Bruta sacudidela nas artes nacionais! [...] é indiscutível que jamais reviravolta de arte movimentou e apaixonou e enlouqueceu mais a monotonia brasileira que o chamado Futurismo. Enchente de tintas, vulcões de lama, saraivada de calúnias. Muito riso e pouco siso. De ambas as partes.”
Mário de Andrade. IN A. Medina Rodrigues e outros. Op. cit.
1. Como é possível interpretar os escândalos provocados pelos “festivais” que ocorreram ao longo da Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922? Utilize elementos do texto lido para justificar sua resposta.
2. Por que Mário de Andrade usa o termo “Futurismo”, para caracterizar a revolução artística provocada pela Semana de Arte Moderna?
3. Qual é a influência das Vanguardas Européias na realização da Semana de Arte Moderna de 1922?
4. Por quais razões a Semana de Arte Moderna, marco de nossa revolução modernista, aconteceu em São Paulo, e não no Rio de Janeiro, na ocasião nossa capital política e cultural?
5. Que elementos modernista é possível perceber na linguagem utilizada por Mário de Andrade, no fragmento lido?
Copyright © 2024 QUIZLS.COM - All rights reserved.
Answers & Comments
Verified answer
1) Tudo o que é novo causa resistência nos saudosistas. A semana de arte moderna chegou para inovar as artes brasileira presaa modelos antigos em termos de literatura. Isto se judtifica nas seguintes palavras de Mario de Andrade:
Bruta sacudidela nas artes nacionais!
Enchente de tintas, vulcões de lama, saraivada de calúnias.
2)Ele denominou Futurismo haja vista que a partir da semana de arte moderna nasceria um novo estilo literário, o Modernismo.
3) As vanguardas europeias estavam à frente do Brasil em termos de Literatura. O Brasil se mantinha preso a estilos literários já ultrapassados na Europa. A nova intelectualidade brasileira dos anos 10-20 viu-se em um momento de necessidade de abandono dos antigos ideais estéticos do século XIX ainda em moda no país. Havia algumas notícias sobre as experiências estéticas que ocorriam na Europa no momento, mas ainda não se tinha certeza do que estava acontecendo e quais seriam os rumos a se tomar.
O principal foco de descontentamento com a ordem estética estabelecida se dava no campo da literatura (e da poesia, em especial). Exemplares do Futurismo italiano chegavam ao país e começavam a influenciar alguns escritores, como Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida.
Essa influência germinou e impulsionou a realização da semana de arte moderna.
4)Segundo Oswald de Andrade, o Rio de Janeiro estava muito atrasado em relação a São Paulo. São Paulo era há muito batido por todos os ventos da cultura. Não só a economia cafeeira promovia os recursos, mas a indústria, com sua ansiedade do novo, sua estimulação do progresso, fazia com que a competição invadisse todos os campos de atividade. "Desde ginasiano eu me habituava a frequentar uma grande livraria na Rua XV de Novembro. A casa Garraux, onde o editor José Olympio iniciou a sua carreira. Aí se encontravam todas as novidades da Europa."
5)sacudidela - Enchente de tintas - vulcões de lama