Eu pra mim esse verso tem 7 sílabas. Seria um heptassílabo?
Contemos, então: Pus / meu / so / nho / num / na / vi-o
Devemos observar o seguinte: a regra para contagem métrica manda contar até a última sÃlaba forte, que é vi. Mesmo se não dividÃssemos o / vio / em duas sÃlabas, terÃamos sete sÃlabas. Fizemos a divisão concordando com a maioria dos gramáticos (última a ser contada: vi). Assim, temos aqui um heptassÃlabo, portanto um verso de sete sÃlabas.
No tempo de Camões (Era Clássica), esta contagem ( 07 sÃlabas métricas) seria a redondilha maior, dentro do conjunto de regras da nova métrica, trazida por Sá de Miranda da Itália. Está é a métrica mais usada pelos improvisadores de viola e pelos cordelistas do Nordeste. Os emboladores, por exemplo, preferem outro verso, o de dez sÃlabas. Apesar de ter sido muito usado também pelos nossos poetas do Romantismo, no sertão das violas de peleja também predomina o verso heptassÃlabo. Veja Patativa do Assaré e outros próximos, viu? Parece que o sertão brasileiro preservou melhor essa herança trovadoresca portuguesa. Bom...por enquanto é isso que lhe respondo. Espero estar ajudando nesse seu problema métrico. Caso precise se aprofundar, estou citando de memória duas fontes abaixo. Boa sorte!
pus-meu-son-honum-na-vio 6 sÃlabas
Copyright © 2024 QUIZLS.COM - All rights reserved.
Answers & Comments
Verified answer
Eu pra mim esse verso tem 7 sílabas. Seria um heptassílabo?
Contemos, então: Pus / meu / so / nho / num / na / vi-o
Devemos observar o seguinte: a regra para contagem métrica manda contar até a última sÃlaba forte, que é vi. Mesmo se não dividÃssemos o / vio / em duas sÃlabas, terÃamos sete sÃlabas. Fizemos a divisão concordando com a maioria dos gramáticos (última a ser contada: vi). Assim, temos aqui um heptassÃlabo, portanto um verso de sete sÃlabas.
No tempo de Camões (Era Clássica), esta contagem ( 07 sÃlabas métricas) seria a redondilha maior, dentro do conjunto de regras da nova métrica, trazida por Sá de Miranda da Itália. Está é a métrica mais usada pelos improvisadores de viola e pelos cordelistas do Nordeste. Os emboladores, por exemplo, preferem outro verso, o de dez sÃlabas. Apesar de ter sido muito usado também pelos nossos poetas do Romantismo, no sertão das violas de peleja também predomina o verso heptassÃlabo. Veja Patativa do Assaré e outros próximos, viu? Parece que o sertão brasileiro preservou melhor essa herança trovadoresca portuguesa. Bom...por enquanto é isso que lhe respondo. Espero estar ajudando nesse seu problema métrico. Caso precise se aprofundar, estou citando de memória duas fontes abaixo. Boa sorte!
pus-meu-son-honum-na-vio 6 sÃlabas