O barroco, que dominou a arte européia no século XVII, não é um estilo excessivamente florido, como diz a cultura popular. Para um historiador de arte, o barroco tem uma conotação de movimento vigoroso, intensidade emocional e um senso de equilíbrio. Já o rococó floresceu no século XVIII, após o período barroco.
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O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o neoclassicismo. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitectura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero.
A expressão "época das Luzes" é, talvez, a que mais frequentemente se associa ao século XVIII. Século de paz relativa na Europa, marcado pela Revolução Americana em 1776 e pela Revolução Francesa em 1789. No âmbito da história das formas e expressões artísticas, o Século das Luzes começou ainda sob o signo do Barroco. Quando terminou, a gramática estilística do Neoclassicismo dominava a criação dos artistas. Entre ambos, existiu o Rococó. Na ourivesaria, no mobiliário, na pintura ou na decoração dos interiores dos hoteis parisienses da aristocracia, encontram-se os elementos que caracterizam o Rococó: as linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais.
O Rococó é também conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com o século XVIII. Em Portugal aparece na numismática a cerca de 1726 e prolongou-se até 1790 nos principais domínios artísticos. Na corte e no Sul do país desaparece mais cedo, dando lugar ao neoclassicismo. É nas províncias do Norte, particularmente Noroeste, que se encontra a versão mais original do partimónio artístico rococó metropolitano, graças à talha dourada de formas «gordas» de certas igrejas do Porto, Braga, Guimarães, etc., executada por notáveis artistas na segunda metade do século XVIII (Fr. José António dos Santos Vilaça, Francisco Pereira Campanhã, etc.) e na escultura ganítica, que decora numerosos edifícios religiosos e profanos na área: igreja da Ordem Terceira do Carmo (1758-68) por José Figueiredo Seixas, Capela do Terço (1756-75); em Viana do Castelo, a capela dos Malheiros Reimões, etc.
Os pintores mais representativos foram François Boucher, Antoine Watteau e Jean-Honoré Fragonard
No Brasil o estilo revelou-se tardiamente, pois já no início do século XIX, na escultura de madeira e de «pedra-sabão», na pintura mural e na arquitectura, com José Pereira Arouca, Francisco Xavier de Brito, Manuel da Costa Ataíde e António Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Tem como principais características:
*Cores claras
*Tons pastéis e douramento
*Representação da vida profana da aristocracia
*Representação de Alegorias
*Estilo decorativo
DIFERENÇAS ENTRE OROCOCÓ E O BARROCO
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O Rococó é um estilo artístico que nasceu na França no ano de 1700, espalhando-se pela Europa no século XVIII.
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É considerado uma espécie de continuação um pouco modificada da arte barroca.
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Todavia, diferencia-se do Barroco principalmente pela leveza e delicadeza com que seexprime, oferecendo menos exuberância e vigor.
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Ao contrário do Barroco, que se prendia fortemente à figura religiosa, a temática doRococó mostra preferencialmente uma vida de divertimento, que levou uma parte dacrítica a classificá-lo de pintura fútil.
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No caso da França, a vida da corte era objeto comum da arte rococó, tratada de maneiracrítica ou não.
Uma arte essencialmentedecorativa
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Trata-se de um termo primitivamente associado às artes decorativas e que acabou sendousado também para designar a arquitetura, a pintura e a escultura do período.
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Tal como acontecera com o Barroco, o Rococó também ganha características locais nosdiferentes lugares em que se manifesta.
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O Sul da Alemanha e a Áustria foram os locais em que a arte rococó mais sedesenvolveu.
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Embora surgido na França, ele não prosperou nesse país e praticamente deixou deexistir após a metade do Século 18.
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Comum nesse período, foi o surgimento de mestres de determinadas nacionalidadescomo grandes expoentes do estilo, sem que o mesmo fosse forte em seu país de origem.
ai dou nou
O Rococó é uma "evolução" do Barroco.É uma espécie de Barroco sem a ênfase no contraste dos opostos(tipicamente barroco) e um apego à ornamentação, ao sentido lúdico da vida, à beleza pela beleza.Compare um quadro de Caravaggio e um quadro de François Boucher, e verá que no primeiro a ênfase é dada ao dramatismo da cena e ao contraste de luz e sombra.Já no segundo o lirismo e a ornamentação vão logo chamar a atenção.
Suas características são: o predomío das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.
Bernini - arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Obra destacada: A Praça de São Pedro, Vaticano e o Êxtase de Santa Teresa.
Para seu conhecimento
Barroco: termo de origem espanhola ‘Barrueco’, aplicado para designar pérolas de forma irregular.
"Barroco" tem dois 'r' e um 'c'.
"Rococó" tem dois 'c' e um 'r'
Tem 100 anos de diferença entre eles.
O rococo tem tudo do barroco e muito mais.*-*
nao sei