A máxima: Só na caridade há salvação é contraditória por si mesma.
Se tenho sucessivas vidas para evoluir, para me aprimorar, vou ser salvo de que?
O pecado é um conceito bíblico porém os espíritas não crêem na bíblia, e ela revela o pecado por causa da lei, se não creio na bíblia, não tenho lei para seguir, ou seja, não tenho que ser salvo.
Então porque praticar a caridade para salvação, não seria melhor para a evolução?
Aos espíritas que venham a responder, eu quero saber exatamente isso, vou praticar a caridade para obter que salvação? Ser salvo de que? Eu posso muito bem entender essas coisas em uma vida, não preciso reencarnar para ter de entender isso em outra vida.
Outra, vocês estão dizendo acreditar na bíblia, mas negam diversas passagens que estão escritas nela, exemplo: a existência do pecado, a existência de um Deus pessoal, que Jesus ressuscitou e não reencarnou, etc. Não adianta acreditar apenas nas passagens que justificam a existência do espiritismo e negar as outras que o negam.
Além disso dizem não ter dogmas, mas não aceitam ser questionados sobre a reencarnação e a consulta aos espíritos de mortos, pois quem não acredita nisso ainda não evoluiu, precisa reencarnar, precisa estudar e abrir a mente, ou seja, dão as mesmas desculpas de outras religiões que defendem seus dogmas.
Procuro ter aqui um debate sadio.
Obrigada!
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É verdade Eliane, o espiritismo é muito contraditório.
E o que você falou tem todo sentido. Na bíblia tem escrito que Jesus Ressuscitou com todas as letras e não reencarnou.
Se você não acredita na ressurreição de Jesus, você não tem parte com o mesmo. Como você quer encontrar com o ressuscitado se não crê nele.
Fazer o bem é muito importante sim. Mas não é o suficiente. Jesus disse : " Aquele que crê em mim terá a vida eterna". Veja que música linda : e assista pelo link no youTube. Vale a pena ver o vídeo
" A vida pra quem acredita, não é passageira ilusão,
e a morte se torna bendita, porque é nossa libertação.
Nós cremos na vida eterna, e na feliz ressurreição, quando,
de volta à casa paterna, com o Pai os filhos se encontrarão."
"Todo aquele que crê em mim um dia ressurgirá.
E comigo, então, se assentará à mesa do banquete de meu Pai!
Aos justos reunidos neste dia o Cristo, então, dirá:
Oh! venham gozar as alegrias que meu Pai lhes preparou."
https://www.youtube.com/watch?v=0h8zuGtVtG8
Abraço. :)
Eliane, antes do advento do espiritismo e mesmo do protestantismo, existia um entendimento de que Fora da Igreja não haveria salvação, ou seja qualquer pessoa que não fosse ligada a Igreja na epoca estaria fora da possibilidade de ser salva.
Alan Kardec questionou este conceito
A este questionamento a resposta foi:
"Enquanto a máxima: Fora da caridade não há salvação apóia-se num princÃpio universal, abrindo a todos os filhos de Deus o acesso à felicidade suprema, o dogma: Fora da Igreja não há salvação apóia-se, não na fé fundamental em Deus e na imortalidade da alma, fé comum a todas as religiões, mas na fé especial em dogmas particular."
Fora da caridade não há salvação é a conseqüência do princÃpio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência. Tendo-se esta máxima por regra, todos os homens são irmãos, e seja qual for a sua maneira de adorar o Criador, eles se dão à s mãos e oram uns pelos outros. Com o dogma: Fora da Igreja não há salvação, anatematizam-se e perseguem-se mutuamente, vivendo como inimigos. Ã, portanto, exclusivista e absoluto. Em vez de unir os filhos de Deus, divide-os.
Salvação:
Jesus é um salvador no sentido de que ele veio mostrar e exemplificar o amor, caminho que devemos seguir para a conquista da paz e da felicidade. Essa conquista é resultado de nossas obras: quanto mais orgulhosos e egoÃstas, mais longe estaremos da meta; quanto mais benevolentes e caridosos, mais nos aproximaremos do Mestre. Se ser seguidor de Jesus fosse o único caminho para a salvação, o que seria dos bilhões de seres que habitam e habitaram o Oriente, onde o Cristianismo é apenas pequena fração religiosa?
As vidas sucessivas (reencarnações) conduzem à lógica de que em cada etapa, em cada encarnação, evolui-se, gradativamente, até atingir a perfeição relativa. Assim, salvação é sinônimo de evolução: o espÃrito só evolui à medida que aprende a amar ao próximo, minorando suas dores e praticando a caridade.
A salvação segundo o Espiritismo é a salvação de nós mesmos, de nossas imperfeições morais. à a superação dos vÃcios e defeitos, substituÃdo-os por virtudes e qualidades. Cada passo dado nesse sentido aproxima-nos mais de Deus e nos faz ficar mais próximos da felicidade. A “conquista do céu” é a consciência reta e o bem agir.
Realmente não temos dogmas e questionamentos são sempre bem vindos, desde que sejam feitos de forma cordial e respeitosa. (se você acompanha o Y&R,não pode dizer que os questionamentos do Inimigo Kardecista, por exemplo, sejam algo além de ataque e desrespeito em sua forma, diferente do seu questionamento atual )
Tem muita gente aqui afirmando sua idéia, seu entendimento como se do espiritismo fosse, e quer debater a partir deste principio
Nunca um espÃrita diria que quem não acredita no que acreditamos é menos evoluÃdo,(este é um exemplo de afirmação que vi nossos amigos evangélicos fazendo mas nunca um espÃrita), até porque não acreditamos que a evolução seja resultante de crença e sim de auto burilamento, exercÃcio do bem e respeito ao próximo..
Sempre um espÃrita dirá que devemos estudar, buscar entender com a maior profundidade possÃvel o que Jesus tantas vezes disse em sentido figurado, se necessário indo até as fontes, porque se somos responsáveis por nossa "salvação', nossos atos são sempre de nossa responsabilidade, não desculpando você dizer que agiu desta forma porque o entendimento que foi passado por você foi este. Você que sabe onde esta a fonte tem a obrigação ode beber nela e dela extrair sua consciência ,que guiará seus atos.
Olá
Se você não sente necessidade de questionar o que te passaram desde a infância.
Se você se sente plenamente realizada onde se encontra.
Então você não tem que se preocupar com o que os outros pensam.
Segure na mão de Deus e vá.
Todos irão, crendo ou descrendo.
Não julgueis para aonde irão, não nos cabe o julgamento.
Isto basta.
Leia com atenção a didática resposta de LÃRIO! Ela esgotou o assunto.
Provavelmente você achou confuso o Espiritismo porque não se aprofundou no assunto. Medite sobre esses ensinamentos:
“O Espiritismo se dirige aos que não crêem ou que duvidam, e não aos que têm fé e a quem essa fé é suficiente; ele não diz a ninguém que renuncie à s suas crenças para adotar as nossas, e nisto é consequente com os princÃpios de tolerância e de liberdade de consciência que professa.” (Allan Kardec).
“ Por outro lado, o Espiritismo não dobra as inteligências sobre seu jugo; não manda uma crença cega; ele quer que a fé se apóie sobre a compreensão; […] Ele deixa, pois, a cada um uma inteira liberdade de exame, em virtude deste princÃpio, de que a verdade sendo una, deve, cedo ou tarde, se impor sobre o que é falso, e que um princÃpio fundado sobre o erro cai pela força das coisas. […]” (Allan Kardec)
“Nunca quis mudar a religião de ninguém, porque, positivamente, não acredito que a religião “a” seja melhor que a religião “b”... Nas origens de toda religião cristã está o Pensamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Basta seguir o Evangelho... Se Allan Kardec tivesse escrito que 'fora do Espiritismo não há salvação', eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu 'Fora da Caridade', ou seja, fora do Amor não há salvação.” (Chico Xavier)
Como bem disse LÃrio, a salvação pela caridade foi uma expressão usada em oposição a salvação pela fé. Pois entende a doutrina espÃrita que independentemente de crença ou descrença, prevalece a justiça divina, segundo a qual, "a cada uma será dado de acordo com suas obras". Isso significa que somos os únicos responsáveis pelo nosso destino.
Somente, através das reencarnações sucessivas poderemos conquistar, com nosso esforço, a evolução moral e intelectual preconizada por Jesus, quando disse: "sede vós perfeitos como perfeito é o vosso pai celestial".
Simplificando, podemos dizer, por analogia, que a salvação significa que estamos livres da necessidade de reencarnar para evoluir espiritualmente. E é oportuno também esclarecer que para a doutrina espÃrita, a caridade pura é a materialização do amor ao próximo, mandamento maior do mestre Jesus e cristalização da evolução do espÃrito imortal. à dar sem nada esperar em troca.
Pense nisso!
Eliane, irmã querida... Para entender ou debater sobre algum assunto, primeiro você terá que estuda-lo, informar-se sobre tal e depois opinar !!!
Na primeira linha do teu texto você já cometeu um erro enorme, pois a nossa máxima correta é:
FORA DA CARIDADE NÃO HÃ SALVAÃÃO.
Perdoe se eu estiver sendo injusto, mas lendo o teu texto, a minha impressão pessoal foi a de que, você quis simplesmente criticar a nossa Doutrina EspÃrita sem conhece-la.
De qualquer forma, acima a LÃRIO já lhe deu uma resposta bastante esclarecedora.
Um fraternal abraço.
..
Nós CRISTÃOS que seguimos os ensinamentos e as exemplificações do Mestre JESUS, à luz da razão, NÃO devemos dar pérolas aos porcos !!!
"Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão.” (Mateus, Cap. 7, v. 6)
O próprio Jesus foi citado por seus inimigos de ser possuÃdo por demônios, por falar de uma doutrina contrária aos valores vigentes.
LUCAS, Cap. 11, vs. 15 a 20
MATEUS, Cap. 09, v. 34
MATEUS, Cap. 11, v. 18
MARCOS, Cap. 3, v. 22
Contudo suas obras evidenciaram sua grandeza. O fruto da Doutrina EspÃrita é evidenciado pelas suas boas obras. A maior e mais importante obra do Espiritismo é transformação da criatura através do estÃmulo ao autoconhecimento, retirando o homem do estado de ignorância em que se encontra, instruindo-o ao nÃvel da luz.
"Como acreditar, de fato, que Deus somente permita ao EspÃrito do mal se manifestar para nos perder, sem nos dar, por contrapeso, os conselhos dos bons EspÃritos? Se Ele não o pode impedir, é impotente; se o pode e não o faz, é incompatÃvel com sua bondade; qualquer destas suposições seria uma blasfêmia. Notai que admitir a comunicação dos maus EspÃritos é reconhecer em princÃpio as manifestações; portanto, a partir do momento que elas existem, isso somente pode acontecer com a permissão de Deus; como acreditar sem impiedade que Ele permita o mal com a exclusão do bem? Semelhante doutrina seria contrária à s mais simples noções do bom senso e da religião. (ALLAN KARDEC)