Se uma passagem pode ser gramaticalmente traduzida de mais de um modo, qual é a tradução certa? Aquela que estiver de acordo com o resto da Bíblia. Se uma pessoa desconsidera outras partes da Bíblia e alicerça sua crença numa versão favorita de determinado versículo, então aquilo que crê reflete na realidade, não a Palavra de Deus, mas as suas próprias idéias e talvez as de outro humano imperfeito.
João 1:1, 2:
ALA reza: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” (Al, So, BJ, IBB usam fraseologia similar.) Entretanto, NM reza: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era um deus. Este estava no princípio com o Deus.”
Que tradução de João 1:1, 2 está de acordo com o contexto? João 1:18 (ALA) diz: “Ninguém jamais viu a Deus.” O versículo 14 de Jo. 1 diz claramente que “o Verbo se fez carne, e habitou entre nós . . . vimos a sua glória”. Também, os versículos 1, 2 de Jo. 1 dizem que no princípio ele estava “com Deus”. Pode alguém estar com uma pessoa e ao mesmo tempo ser essa pessoa? Em João 17:3, Jesus dirige-se ao Pai, dizendo que este é o “único Deus verdadeiro”; portanto, Jesus, como “um deus”, meramente reflete as qualidades divinas de seu Pai. — Heb. 1:3.
Está de acordo com as regras da gramática grega a tradução “um deus”? Alguns livros de referência argumentam fortemente que o texto grego deve ser traduzido: “O Verbo era Deus.” Mas nem todos concordam com isso. Philip B. Harner, no seu artigo “Substantivos Predicativos Anartros Qualificativos: Marcos 15:39 e João 1:1”, disse que cláusulas tais como a de João 1:1, “com um predicativo anartro precedendo ao verbo, têm primariamente sentido qualificativo. Indicam que o logos tem a natureza de theos.” Ele sugere: “A cláusula poderia talvez ser traduzida: ‘o Verbo tinha a mesma natureza de Deus.’” (Journal of Biblical Literature, 1973, pp. 85, 87) Assim, neste texto, o fato de a palavra the·ós, na sua segunda ocorrência, estar sem o artigo definido (ho) e de estar colocado antes do verbo, na sentença, é de importância no grego. É interessante notar que os tradutores que insistem em verter João 1:1: “O Verbo era Deus”, não hesitam em usar o artigo indefinido (um, uma) na sua tradução de outras passagens onde ocorre um substantivo predicativo anartro singular antes do verbo. Assim, em João 6:70, tanto a BJ como o NTI se referem a Judas Iscariotes como “um demônio”, e em João 9:17 descrevem Jesus como “um profeta”.
O jesuíta John L. McKenzie diz no seu Dictionary of the Bible: “João 1:1 deve ser rigorosamente traduzido ‘o verbo estava com o Deus [= o Pai], e o verbo era um ser divino’.” — (Os colchetes são dele. Publicado com o nihil obstat e o imprimatur.) (Nova Iorque, 1965), p. 317.
Em harmonia com o acima, AT reza: “o Verbo era divino”; Mo: “o Logos era divino”; NTIV: “o verbo era um deus”. Ludwig Thimme, na sua tradução alemã, o expressa do seguinte modo: “E Deus de alguma sorte era a Palavra.” Referir-se ao Verbo, ou Palavra, (que se tornou Jesus Cristo) como “um deus” é coerente com o uso desse termo no resto das Escrituras. Por exemplo, no Salmo 82:1-6, os juízes humanos em Israel foram referidos como “deuses” (em hebraico, ’elohím; em grego, the·oí, em João 10:34) porque eram representantes de Jeová e tinham de falar da Sua lei.
Veja também o apêndice da NM, edição com referências, de 1984, p. 1579, em inglês.
João 8:58:
ALA reza: “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, eu sou [grego, e·gó ei·mí].” (IBB, So, MC, CBC, BV rezam todas “eu sou”, algumas versões até mesmo empregam letras maiúsculas para dar a idéia de título. Assim, procuram ligar essa expressão com a de Êxodo 3:14, onde, segundo algumas de tais versões, Deus se refere a si mesmo pelo título “Eu Sou”.) Entretanto, na NM, a última parte de João 8:58 reza: “Antes de Abraão vir à existência, eu tenho sido.” (A mesma idéia é transmitida pela fraseologia de ABV e NTV.)
Que tradução concorda com o contexto? A pergunta dos judeus (versículo 57 de Jo. 8) à qual Jesus respondeu tinha que ver com a idade, não com a identidade. A resposta de Jesus logicamente tinha que ver com a sua idade, com a extensão de sua existência. É interessante notar que não se faz jamais esforço de aplicar e·gó ei·mí ao espírito santo como título.
Diz A Grammar of the Greek New Testament in the Light of Historical Research, de A. T. Robertson: “O verbo [ei·mí] . . . Às vezes expressa existência qual predicado, assim como qualquer outro verbo, como em [e·gó ei·mí] (Jo. 8:58).” — Nashville, Tenn., EUA; 1934, p. 394.
Veja também o apêndice da NM, edição com referências, de 1984, pp. 1582, 1583, em inglês.
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Oi! Prezada Miw-Sher.
O trinitarianismo é uma doutrina que contradiz vários ensinos bíblicos e muitos versículos específicos das escrituras. Além disso, a doutrina contém várias contradições internas. E claro que, a interna mais óbvia é como poder haver três pessoas de Deus em qualquer sentido significante e ainda haver somente um Deus.
1. Jesus Cristo teve dois pais? O Pai é o Pai do Filho (I João 1:3), contudo a criança nascida de Maria foi concebida pelo o Espírito Santo (Mateus os diz que Espírito Santo foi meramente o agente do Pai na concepção um processo que eles comparam com inseminação artificial!)
2. Quantos Espíritos são? Deus Pai é um Espírito (João 4:24), o Senhor Jesus é um Espírito (II Coríntias 3:17), e o Espírito Santo é um Espírito por definição, contudo há um Espírito (I Coríntios 12:13; Efésios 4:4.
3. Se Pai e o Filho são pessoas coiguais, Por que o Jesus orou ao Pai? (Mateus 11:25). Deus pode orar a Deus?
4. Semelhantemente, como o Filho não pode saber tanto quanto o Pai? (Mateus 24:36; Marcos 13;32)
5. Semelhantemente, como o Filho não pode ter poder a não ser que o Pai lhe dá? (João 5:19,30; 6:38).
6. Semelhantemente, como explicar sobre os outros versículos das Escrituras que indica desigualmente do Filho e o Pai (João 8:28; 14:28; 1º coríntios 11:3).
7. Como foi que “Deus o Filho” morreu? A Bíblia diz que o filho morreu (Romanos 5:10). Nesse caso. Deus pode morrer? Pode uma parte de Deus morrer?
8. Como pode ser um Filho eterno quando a Bíblia fala de seu filho gerado, indicado claramente que o Filho teve um início? (João 3:16; Hebreus1:5-6)
9. Se o Filho é eterno e existiu na criação quem foi sua mãe naquele momento? Sabemos que o Filho foi feito de mulher (Gálatas 4: 4)
10. Será que “Deus o Filho” entregou sua onipresença enquanto estava na terra? Nesse caso, como ele pode ainda ser Deus?
11. Se o Filho é eterno e imutável (inalterável), como pode o reinado do Filho ter um fim? (I Coríntios15:24-28)
12. Se em resposta às perguntas 3 a 11 dizemos que o Filho humano de Deus foi limitado em conhecimento, foi limitada em poder, e morreu então como podemos falar de “Deus o Filho?” Há dois Filhos?
13. Quem é que louvamos e a quem oramos? Jesus disse para adorar o Pai (João 4:21-24), contudo orou a Jesus (Atos 7:59-60).
14. Pode haver mais de três pessoas na Divindade? Certamente o Antigo Testamento não ensina três, mas, enfatiza Unicidade. Se o Novo Testamento acrescenta à mensagem do Antigo Testamento e ensina três pessoas, então o que há de prevenir subsequências revelações de pessoas adicionais? Se aplicarmos a lógica trinitária para interpretar alguns versos da Bíblia, poderíamos ensinar uma quarta pessoa (Isaias 48:16; Colossenses1:3; 2:2; I Tessalonicenses 3:11; Tiago 1:27). Igualmente, poderíamos interpretar alguns versos da Bíblia para significar seis ou mais pessoas (Apocalipse 3:1; 5:6).
15. Há três Espíritos no coração de um Cristão? Pai, Jesus, e o Espírito habitam dentro do Cristão (João 14:17-23; Romanos 8:9; Efésios 3:14-17). Todavia há um Espírito (I Coríntios 12:13; Efésios 4:4).
16. Há somente um trono no céu (Apocalipse 4:2). Quem senta sobre ele? sabemos que Jesus senta (1:8, 18,4: 8). Onde o Pai e o Espírito Santo sentam?
17. Se Jesus está no trono, como Ele pode sentar a mão direita de Deus? (Marcos 16:19). Ele senta ou está de pé à direita de Deus? (atos 7:55.) Ou Ele está no seio do Pai? (João 1:18).
18. Está Jesus na Divindade ou está a Divindade em Jesus? Colossenses 2:9 diz que é o ultimo.
19. Determinado Mateus 28:19,por que os apóstolos consistentemente batizaram tanto Judeus como Gentios usando o nome de Jesus, até a extensão do rebatismo ?(Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5;22:16; I Coríntios1:13)
20. Quem ressuscitou Jesus dos mortos? O Pai o fez (Efésios1: 20), ou Jesus ( João2:19-21), ou o Espírito? (Romanos 8:11).
21. Se o Filho e Espírito Santo são pessoas coiguais na divindade, por que a blasfêmia contra o Espírito Santo é imperdoável mas a blasfêmia contra o Filho é? (Lucas 12; 10).
22. Se o Espírito Santo é um membro coigual a trindade, por que a Bíblia sempre dEle como sendo enviado do Pai e de Jesus? (João14: 26;15:26).
23. O pai sabe algo que Espírito Santo não sabe? Nesse caso, como eles podem ser coiguais? Somente o Pai o dia e hora da Segunda Vinda de Cristo (Marcos 13:32).
24. A Trindade fez as velhas e Novas alianças? Sabemos que o SENHOR (Jeová) fez (Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:7-13). Se Jeová é então uma trindade o Pai, Filho, e Espírito tiveram que morrer para fazer a aliança nova efetiva (Hebreus 9:16-17).
25. Se o Espírito procede do Pai, o Espírito também é filho do Pai? Se não, porque não?
26. Se o Espírito procede do Filho, o Espírito é neto do Pai? Se não, por que não?
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.
Não aparece pq o conceito da bíblia não é esse.
No concílio de Nicéia é que se estabeleceu este dogma.
Imagina como seria para você explicar para uma civilização ligada a imagens de deuses que o deus único não possui figura física?
O que ligaria esses dois e como seriam explicados os eventos sobrenaturais dos milagres ( não os de cristo e sim dos santos) se suas atribuições fossem próprias?
Não seria um deus único pois permitiria que todos santos católicos fossem auto suficientes.
Então convencionar as três entidades em uma foi na verdade uma saída para que a resposta para deus suportasse a todos que tinham seus interesses.
É bom lembrar que o concílio de nicéia foi uma espécie de constituinte da igreja, ou seja tinha que agradar a segmentos diversos. Com o tempo virou tradicional.
O conceito segundo a doutrina é:( texto da wikipédia)
Pai – Não foi criado nem gerado. É o "princípio e o fim, princípio sem princípio" da vida e está em absoluta comunhão com o Filho e com o Espírito Santo. Foi o Pai que enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para salvar-nos da morte espiritual, pelo sacrifício vicário. Isto revela o amor infinito de Deus sobre os homens e o não-abandono aos seus filhos adoptivos. O Pai, a primeira pessoa da Trindade, é considerado como o pai eterno e perfeito. É atribuído a esta pessoa divina a criação do mundo.
Filho – Eterno como o Pai e consubstancial (pertencente à mesma natureza e substância) a Ele. Não foi criado pelo Pai, mas gerado na eternidadade da substância do Pai. Encarnou-se em Jesus de Nazaré, assumindo assim a natureza humana. O Filho, a segunda pessoa da Trindade, é considerado como o Filho Eterno (Filho sob a ótica humana no sentido de que se tornando homem, deixou sua divindade, tornando-se totalmente dependente de Deus), com todas as perfeições divinas: a Ele é atribuída a redenção (salvação) do mundo.
Espírito Santo – Não foi criado nem gerado. Esta pessoa divina personaliza o Amor íntimo e infinito de Deus sobre os homens, segundo a reflexão de Agostinho. Manifestou-se primeiramente no Batismo e na Transfiguração de Jesus e plenamente revelado no dia de Pentecostes. Habita nos corações dos fiéis e estabelece entre estes e Jesus uma comunhão íntima, tornando-os unidos num só Corpo. O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, é considerado como o puro nexo de amor. Atribui-se a esta pessoa divina a santificação da Igreja e do mundo com os seus dons.
Para fechar, a triade não é um conceito original
A catôlica é influenciada diretamente pela egípcia em origem( a troca de personagem ex: maria, jesus a pomba que seria o espirito santo. )
Fonte(s):usei esta mesma resposta em outra pergunta
Certamente por ter sido levado à ideia de que o CRIADOR é um homem e por ter sido difundido que a Trindade é constituída de três pessoas em uma só, que por si mesmo é uma diabólica e absurda interpretação, pois DEUS É ESPÍRITO!
Outro aspecto é que São João, dos Evangelistas, foi o que mais se ligou aos antigos Mestres VERDADEIROS, anteriores a CRISTO JESUS e por isto ele no Evangelho que lhe foi dado escrever, disse, desde o início:
VERBO.
VERBO = PALAVRA = LOGUS = Um dos Aspectos da Divindade Trina.
Não estou autorizado a te dizer onde, no Velho Testamento, está o entendimento perfeito da Trindade Divina, pois este entendimento não alcançamos por leitura, por reflexão e nem por estudar grego ou hebraico. DEUS é Quem o dá!
Pois todo aquele que pratica a Doutrina Oculta de Cristo Jesus vai, lentamente desenvolvendo os Sentidos do Espírito e compreendendo o que está oculto nas Sagradas Escrituras.
É a única maneira de entendermos; não há outra, pois está escrito:
"A Deus chega-se somente por DEUS!
Felicidades.
VR.
Sabes o que significa opinião própria? Não? Então eu ensino-te:
"Significado de Opinião pessoal:
Expressão da língua portuguesa. Opinião própria, conceito pessoal que alguém tem sobre determinada coisa, pessoa ou assunto."
Agora ao invés de vires cá fazeres copy/past do vosso site, e que tal estudares a Bíblia e vires cá debate-la, ou será que a mentira afinal sempre teve medo da verdade?
QUAL A PERGUNTA?
Chega de SPAM
respeite o regulamento de YR
Acho incrível que um deus supostamente ONI-TUDO não tenha visto a ENORME CONFUSÃO que sua palavra produziria no futuro...
Por que não foi CLARO, DIRETO, PRECISO, EXATO em suas frases e recomendações??????
Nossas LEIS HUMANAS o são!!!!!!!!!!!!!!!
Conclusão: humanos são melhores redatores que deuses!!!!!
?!?!?!?!?!?!!?
E não me diga que a culpa é do Homem; se deus escreveu ou inspirou o tal livrinho DEVERIA ter cuidado para que sua palavra não fosse dada a interpretações PESSOAIS...
Só tendo mesmo a Mente muito bem LAVADA para dar crédito a tal compêndio de QUIMERAS...
ATEÍSMO = CORAGEM!!