela melodia ser criada através de um teclado.